quarta-feira, 25 de junho de 2014

Fading gigolo


Há alturas em que até um filme sofrível acaba por nos pôr o coração ao alto. Estes meus últimos dias não têm sido fáceis porque se juntaram, ao mesmo tempo, cansaço físico e preocupação com um familiar doente. Nada que não aconteça a milhares de famílias, mas eu estou sem férias há três anos e não vislumbro que a curto prazo as possa ter.
Para grandes males grandes remédios, diria a minha mãe e eu segui-lhe o conselho. Comi um belíssimo jantar de tapas que me ficou - pasme-se! - em 9€ e zarpei para o cinema ver o Woody Allen no filme de Turturro intitulado Fading Gigolo, que entre nós acabou num triste "Quase Gigolo".
Ora Fading significa algo entre o moribundo e o lânguido. Logo, a tradução é desastrosa. Trata-se, de facto, de um gigolo, ou melhor, de alguém que Woody resolve transformar num "engatatão". E, acredite-se ou não, um triste e pacífico canalizador vai "virar" um amante apreciadíssimo.
Se Woody fosse o realizador, a história seria deliciosa. Mas não é. É apenas actor e, embora Turturro tente copiar o clima de Allen, o resultado não é famoso. Todavia, o guião, o ambiente nova-iorquino, Allen e o meloso amante feito à pressa, conseguiram, confesso, fazer-me rir e esquecer, por uma hora e meia, os ambientes hospitalares a que o amor fraterno me tem levado nestes dias.
Se está cansado, com calor, sem paciência, relaxe e vá ver. Se não sair melhor do que entrou, pelo menos, esqueceu males e ainda riu alguma coisa!

HSC

10 comentários:

João Menéres disse...

Vou tentar arranjar tempo, HSC...


Melhores cumprimentos.

Paulo Abreu e Lima disse...

A estória podia acabar num bom argumento e este num excelente filme, mas nem "quase", nem de longe. Woody fez-me rir, Turturro, quase chorar - o mesmo que estrelou em Quiz Show ao lado de Fiennes. Até porque com uma ainda apetecível Stone e com a fervorosa Vergara, os ingredientes estavam todos lá à disposição, quer na bancada do florista, quer no balcão do ex-livreiro. Salvou-se um sorriso na derradeira cena.

Alcipe disse...

Como tenho conhecido ultimamente esses ambientes hospitalares, cara Amiga! Agora, de volta a Estrasburgo, desejo o melhor possível para si e para o Sergio

Anónimo disse...


Helena fiquei com vontade de ver o filme, tire uns dias de férias por vezes bastam 2/3 dias bem passados para renovarem as energias desgastadas , fui a Vila Viçosa celebrar os anos da minha filha , ficamos num solar adoramos atendimento 5* para não falar da decoração, pequeno almoço, os restaurantes da vila muito bons com preços aceitáveis, enfim coisas diferentes do nosso dia a dia que nos renovam. Esta vila é mágica quero voltar lá brevemente e claro vou ficar no mesmo solar, quando gosto volto!!
Imagine ouvir o Rão Kyao numa igreja maravilhosa, foi lindo!
Ontem pensei no seu familiar, tenho uma tia com 72 anos à 2 meses teve um AVC, não fala, não anda, uma tristeza...está num lar felizmente numa aldeia a onde todas as pessoas se conhecem, mas não deixa de ser um desgaste para o marido e filhos a verem assim...
Desejo as melhoras do seu familiar...

Carla

Carochinha disse...

Exactamente o que eu achei! :) Ainda dei umas valentes gargalhadas também com a Sharon Stone! :)
Um filme leve e bem humorado pode ser melhor, em muitos casos, do que um medicamento!
Beijinho*

Anónimo disse...

Senhora,pour vous.

http://youtu.be/w-tho8Hpkj0

Ambrósio

Helena Sacadura Cabral disse...

Ambrósio, muito obrigada! Esta canção traz-me gratas, gratíssimas recordações de ainda há bem pouco tempo!

Helena Sacadura Cabral disse...

Carla
Uma boa parte da minha vida decorreu em Vila Viçosa.
Desde que os meus sogros faleceram que me estou a preparar para lá ir. Se calhar é desta que vou.
E em que solar é que ficaram, se não sou muito indiscreta?!

Tété disse...

Com a sua opinião já me estou a preparar para ir ver o filme.
Sempre se esquecem as amarguras.
Grande abraço para si desejando as melhoras do seu irmão.
Teresa

Anónimo disse...

Não é genial, mas rimo-nos um pouco e sem vergonha (eu sou suspeita, porque, sempre que vejo o WA no écran, lembro-me de todos os filmes dele, daquela figura, os gestos, os tiques, as obcessões e não resisto...)Faz bem à alma.. e desligamos um bocado do calor e dos problemas, inclusive os de saúde e das perdas. Bom passeio a Vila Viçosa.