quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Alma Gémea


Não acreditava em almas gémeas. Por isso nunca as procurei. Gosto da diferença em quase tudo. Daí sempre me terem atraído pessoas que pensavam de forma distinta da minha.
Mas acreditava em almas complementares, que nos permitem expandir a nossa, que nos enriquecem, que nos obrigam a tentar perceber outros pontos de vista.
Sempre senti que essas almas eram aquelas de que eu necessitava para descobrir o meu próprio caminho e as que encontrei deixaram, de facto, marcas que não esqueci.
Devia ser difícil encontrar duas pessoas mais diferentes do que o meu Pai e a minha Mãe. E, no entanto, creio poder dizer que foi essa diversidade que mais marcou - a mim e aos meus irmãos - aquilo que, humanamente, teremos de mais positivo. 
Também nós três - dois homens e uma mulher, que sou eu - não podíamos ser mais diversos. Tanto, que certas pessoas, antes de nos conhecerem bem, não acreditavam nos laços familiares que nos unem. E, no entanto, quando nos vêem todos juntos, dão-se imediatamente conta dessa matriz fortíssima que nos marca.
Ao invés, os meus dois filhos que todos julgavam muito diferentes, simbolizavam bem o que apelido de almas gémeas. Nunca vi pessoas tão parecidas. Gostavam do mesmo cinema, da mesma música, da mesma comida, dos mesmos livros. Só que por razões completamente diferentes.
Ouvi-los falar de Visconti, por exemplo, quase esgotava o assunto, porque cada um via no realizador aspectos muito distintos e que, no entanto, eram absolutamente verdadeiros. É das boas recordações que guardo deles e que nada nem ninguém poderá alguma vez preencher.
Só muitíssimo tarde na minha vida, descobri que a alma gémea não é aquela que pensa como nós, mas sim aquela que nos leva descobrir aquilo que, em nós, desconhecíamos. E então é um deslumbramento imenso, algo que jamais perderemos, mesmo que essa pessoa possa desaparecer!

HSC

28 comentários:

Isabel Mouzinho disse...

É de facto uma maravilhosa definição de "alma gémea": quem nos leva a descobrir o que de nós desconhecíamos".
Lembra-me de imediato uma frase que há uns anos me impressionou muitíssimo e que julgo ter lido (sem certezas absolutas) num livro de Italo Calvino, a qual dizia mais ou menos isso. Mas não da mesma maneira. ;)

Beijinho
Isabel

O lado B da blogger feliz disse...

Gosto tanto de a ler.

Bem-haja Helena!

SimplesmenteEu disse...

Tocou-me de tal forma o seu pensamento conclusivo sobre o que é uma alma gémea que tive logo o impulso de escrever a agraciar tal esclarecimento. Mas, fiquei completamente estagnado, sem saber como traduzir por palavras aquilo que me fez sentir. Uma imagem (?): um coração a transbordar de luz. Um significado (?): uma amor imenso por aquilo que tenho, que tive e que hei-de ter! Um agradecimento (?): a partilha do que me fez sentir!!!

Senti e vivi cada palavra transformando-as para a minha vida, para os meus significados!

Até um outro encontro!
Nuno

Maria Isabel disse...

Bonito texto sobre o que são Almas gêmeas! Será que existem? Ou ó bom entendimento entre as pessoas não chega? Completarem- se e aprenderem juntas parece- me mais saudável. Mas é sempre bom ler aquilo que alguém escreve e muito bem.Quem me faz bem, para mim é sempre minha alma gêmea. Admiro- a doutora Helena!

Anónimo disse...

As almas não desaparecem,
são eternas,
profundas...
moram onde as deixamos voar,
livres,
sem terem de bater as asas
mas planando ao sabor da brisa.
O que é essencial nasce no coração
E toca a alma.
Hoje tocou.

:-)))

Anónimo disse...

Hand on hand...

A

Anónimo disse...

Eu tambem acho que alma gémea não tem nada a ver com "ser igual a nós". O meu namorado é a minha alma gémea, e somos muito diferentes um do outro. O que nos une é o "nosso" sentimento.:)
VW

Anónimo disse...

Senhora,o meu aplauso.

Ambrósio

Anónimo disse...


Bom dia Helena!
Um texto inspirador, gostei tanto do que escreveu!

