quarta-feira, 11 de junho de 2014

A riqueza em tempo de crise


Um estudo do Boston Consulting Group, revela que o valor da riqueza privada, dinheiro administrado por gestoras de fortunas e bancos de investimento, atingiu um novo recorde em 2013, com 112 biliões de euros. É uma subida de 14,6% relativamente ao ano passado. Nunca houve tantos milionários como agora e são várias as razões apontadas: vigor dos mercados de acções, recuperação das economias industrializadas e políticas monetárias favoráveis por parte dos maiores bancos centrais. 
É nos Estados Unidos que se encontra o maior número de milionários (7,1 milhões). Porém, é no Qatar que existe a maior concentração de fortunas (175 milionários por cada 1.000 habitantes), revela aquele estudo. A America do Norte e a Europa Ocidental são as duas regiões mais ricas do mundo, apesar de ser a Asia-Pacifico que apresenta um maior crescimento da riqueza. A China deverá ser, em 2018, a maior superpotência mundial.
Não consigo comentar. Precisava de ter uma ideologia qualquer que me fizesse crer que há maléficas razões estruturais para que tal aconteça...
HSC

7 comentários:

TERESA PERALTA disse...

Espero que se enganem quanto à profecia de superpotência mundial, no tempo e no espaço. Enalteço, em especial, o humorismo gráfico que é fruto do seu grande senso espirituoso e que acho bastante apropriado para a vida de rico e sobrevivência de um pobre.

Beijinho Helena e ate amanhã :)

Anónimo disse...

Tive a idéia de lhe enviar isto.
http://youtu.be/0813gcZ1Uw8
Enra - pleiades
Uma noite estrelada.
A

Fatyly disse...

Nem eu...porque por lá devem estar as centenas de euros que já me roubaram, cobraram etc, etc.!!!

Um bom dia

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo da 01:26
Bem haja! É lindíssimo.

patricio branco disse...

qual será o conceito de milionário da consultora? a partir de quantos milhões de € ou $?
muita desse dinheiro não será produtivo mas especulativo.
mas sim, tudo isso é preocupante, as crises, como as guerras, tambem fazem muitas fortunas, negócios milionários, à custa do sofrimento da maioraia, etc

Carlos Duarte disse...

Cara Helena

Não precisa de ideologia, basta-lhe o 4º Círculo do Inferno de Dante. E uma Sociedade em que o Indíviduo tomou o lugar de Deus. Nietzche tinha alguma razão e agora achamos todos que somos uma versão parola do übermensch.

José Neto disse...

Excelentíssima Senhora

Também não tenho resposta mas, se me permite o atrevimento, creio que é possível encontrar informação muito útil no livro recente de Thomas Piketty «Le capital au XXI eme siècle», Editions du Seuil, 2013.

Com os meus cumprimentos

José Neto