sábado, 14 de fevereiro de 2015

Um encontro especial

A comunidade católica da Capela do Rato, em Lisboa, decidiu realizar um conjunto de encontros com diversas tradições religiosas. Começou em Fevereiro pelo budismo.
A iniciativa é coordenada pelo P. José Tolentino Mendonça radica no facto de conviverem há vários anos – décadas, em alguns casos – no mesmo perímetro urbano cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e outros credos, que se desconhecem  mutuamente.
Os “encontros inter-religiosos” são uma proposta para se aprofundar uma convivência pacífica entre todos assente no conhecimento, no respeito e na amizade.
O primeiro encontro, no qual pude felizmente participar, realizou-se no passado dia 10. As inscrições foram tantas que teve de ser transferido para a própria Capela do Rato, quando inicialmente estava previsto ser no “Dojo Zen” de Lisboa, comunidade inscrita na União Budista Portuguesa, que reúne as tradições budistas autênticas.
Começou com a exibição de excertos dos filmes “O grande silêncio”, sobre os monges cartuxos, e “Sesshins em Urnäsch”, do cineasta alemão Philip Gröning.
O programa continuou com duas comunicações: “Como exprimir o inexprimível”, por José Tolentino Mendonça, e “O silêncio na poesia de Mestre Dogen”, proferida pelo monge zen Yves Shoshin Crettaz.
O encontro, intitulado “A via do silêncio”, terminou com um tempo de meditação e uma refeição preparada pela comunidade budista.
É difícil descrever o que ali se passou. Mas posso garantir-vos que nunca vinte minutos de silêncio me terão unido tanto um grupo de pessoas tão diverso. E garantir-vos, igualmente, que aquele silêncio foi tão intenso que bem se podia afirmar que ele tinha um som só audível no infinito, fique este onde ficar!

HSC

7 comentários:

João Menéres disse...

A iniciativa é interessantíssima e muito proveitosa.
Haja Paz entre os homens de boa vontade !

Melhores cumprimentos.

TERESA PERALTA disse...

Estou convencida que a Paz no Mundo seria possível se começássemos por viver esse dialogo, na unidade... Pena que a experiência não se estenda por toda a Terra.
Beijinho :)

Benó disse...

Que inteligente iniciativa. Se todos se conseguissem juntar e entender a paz seria uma realidade e não uma utopia. Que o silêncio ajude a uma meditação profunda para um melhor conhecimento de cada um.

Isabel Mouzinho disse...

A iniciativa é muito interessante e ter lugar na Capela do Rato (que é um lugar que marcou muito a minha vida) parece-me profundamente significativo. Também gostaria de ter lá estado...

Anónimo disse...

Silêncio vale ouro.

Anónimo disse...


Helena
Adorava ter estado presente!!

Carla

Maria Luisa Adães disse...

O silêncio

tem uma voz natural e única!

Parabéns pelo que nos foi transmitido!

Maria Luísa

"os7degraus"