segunda-feira, 2 de junho de 2014

Grace


Fui ver Grace de Monaco. Ou melhor, fui ver Nicole Kidman. Ou, para ser completamente honesta, fui ver o que, no filme, determinara que o chefe do pequeno principado e sua família, não tivessem, como sempre fizeram, ido à abertura do Festival de Cannes. Foi um pouco de voyeurismo, confesso, uma vez que as histórias de amores entre a plebe e a nobreza não fazem parte do meu imaginário. Nem tão pouco me interessam muito os casamentos entre os extremos sociais, sejam eles a secretária e o patrão, o progressista e a reaccionária ou a florista e o empresário. 
Não sou muito dada a essas teses de luta de classes conjugal, mas pertenço a uma geração que viu, com alguma surpresa, o casamento de Grace Kelly, uma actriz americana de família rica, com um príncipe de um pequeno reino falido.
A película é fracota mas os trajes da época são um regalo para a vista. E não há uma única razão para os Grimaldi se sentirem minimamente ameaçados pela história. Enfim, uma "boutade" de uma família que possui, na sua vida actual, episódios bem mais rocambolescos do que aqueles que no filme são retratados...

HSC

11 comentários:

Anónimo disse...

Eu recomendo : Elle s'en va com Catherine Deneuve.
Simples, boa interpretação e dispõe bem!

Jonavigator

Paula Ferrinho disse...

Concordo em absoluto. Também achei o filme ligeirinho e também achei que valia pela beleza imensa dela e do guarda roupa e acessórios. Talvez nao tenham gostado da imagem de vitimizacao que ela passou, como sendo muito infeliz por ter deixado o cinema. De qualquer forma, até isso ela "resolveu" bem, apostando na família, nao? Um beijinho, HElena.

TERESA PERALTA disse...

Se, os trajes são de época, e, um regalo para a vista, mesmo sendo de um filme fracote, vale a pena assistir.
Obrigada Helena
Beijinho, ate amanhã.

Anónimo disse...

Cara Helena,

Concordo com o que escreveu. De facto, as histórias rocambolescas daquela família davam mais para um filme destinado a maiores de 18 anos e com muita pimenta.

De repente, viraram puritanos! :)

Isabel BP

Anónimo disse...

Ameaçados com a "feitura" desta película?! Melhor fora que os filhos olhassem para o seu passado recente... ao invés de se preocuparem com o realizador.

Anónimo disse...


Permita-me que a trate por Helena tenho metade da sua idade, não vi o filme não posso comentar...
Mas quero-lhe dizer que a admiro imenso,é uma inspiração de vida para qualquer pessoa!
Felizmente enquanto trabalho tenho a oportunidade de ouvi-la, as suas entrevistas enchem-me a alma são uma lufada de ar fresco, o seu positivismo é contagiante, sou sua fã sinto que o seu tempo é o de agora!
Siga sempre assim é admirável...

Carla

Isabel Mouzinho disse...

Eu acredito no que diz, Helena, mas depois da "banhada" que apanhei com o filme sobre Diana, nem os trajes da época, nem mesmo Nicole Kidman me parecem motivo suficiente para me convencer.

E agora, de repente, lembrei-me do que disse o seu filho no Sábado e eu não posso estar mais de acordo: um cinéfilo gosta de ver filmes no cinema e não na televisão, ou num computador, ou seja no que for. Porque há todo o ritual que lhe está associado e que passa por chegar antes e tomar café, etc.
Isto vinha a propósito do desaparecimento ou não da imprensa escrita e da sua substituição pela versão digital. E aí, também, tal como eu, ele diz que gosta de ler o jornal em papel, que é um prazer diferente, pelo toque físico das folhas, que nos sujam as mãos, pelo cheiro, etc.

(Bom, afastei-me um pouco do assunto do post, mas no fundo isto está tudo ligado. E aquele filme sobre maio 68, já viu?)

Beijinho :)

Virginia disse...

Confesso que o filme me desiludiu muito, apesar da Nicole ser uma das minhas actrizes preferidas. Ela é o filme, mas o filme não tem conteúdo e é duma pobreza de argumento confrangedora. O Rainier está uma espantalho sem pnta por onde se lhe pegue, a relação deles é linear, sem profundidade, nem angústia sequer, as outras personagens uns bonecos que giram à volta da Princesa.

Não me importava de não ter visto, nem aconselho a ninguém, a não ser que a sua vida seja completamente chata ou não gostem de outro tipo de filmes, que os há bem melhores!!

zia disse...

Andava sem saber bem se valeria a pena ir ver o dito filme.
Fui ver Ruina Azul me encheu, o rapaz homem tem uma interpretação de uma ingenuidade comovente!
Beijinhos amigos, Zia

Tété disse...

Olá querida Helena,
Também fui ver e achei fracote pese o facto da interpretação e beleza de Nicole Kidman e de todos os cenários que nos enchem os olhos.
Tal como já aqui disseram não vejo razão para os Grimaldi se ofenderem a ponto de não assistirem à estreia. Certamente foi para se esquecerem de todos os burburinhos que as novas gerações têm feito desde o tempo de Grace.
Beijinho
Teresa

rosaamarela disse...

Tb fui ver por curiosidade, nao gostei ! Pobre Nicole onde a meteram... ja fui varias vezes ao Monaco e nem a maravilha do lugar o filme reproduz .