sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

A coisa não está branca...


Guan Jianzhong presidente da agência de rating chinesa Dagong Rating Agency,  alerta  para o facto de a economia global estar a caminhar para uma crise financeira que pode ser mais gravosa do que aquela que estourou nos EUA em 2008. A culpa, diz, é da “máquina impressora” a que os bancos centrais têm recorrido em demasia para compensar o fracasso do modelo de crescimento baseado no crédito.

“É difícil dizer exactamente quando tal irá acontecer. Mas já soaram todos os sinais de alarme com o volume crescente das dívidas e a instabilidade do progresso económico verificado nas economias nos EUA, Europa, China e outros países em desenvolvimento”, que continuam a ser os grandes consumidores, e que estão a aumentar o consumo através do crescimento do crédito, o que representa um risco”.

Eu ia dizer que a coisa está preta. Mas, para evitar interprtetações maldosas, direi apenas que a coisa não está branca, nem sequer simples. Há uma espécie de intuição - sim, em economia a intuição tem o mesmo papel das sondagens - de que algo incontrolável pode acontecer. E como a palavra solidariedade não tem no mundo actual grande significado, o tempo não está para fantasias. É por isso que aqui e ali vão rebentando conflitos e a Europa não parece ter uma política comum para os enfrentar. Entretanto a China e a Russia vão aproveitando...

HSC

4 comentários:

Silenciosamente ouvindo... disse...

São alertas...
Mas a Europa UNIDA
é coisa que não existe...
A Economia Europeia está apenas ao
serviço de alguns...e quando acontecer
algo vai sobrar para quem? Pois é!!!
Se eu for egoísta posso pensar que já
cá não estarei!!!
Aquilo que eu não percebo é a indiferença
de muitos jovens, sobretudo os que têm
filhos para criar.
Cumprimentos
Irene Alves

Anónimo disse...

Em boa verdade, a coisa está "preta". Muito mais grave do que se passa na Ucrânia é o que se passa , quase diariamente, com as atrocidades particadas por Bojko Harem. Ou nos territórios controlados pelo "Estado Islâmico". Ali, são cometidos crimes que, no caso da Nigéria, começam a ser de genocídio. Ora, os EUA e os seus lacaios, ou servos europeus (UE), preocupam-se com a Ucrânia, que ajudaram e tudo fizeram para destabilizar, com vista a diminuirem a influência da Rússia. O que os preocupa não são as atrocidades praticadas por essa corja de bárbaros selvagens e fanáticos, o muçulmanos radicais, mas tentarem enfraquecer politica e economicamente a Rússia. A UE e os EUA metem nojo. O perigo não vem da China ou da Rússia, mas daqueles fanáticos miseráveis, muçulmanos de Alá. Um dia ainda vão precisar de Moscovo de Pequim para melhor os combater (veja-se ocaso do Japão!).
Ricardo Freire

TERESA PERALTA disse...

Helena, parece que não se aprende nada com a experiencia. O endividamento das famílias, das empresas, e do Estado, veio provocar uma situação de derrocada na Economia dos “nossos” países em dificuldade, que parece insistir num circulo vicioso. Por outro lado, a visão continua curta, já que a maior preocupação parece ser apenas a má “fé” que a Alemanha tem para com a Europa. Quando acordarmos, de olhos bem abertos, a situação pode mesmo estar incontrolável.

Anónimo disse...

Have a nice day wonderful woman.A white day.
John