quarta-feira, 18 de junho de 2014

Setenta anos depois!


Setenta anos e muitas vidas depois, como diz hoje o Paulo Abreu Lima, no seu blogue - http://assimterraceu.blogspot.pt/ -, Chico Buarque está cá para nos mostrar como se pode continuar a encantar com esta belíssima idade. Há até quem se descubra nela...
Sabem? Considero que ele é, agora, muito mais "apetecível" - desculpem, mas não encontro, no nosso vocabulário, outra expressão mais fiel para o qualificar - do que há meio século, quando nos começou a enfeitiçar!

HSC

11 comentários:

patricio branco disse...

um grande cantor sem duvida, o timbre da voz, as musicas, as letras que escreve, pois vi o 2 vezes em lisboa, ao vivo, no imperio 1966 talvez onde representaram vida e morte severina num festival internacional de teatro, chico compôs a musica da peça, entrava, cantava, no fim apareceu no palco o joão cabral a agradecer os aplausos e dar umas palavras;
na 2a vez no teatro villaret na f p de melo, num espectaculo com vinicius e nara leão,
esplendidas canções, o operario em construção, as mulheres de atenas, sabe envelhecer, sem duvida, como pessoa, homem e artistam 70 anos é uma idade redonda, etc etc

Anónimo disse...

Bom dia Helena!!
Existem homens que são muitos mais charmosos a partir dos 50/60/70 e o Chico Buarque é um deles!!
Adoro o seu atrevimento :), concordo com a palavra encontrada não pudia ser outra..

Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro.
Sigmund Freud

Um beijinho
Carla

ERA UMA VEZ disse...

Tinha eu talvez uns dezanove anos não sei bem e nas férias ouvia muitas vezes um programa de Rádio que julgo se chamava Clube das Donas de Casa. O apresentador era o charmoso Henrique Mendes e julgo que partilhava esse espaço de rádio com uma sóbria apresentadora da altura, Maria João Aguiar. Seria?

Peço desculpa se os dados não são bem estes.
Lembro-me bem de um pormenor.

Henrique Mendes chegava do Brasil e vinha fascinado. Uma música "si cantava" por todo o lado e ele tinha o privilégio de a mostrar pela primeira vez em Portugal.
Delirava-se lá então com A BANDA de Chico Buarque.

E Henrique Mendes passava a gravação e passava e não se cansava de mostrar a pérola
em primeiríssima mão.

Claro que ficou no nosso ouvido. Há dias aqui em casa tentámos lembrar toda a letra mas foram mais os lálás do que o poema, que já ninguém vai para novo.

Hoje, foi fácil encontrá-la no google. De facto, a esta distância, percebe-se bem como nas entrelinhas de um grande poema aparentemente ingénuo e de uma grande música, há uma reflexão e uma mensagem social e política habilmente desenhada. Só os muito bons conseguem.

"Tanto mar, tanto mar" e tanto lá como cá, só alguns através da música,souberam "avisar a malta"

Sempre gostei do Chico. Do seu talento,da sua inquietação serena, da transparência dos seus olhos de oceano. É verdade, continua lindo.
Parabéns para ele.Que viva muitos.
E que viva feliz.

Deve ser bom passar pela vida "deixando" marca.
Apetecia-me escrever aqui a Marchinha mas isto já vai longo...






maria isabel disse...

De acordo

Bom no físico,na voz e na escrita

parabéns Chico Buarque

Madalena Amaral disse...

Concordo consigo! Aliás, escrevi a mesma opinião num site social, no dia em que o cantor fez os 70 anos. É daqueles velhos cheio de charme e bem apetecível. (risos)

zia disse...

Chico faz 70 anos de Construção de pessoa que se mantem coerente comsigo e com um país tão doente por devios de uma classe de "ricos" onde tudo vale para aumentar a riqueza pessoal.
Mais do que nunca as musicas do Chico dos anos 70 estão actuais...
o Chico tornou-se num homem lindo que faz bem olhar seus olhos maravilhosos - que seja feliz como nos tem enchido o coração.
Muitos beijinhos, Zia

Fatyly disse...

Concordo consigo e de facto continua excelente e para mim é mesmo "um pão com manteiga":):):)

Rosário Varela disse...

Chico Buarque será sempre Chico Buarque,tenha que idade tiver,compondo,cantando,escrevendo...

Isabel Mouzinho disse...

Encantador poderá ser o termo, mas "apetecível" fica-lhe ainda melhor... 70? E então? :)

Beijinho

fátima costa disse...

Embora o Chico Buarque seja mais velho que eu lembro-me perfeitamente do tempo em que vibrava com "minha história"ou "valsinha"
Agora, acho interessante tentar adivinhar o que a minha sobrinha com essa minha idade sentirá ao ouvir as mesmíssimas canções. Será que consegue associar a voz de então ao septuagenário de agora?

Anónimo disse...

Há meia dúzia de anos, talvez, quando ele publicou o segundo livro, um jovem jornalista de quem não recordo o nome, comentava, depois de achar o livro bom, que o Chico compunha bem, cantava bem, tocava bem, agora escrevia bem (não falava no jogar bem à bola), ao menos podia ser feio... Lenbro-me de o ver no Parque Mayer, quando veio com o grupo de teatro universitário e a peça «Morte e Vida Severina» - i.e., também eu tenho 70 anos...