segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os Direitos da Criança


Começo por fazer uma declaração de interesses: sou amiga do casal Eanes que estimo, admiro e respeito. Em particular de Manuela Eanes que sempre esteve comigo nas boas e más horas. Isto para que se perceba o meu empenho em dar a notícia que se segue.
Amanhã e terça feira, dias 20 e 21 do corrente, irá decorrer no Auditório da Assembleia da República uma Conferência subordinada ao tema "Os Direitos da Criança - Prioridade, para quando? ", promovida pelo IAC - Instituto de Apoio à Criança - no âmbito da comemoração dos 25 anos da Convenção dos seus Direitos. Os oradores são pessoas cuja experiência pessoal e profissional poderá ser muito útil à discussão do tema.
Como se sabe o IAC nasceu há mais de trinta anos e a sua actividade em prol da criança desenvolve-se na família, na escola e na saúde, com especial enfoque na criança maltratada e sexualmente abusada, intervindo directamente em domínios não cobertos pelo Estado. Tem por objectivo principal contribuir para o desenvolvimento integral da criança, na defesa e promoção dos seus direitos, encarando-a na sua globalidade como sujeito de direitos na família, na escola, na saúde, na segurança social ou nos seus tempos livres.
É uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1983 por um grupo de pessoas de diferentes áreas profissionais – médicos, magistrados, professores, psicólogos, juristas, sociólogos, técnicos de serviço social, educadores e tantos outros,  inspirados no Dr. João dos Santos, médico e pedagogo de grande sensibilidade e prestígio, que sabia que “uma política da infância deve ser obra de toda a comunidade com a participação activa e generalizada das pessoas e em trabalho coordenado das instituições” e que defendia que “o destino do homem se determina na forma como é gerado, no calor dos braços que se lhe estendem, na ideologia que o envolve e na liberdade que lhe é proporcionada para imaginar, experimentar e pensar”.
Manuela Eanes é a Presidente da Direcção e tem sido o seu rosto mais visível desde a fundação. Quem, como eu, a conhece, sabe o empenho e carinho que sempre dedicou a este projecto.

HSC

1 comentário:

Anónimo disse...


Helena,
gostava de poder ir, tenho a certeza que será muito interessante.
Conheço alguma obra do Dr.João dos Santos, segundo o que li um grande profissional, concordo com o que ele defendia.

http://www.casadapraia.org.pt/instituicao/index.html

Ainda bem, que existem pessoas que defendem , boas causas, que não esquecem os mais desfavorecidos, como admiro essas pessoas!!

Carla