segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Setembro

O mês de Setembro é, para mim, aquele que, dos doze, eu prefiro. Quase tudo o que a vida me trouxe de agradável aconteceu nos seus dias. Em sentido inverso tudo o que me foi doloroso passou-se em Abril, mês que detesto. Não é carne nem peixe, não é frio nem é quente, já não habita o inverno e ainda não pertence ao Verão. É, convenhamos, incaracterístico, o que diz tudo do que eu não gosto.
Neste primeiro dia, com os útimos textos revistos e entregues à editora, resolvi sair e passear. A intenção era mesmo sentar-me numa esplanada, munida de um livro em que provavelmente não pegaria, e ver as gentes passarem. O que eu chamo de "flanar", palavra que vem do francês flanner e muito possivelmente até não existe no nosso idioma. Engano meu e má fortuna, já que amor ardente não estava nos meus planos...
Mal pus o pé na rua, o bafo quente foi tão intenso que julguei estar no Brasil. Hesitei e ponderei se o café forte de que sentia necessidade valeria o sacrifício. Não valia! 
Assim, fiz marcha atrás, voltei para o meu quarto, liguei o ar condicionado, bebi um café suave, escolhi a música, peguei no livro e fiquei a gozar as delícias de um clima temperado, neste primeiro dia de Setembro!

HSC

11 comentários:

Isabel Mouzinho disse...

Também gosto muito de Setembro, que me sabe a recomeço a promessa de felicidade.
E gosto das cores do Outono.
Mas também gosto de Abril. O mês de que menos gosto é Agosto.
E os dois que eu prefiro mesmo são Março (que é meu) e Junho.

Ainda bem que já terminou o seu trabalho. Agora é descansar...

Um beijinho, Helena! :)

Virginia disse...


Sempre gostei de Setembro, talvez por oposição a Agosto que detesto com as suas ventanias e calor ( em Lisboa).
Desde que vim para o Porto, tudo mudou, os meses de verão são plenamente suportáveis- diria mesmo agradáveis aqui na Invicta. A minha casa é rodeada de árvores e nunca bate o sol de chapa no verão, só no inverno, o que é excelente. Lembro-me de ir para a praia da Luz em setembro e às vezes até em Outubro quando as aulas da FLUP só começavam nesse mês. Tb preparei muitos exames neste mês quando havia duas épocas na faculdade.
Mas Outubro era um mês mais adrenalínico com o recomeço das aulas , as idas ao Continente comprar materiais escolares - Deus meu havia este mundo e o outro - preparar as minhas aulas, conhecer os alunos, era tudo positivo para mim. Adorava a rentrée.

Sempre usei o verbo flanar....e sei que vem do francês, também gosto do inglês wander about...

Sou alérgica ao ar condicionado, ficava logo com o nariz entupido se o tivesse de usar em casa. Graças a Deus, na minha sala estão 22 graus sem esforço nenhum...vantagens de viver na "província"!

Bom Setembro....Helena e muita paz.

TERESA PERALTA disse...

Maio é o meu mês preferido. E, logo a seguir vem Setembro que é o Maio do Outono.
Tal como a Isabel não gosto nada do mês de Agosto.
Beijinho querida Helena, até breve!!

Anónimo disse...

Querida drª Helena:

A mim, Setembro trouxe-me trabalho e eu não podia estar mais satisfeita: adoro trabalhar e, felizmente, faço o que gosto por isso o gosto é dobrado.

Julho: trouxe-me um dia de praia (enevoado)

Agosto: trouxe-me um dia na romaria da Senhora d'Agonia, em Viana do Castelo.

Setembro: trouxe calor, sol e trabalho por isso não podia estar mais satisfeita.

Um beijinho,
Vânia Baptista

Anónimo disse...

Que Setembro seja como deseja.
http://youtu.be/aVLonpBtkH0
:-)

Fátima Freitas disse...

Também gosto de Setembro, com ele vem início do Outono que adoro.

bea disse...

e eu estive a estender uma passadeira vermelha com muitos cuidados e zelo; a desenrugá-la, tirar borbotos, aspirar e assim. Para que nela passassem pessoas importantes ao meu coração. No desejo de que lhes fique a lembrança. E repassem. E re, re, re. Foi em Setembro. Mas "em Maio pode ser" porque o sentir é independente do querer (ui, rimou)

Anónimo disse...

E eu que nasci em Abril e sou Carneiro de Signo!
Jorge Correia

Anónimo disse...


Bom dia Helena!
Setembro mês que me casei, que fiz a fiv, dela resultou o meu bem mais precioso " A minha Filha"
Junho o seu nascimento, a concretização de uma luta de 7 anos.
Agosto mês melancólico que me trás à mente recordações, que já não posso repetir
Janeiro mês de dor, de perda...dia dos reis insuportável
Antes preferia o Agosto,
passado no alentejo junto da familia que tanto gosto, dos lanches com toda a familia junta, das sestas que faziamos, devido ao calor intenso que se fazia sentir... belos tempos!
De certeza que a sua tarde foi mais agradável no fresquinho da sua casa.

Carla

Fátima Costa disse...

Um mês que me lembra outras histórias...

Há muitos anos, a Maria e o António eram um simpático casal de namorados. Muito felizes porque eram jovens cheios de saúde e alegria.
Ambos trabalhavam na mesma quinta e todos os anos, por altura das vindimas, em Setembro era prática usual lavar-se o vasilhame (pipas e tonéis) a fim de receber o vinho novo, em óptimo estado.
Ora, nessa quinta passa um ribeiro e procedia-se à lavagem das vasilhas numa das margens que por acaso é em declive. Calçavam-se os tonéis, para os nivelar e acondicionar de modo a que um homem entrasse lá dentro, e os lavasse nas devidas condições e em segurança. O tonel tem uma abertura suficiente para que uma pessoa lá entre.
Numa dessas ocasiões, talvez em finais de Agosto ou em Setembro, por isso ainda bom tempo, o António tinha entrado dentro dum tonel para o lavar, nisto a Maria, muito despreocupada, sem qualquer tipo de maldade e sem medir consequências resolveu tirar o calço ao tonel e aí vai o pobre do António, dentro do tonel, indefeso, a rebolar em direcção à ribeira. Final feliz: um António molhado, muitas risadas, um tonel danificado e certamente um beijo ruidoso.


Raúl Mesquita disse...


Cara Helena:

Deixe-me "oferecer-lhe" o September song, por Frank Sinatra. Infelizmente, nesta "box" não é só click, é "copy/paste".

Raúl.

https://www.youtube.com/watch?v=wte1uk4A5eU