segunda-feira, 9 de junho de 2014

A 9 de Junho

O Presidente da República, na sua intervenção desta manhã, na Câmara da Guarda por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas defendeu que é tempo de "o medo dar lugar à esperança" e de reencontrar o rumo certo para o país, insistindo que é fundamental evitar erros passados, para que as novas gerações não tenham de voltar a fazer os mesmos sacrifícios", frisou.
Agora, acrescentou, "finalmente vemos para onde nos devemos dirigir" e com os olhos postos no futuro temos de reencontrar no presente o rumo certo para o país.  
O Presidente da República recordou ainda que é a segunda vez em 37 anos que a Guarda acolhe as comemorações oficiais do 10 de Junho, destacando a evolução do país e da cidade ao longo de quase quatro décadas. 
De facto, disse, "a implantação de novas empresas no concelho e no distrito da Guarda, com forte aposta na inovação e desenvolvimento, é a prova de que a interioridade pode ser vencida e de que à fatalidade da geografia não corresponde a fatalidade da desertificação" e incentivou a procura activa de investimentos, a exploração de "potencialidades endógenas" e a aposta na divulgação do património histórico e das tradições, como forma de atrair os turistas.

Ao ouvir o pequeno discurso do chefe da nação, neste dia 9 de Junho, o meu pensamento perdeu-se no passado. E nele, eis que me lembrei que foi nesta data que há meio século me casei... 

HSC 

6 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia que a Dra. tinha casado na Guarda, a cidade dos 5 F's, que são:
-Forte
-Farta
-Fria
-Fiel e
-Formosa.

Helena Sacadura Cabral disse...

Não, não, caro Anónimo das 20:30. Casei no dia 9 de Junho - que é o dia de hoje, daí a oportuna lembrança - mas em Fátima!
Porém, não seria estranho se tivesse casado na Beira, dado que do lado materno sou alentejana, mas do lado paterno sou beirã.
Tudo gente boa! :-))

João Menéres disse...

As palavras do nosso actual PR, fizeram-me lembrar as estatísticas do Almirante Américo Tomás...

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Drª Helena! No seu curriculum colocado na Wikipédia alguém escreveu assim…
(…) casou em Fátima, na Basílica de Fátima, a 9 de Julho de 1957 (…)

Estará errado o que consta na net?
Para o caso pouco importa…é apenas uma curiosidade.

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das12:11
Aqui tem a prova de que nem tudo o que se publica é verdade...

Anónimo disse...

Como diz uma amiga minha, o que importa é não termos vergonha de com quem casámos e tivemos filhos, mesmo que a vida mais tarde se encarregue de nos trocar as voltas. Por isso, parabéns e muita saúde para si, para o pai dos seus filhos e para o «rebento» mais novo, já que as saudades do filho Miguel não têm forma de consolo. Abraço de uma mãe amiga