sábado, 14 de fevereiro de 2015

Quem fui, quem sou

 

“...Gosto de ser o que sou mas também gosto de ser o que fui. Porque gostar de ser o que se foi será sempre uma maneira de não deixar morrer o que se foi e se gostou de ser, sendo assim mais fácil gostar do que se é”.

Esta frase foi escrita José Ricardo Costa, no seu blog Ponteiros Parados a propósito da sua reacção ao rever um dos “filmes da sua vida”.
Por uma qualquer coincidência daquelas que nunca se explicam, eu havia sentido algo semelhante ao que ele descreveu, quando decidi reler um dos meus “livros especiais”.
Continuei a julga-lo um grande livro para a pessoa que eu tinha sido. Mas, de facto, eu já não era mais essa pessoa e portanto a reacção que tive com a nova leitura foi menos calorosa do que a que tivera quando o li pela primeira vez.
É por isso que quando me fazem este tipo de perguntas respondo sempre que mesmo que eu cite umas tantas obras que me marcaram, outras tantas hão-de sempre ficar de fora. E todas elas hão-de sempre correr o risco de já não serem, hoje, tão especiais como foram antes.
Quer isto dizer que já não sou a mesma pessoa? Sim e não. Não sou a mesma porque o passar dos anos não só me modificou fisicamente como intelectualmente. Mas continuo a saber quem era e a reconhecer o que dessa que era, permaneceu naquela que agora sou. E, à semelhança de José Ricardo Costa, também eu gosto de ser o que sou e de ter sido o que fui. Porque é neste matiz que, muito provavelmente, estará a parte mais autêntica de mim própria!


HSC

7 comentários:

Escrever Fotografar Sonhar disse...

Penso que esse sentimento, em relação aos livros, e outras experiências do passado é comum a muitos de nós, que vão seguindo direcções várias ao longo da vida, enriquecendo-a. Como consequência a leitura que se vai fazendo dela transforma-se.

Anónimo disse...

Eu também não concebo a vida sem amor.Estava linda de encarnado no Alta Definição.

:-)

João Menéres disse...

Nunca tinha pensado a fundo nessa situação.
Espero também gostar do que ainda virei a ser.

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Senhora,é o fio que me faz feliz.
Um dia de prata para as suas palavras.E Ferrero Rocher para adoçar.

Ambrósio

Virginia disse...

Helena, nunca seria o que é, se não tivesse sido o que já foi. O que será no futuro, está no segredo dos deuses :)

Benó disse...

Digo o mesmo que a Virginia. Somos o que somos porque fomos o que fomos. Eu não queria voltar atrás para hoje ser diferente daquilo que sou com todos os meus defeitos e qualidades.

Anónimo disse...


Bom dia Helena!
A nossa história foi o que foi...
Coimbra de Matos

Esta insatisfacao
não consigo compreender
Sempre esta sensação
Que estou a perder

Tenho pressa de sair
Quero sentir ao chegar
Vontade de partir
P'ra outro lugar

Vou continuar a procurar
O meu mundo
O meu lugar
Porque até aqui eu só:
Estou bem aonde eu não estou
Porque eu só quero ir
Aonde eu não vou
Porque eu só estou bem
Aonde eu não estou

António Variações

Não sei quem sou, mas sei o que fui, hoje gosto mais de mim, mas ainda me procuro...

Carla