domingo, 12 de outubro de 2014

Maratonas...


Parece que o OE 2015 foi aprovado ao fim de 18 h de reunião. Este será o último Orçamento de Estado do actual Governo e o primeiro que vai ser aplicado depois da saída da troika. Consta que a reunião terminou de madrugada e foi interrompida duas vezes
 A reunião começou às 9h de sábado e terminou às 3h da madrugada de domingo. No final foi emitido um breve comunicado oficial com dois parágrafos em que se anuncia que "o Conselho de Ministros aprovou a proposta de lei do Orçamento do Estado para 2015". E acrescenta que "foram também aprovadas as Grandes Opções do Plano para 2015, após a devida consideração sobre as observações constantes do parecer do Conselho Económico e Social”.
A maratona dos ministros teve direito a duas pausas: a primeira ao início da tarde para almoço, durante pouco mais de uma hora, segundo a Lusa. A segunda, para jantar, por volta das 22h, segundo o Público. 
O Governo terá agora três dias para 'limar' as linhas mestras do Orçamento de Estado que deve ser entregue na Assembleia da República até à próxima quarta-feira, dia 15.

Não consigo compreender, apesar de ter uma carreira profissional de mais de 50 anos, que se façam com alguma regularidade - foram várias nestes três anos - maratonas deste tipo. 
É um péssimo exemplo. Não só de gestão profissional, que leva todos nós a interrogarmo-nos sobre a razão de tal acontecer, como de vida de familia que é sistematicamente colocada numa posição secundária. E nem sequer constitui exemplo de dedicação ao trabalho, porque estes excessos só podem revelar que o que tinha de ser feito, não o foi em tempo útil. É caso para dizer "e levei eu uma série de anos a lutar para que os meus soubessem hierarquisar de forma saudável trabalho e afectos". Valeu a pena...

HSC

7 comentários:

mbs disse...

gosto.

maria isabel disse...

Belo comentário.
Nunca se arrependa de passar para palavras, aquilo que muita gente pensa e não sabe escrever.
Bom domingo

Isabel Mouzinho disse...

Tem toda a razão, Helena. Reuniões que demoram este tempo todo não podem ser produtivas w dizem muito de quem as dirige.
Mesmo na escola, onde as reuniões não demoram dezoito horas mas demoram sempre demais, farto-me de reclamar, porque chega a ser ridículo...

Beijinho

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Drª Helena! Estou inteiramente de acordo. Penso o mesmo que a Senhora em relação a estas maratonas. E neste caso da governação é um mau exemplo e um mau sinal. Mas hoje em dia parece que é um hábito. Arrisco mesmo dizer que as gerações mais novas gostam de trabalhar assim. Trabalho com pessoas que me levam a pensar isso. Eu aprendi e fui educada a não deixar para amanhã o que podemos fazer hoje. Aprendi a gerir o tempo e planear tarefas de modo a fazer tudo em tempo útil para que tudo esteja em ordem atempadamente. Hoje muitas vezes me dizem “deixa estar logo se faz”, tenho alguma dificuldade em trabalhar assim. Pessoalmente, pela noite dentro o meu raciocínio é mais lento, o que implica menos rendimento. Já tinha esse problema quando dos trabalhos universitários. Mas se tiver que responder à chamada faço-o o melhor que posso e sei. Admito que algumas pessoas possam trabalhar bem durante a noite e em maratona e sobre pressão. No caso do governo será uma opção? Não sei. Se não houver planeamento e os resultados tiverem data e hora para aparecer…certamente sentem a responsabilidade de fazer aquilo que não foi feito. O governo é um grupo de pessoas, como tal, acredito que alguns, individualmente, não se sintam bem nestas maratonas, mas, naturalmente, terão de aderir a uma decisão superior.
Em relação ao trabalho que diz ter tido em família… se calhar até valeu a pena…mas…
Desejo-lhe uma boa tarde neste tempo invernoso
Maria M

João Menéres disse...

E a descida do desejado IRS afinal ficou no tinteiro !...


Melhores cumprimentos.

Fatyly disse...

Subscrevo totalmente as suas palavras e nunca se arrependa ter dado o seu melhor!

Um abraço

Silenciosamente ouvindo... disse...

Penso que é um mau sinal que é
dado pelo Governo. Deixar quase
para a data limite a discussão em
Conselho de Ministro de um documento tão importante e depois
estar 18h. a trabalhar no mesmo,
não pode ser positivo.Ou falta
quem comande como deve ser, ou
então é muito desacerto junto...
Depois a forma encontrada acerca
do IRS é gozar com os portugueses,
mais valia dizerem"não há possibilidades de baixar".
Penso, que a menos que haja ante.
cipação das eleições, ainda será
o actual governo a fazer o orça-
mento para 2016.
Cumprimentos
Irene Alves