...descobri que a alma gémea não é aquela que pensa como nós, mas sim aquela que nos leva descobrir aquilo que, em nós, desconhecíamos.

Segundo a sua definição,
alma gémea são todos aqueles, que nos tocam, fazem mover, dão alegria,dão tristeza quando partem, alma gémea são todas as pessoas significativas na nossa vida.
Numca tinha pensado nisso, mas concordo em absoluto!
Aprendo tanto consigo, encontrei tantas respostas para as minhas questões , no seu blog.
Ontem, li uma entrevista que gostei imenso, com pai/filha Carlos e Joana Amaral Dias, penso que vai gostar. Saber partilhar algo intímo, partilhar com os outros os nossas fragilidades, a vida, é enriquecedor, construtivo.
De, alguma forma é estar a ajudar o outro, mesmo sem saber...

http://anabelamotaribeiro.pt/carlos-e-joana-amaral-dias-147283

Bom fim de semama
Carla

Anónimo disse...

Gostei do que li e da bonita música.
Fátima

Paulo Abreu e Lima disse...

Bonitas formulações de alma gémea e complementar. Ambas fazem perceber melhor o nosso eu, embora as minhas preferidas sejam as almas suplementares, as que sendo gémeas ou complementares, acrescentam maior significado à nossa vida. Um brinde ou suplemento de bem-estar.

Anónimo disse...

"Instead, my two sons who all jugavam very different, symbolized well ..."

No tradutor- jugavam - fica sem tradução e Gralhas quer que todos entendam o seu bellíssimo texto.
Bom arranjo musical.

Gralhas

Anónimo disse...

Um post que nos oferece um vislumbre de deslumbramento de almas,por palavras e na melodia.
E é tão bom...
Joana

Anónimo disse...

Tudo tão lindo e que serenidade transmite.E preciso.Tenho a minha alma atormentada com o que se passa no mundo.Peço ás almas boas que consigam interceder e salvar os dois japoneses dos terroristas.Como estarão as suas mães?!
Um bem haja a si pelas suas palavras e ao músico Agir(ao grupo).
CS

Anónimo disse...

Madame Hélène
Que boa música para o meu chá das seis.Uma luz as palavras para o farol.
E é assim que se vai escrevendo o livro da vida...com belos momentos.
Obrigado pela partilha desta excelente forma de ver uma outra vida.

JPierre

Dalma disse...

Muito filosófico HSC!

Helena Sacadura Cabral disse...

Dalma
Em matéria de "alma" - imaterial- creio ser difícil não ter uma leitura filosófica. Não pela minha escrita, mas pela leitura que dela os outros fazem!

Virginia disse...


Os meus filho e nora são certamente almas gémeas. É impressionante como são diferentes, mas como se entendem em quase tudo. Ajudam-se e admiram-se mutuamente, dá gosto viver com eles durante uns dias. Não acredito muito no Amor hoje em dia, mas em almas gémeas como as que descreve, sim!
Infelizmente entre irmãos nunca senti esse tipo de afinidade, embora goste muito deles como são ( uns mais que outros)

CF disse...

Vejo a ligação das almas em aspectos distintos. Parece-me possível a complementaridade de duas personalidades idênticas, tal como me parece possível nas verdadeiramente diferentes. Pego no corpo, tudo passa pelo corpo. O nosso corpo encaixa-se e modela-se quando se sente bem. Quer o outro seja parecido, quer o outro seja diferente...

Anónimo disse...

A beleza (forma)agrada aos olhos,mas é a doçura (conteúdo) que encanta o coração.

G

Anónimo disse...

─▄█▀█▄──▄███▄─
▐█░██████████▌
─██▒█████████─
──▀████████▀──
─────▀██▀─────-
──(> " " <) (> " " <)──
──( ='o'= ) ( ='o'= )──
──-(,,)-(,,)- (,,)-(,,)─

Tenho a certeza que mora para a eternidade no coração dos seus filhos.Que bom ter boas memórias.
Eles sabem que é uma Mãe Querida...2/9

Ghost

Anónimo disse...

Quando não conseguimos dormir,é porque estamos acordados no sonho de alguém...
MT

Dalma disse...

HSC, o que eu acho filosófico é exatamente o que escreveu e não a interpretação que a generalidade dos seus comentadores, logo leitores aqui fizeram!

Anónimo disse...

Mães e filhos - importante.

CIENTÍFICOS DETECTAN CÉLULAS DE LOS HIJOS VIVIENDO EN EL CEREBRO DE SUS MADRESAUTOR | REDACCION27 DICIEMBRE, 2014VISTAS: 62646
Células de sus hijos viven por años en el cerebro de las madres. La conexión entre madre e hijo es mucho más profunda de lo que pensamos; realmente el ser humano es un organismo plural, constelado por sus ancestros a nivel celular
mother-child.png.scaled1000.crop_
Sabemos que células migran entre la madre y el feto a través de la placenta, incorporándose a distintos órganos. Pero el nivel y la duración de esta migración no fue reconocida hasta poco tiempo, luego de que científicos empezaron a descubrir células masculinas viviendo en mujeres años después del embarazo.

Este fenómeno se conoce como microquimerismo. Un estudio examinó los cerebros de mujeres que habían muerto, descubriendo que el 60% de los cerebros contenía células masculinas. El microquimerismo es el resultado del intercambio celular a través de la placenta, pero recientemente se descubrió que esto también ocurre a través del cuidado maternal propio del amamantamiento e incluso se ha observado que los gemelos también intercambian células en el útero. Científicos consideran la posibilidad de que células de un hijo anterior puedan pasarse a otro hijo más joven a través de la placenta en su posterior gestación. Las mujeres pueden mantener células microquiméricas de su madre así como de sus embarazos y si tiene evidencia de que existe competencia entre las células de la abuela y de los hijos en la madre.

No se sabe del todo cual es la función de estas células pero se cree que pueden participar en la restuaración del tejido de manera similar a las células madre y se cree también pueden tener un papel en el sistema inmune. Se ha encontrado una mayor cantidad de células microquiméricas en la sangre de las mujeres sanas en comparación con mujeres que tiene cáncer de mama.

El mundo de las células microquiméricas prueba una vez más que el ser humano es esencialmente plural, es una colonia de seres, no sólo conectados a través de lazos emocionales sino también sociobiológicos. El individuo no existe: estamos hechos de muchos. La conexión entre la madre y el hijo es más profunda de lo que se imagina.

Con información de Scientific America

:-)

Anónimo disse...

Atração de almas e/ou conexão de almas?
Bom quando se encontram/tocam...a luz acende e o coração sorri.
Uma benção para si e família.
Que canção tão agradável!
Bom fim-de-semana.

Madalena P

Anónimo disse...

Alma Gémea
Fábio Jr.

Por você eu tenho feito
E faço tudo que puder
Pra que a vida seja
Mais alegre
Do que era antes

Tem algumas coisas
Que acontece
Que é você
Quem tem que resolver
Acho graça quando
Às vezes louca
Você perde a pose
E diz: "foi sem querer"

Quantas vezes
No seu canto em silêncio
Você busca o meu olhar
E me fala sem palavras
Que me ama, tudo bem
Tá tudo certo

De repente você põe
A mão por dentro
E arranca o mal pela raiz
Você sabe como me fazer feliz

Carne e Unha
Alma Gémea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade
De você!

Carne e Unha
Alma Gémea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade
De você!

Quantas vezes no seu canto
Em silêncio você busca
O meu olhar
E me fala sem palavras
Que me ama, tudo bem
Tá tudo certo

De repente você põe
A mão por dentro
E arranca o mal pela raiz
Você sabe como me fazer feliz

Carne e Unha
Alma Gémea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade
De você!

Carne e Unha
Alma Gémea
Bate coração
As metades da laranja
Dois amantes, dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Estou morrendo de vontade
De você!

Bate coração!
As metades da laranja
Dois amantes dois irmãos
Duas forças que se atraem
Sonho lindo de viver
Tô morrendo de vontade
De você!

Fernanda

Anónimo disse...

Lindo texto. E abençoados filhos!

Carochinha disse...

"...a alma gémea não é aquela que pensa como nós, mas sim aquela que nos leva descobrir aquilo que, em nós, desconhecíamos. E então é um deslumbramento imenso, algo que jamais perderemos, mesmo que essa pessoa possa desaparecer!"

Tão mas tão verdade!
Um beijinho