quarta-feira, 7 de maio de 2014

Os políticos e as redes sociais


Confesso que tenho alguma dificuldade em aderir ao uso das chamadas redes sociais como meio dos políticos fazerem comunicados à Nação.
O Presidente da República, estranhamente, usa o seu Facebook pessoal para nos dar a conhecer as suas opiniões sobre matérias que decorrem das funções que exerce, pese embora até existir um site oficial da Presidência. Aconteceu recentemente, ao comentar a forma como Portugal irá sair do programa de ajustamento.
Aceito que Cavaco Silva use, enquanto cidadão, todos os meios tecnológicos ao seu e nosso alcance. Pode até, se quiser, ter um blogue. Mas custa-me a aceitar que seja essa a plataforma escolhida pelo Presidente para falar com os portugueses que o elegeram e que, julgo, em grande parte até nem disporão de acesso ao Face.
A "modernização", ou se preferirem, a "democratização" da política tem limites. Que mais não sejam os do bom senso de não confundir o economista Cavaco Silva com o Presidente da República. É que são poucos os casos em que ambos coincidem!

HSC

26 comentários:

maria isabel disse...

Não será vergonha de encarar os portugueses. Tem razão para isso.

rmg disse...


Cara Drª Helena

Penso o mesmo mas acho que isso , sendo correcto na minha perspectiva, não me dá necessáriamente razão .

Também não tenho FB nem quero ter.
Aliàs nunca se sai do FB .

Mas é um facto que nas gerações mais novas (e aqui estou a falar de pessoas até aos 40/45 anos) se vive muito "nesse mundo" paralelo,
sendo escassas as hipóteses de se "chegar" a muita gente pelas vias mais formais .

Se há facto que me deixe sempre entre o perplexo e o divertido é ír ao restaurante (*) e ver casais que decidiram ír fazer um jantar fora mais ou menos romântico e nem sequer falarem um com o outro (ou comerem algo de jeito) agarrados o tempo todo cada um ao seu "meio de comunicação com a realidade recarregável" .

RuiMG

(*) Por razões várias almoço todos os dias fora e 2/3 do mês também janto , não é uma "visão" pontual.

Virginia disse...

Concordo em absoluto. Aliás o uso do Facebook para dar notícias pessoais e até íntimas também me parece muito disparatado, dado que todos têm acesso e nas revistas cor de rosa até gozam com aquilo que os políticos ou famosos (?) escrevem para os amigos. E depois ainda há a pirataria, nunca se tem a certeza de que não foi outra pessoa a intrometer-se na nossa página do Face. Acho perigoso e despropositado.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo. Acho uma grosseria e, tendo em conta que muitos portugueses não têm estes meios, é um exercício de exclusão. Quem diria que chegávamos a tal falta de respeito por todos nós !!!
Cumprimentos,
Luísa Santos

Agulheta disse...

DrªHelena.Tem muita razão no que aqui escreveO presidente da Républica tem que falar aberto para todos os portugueses,eu disse todos.O respeito como Presidente,como politico e quem votou nele está decepcionado
Abraço

Helena Sacadura Cabral disse...

Rui MG
Então porque não usar o site oficial que utiliza os mesmos meios?
Tive sempre essa "disparidade" com os meus filhos enquanto políticos. O Miguel até chegava a dar receitas culinárias no seu Face.
Eu sei que se derrubam governos e fazem revoluções utilizando o Face.
Mas então use-se a televisão para chegar a todos. Porque assim os velhos ficam de fora e ainda são muitos.

Fatyly disse...

Concordo consigo e eu que não uso qualquer rede social...nem sei o que ele escreveu.

O site oficial da Presidência como outros, pelo que leio...é algo que é muito pouco usado versus actualizado e como tal...desisti!

Anónimo disse...

E depois diz ser o Presidente de todos os portugueses... menos daqueles que não têm acesso à internet ou ao FB!

Isabel BP

rmg disse...


Cara Drª Helena

Ou eu não estou a ver bem a questão ou não estamos a encarar o assunto da mesma maneira .
O que eu quero dizer é que ninguém vai ao site oficial , as pessoas gostam do FB , vivem do FB e já agora que lá estão talvez passem pela página dele.

Eu não sei se ele utiliza o site oficial ou não , não vou lá porque nunca me deu para aí como não vou ao FB porque não o tenho e não o quero ter .
Mas é provável que se possam escrever no FB "desabafos" que não seriam adequados no site oficial , por muito que eu seja averso a essas coisas .

Mas há aqui algumas coisas que eu gostaria de frisar para não ser mal compreendido .

A 1ª é que se ele utilizasse a televisão era logo acusado por meio país , senão todo , de patifarias variadas (nunca votei no senhor , ao contrário de muita gente por aí , ele nunca me desiludiu porque nunca me iludiu).

A 2ª é que não há assim tantos velhos como isso a ficar de fora porque há muito mais velhos do que se julga "addicted" a essas coisas , lhe garanto eu que passo metade do mês na "província" e a outra metade em Lisboa e já sou "idoso" (68 anos).
E por muitas e boas (acho eu) razões convivo mais com quem tenha reformas abaixo do ordenado mínimo do que acima dos valores que dão direito a cortes , isto apesar da minha dar direito a muitos cortes ...

A 3ª é que isto é uma prática corrente em todo o mundo , ainda agora fui ver e desde o Obama , passando pela Merkel e pelo Hollande , terminando no Putin (!) toda a gente a usa ,até este senhor :
https://es-la.facebook.com/presidenteraulcastro

Recapitulando .
Estou do seu lado .
Mas não garanto que seja o certo.

Mais uma vez muito lhe agradeço a franca partilha de ideias

RuiMG

Virginia disse...

Está a subestimar os velhos, Helena. Olhe que há pessoas com 80 anos que manejam bem os computadores e até têm facebook. Conheço um com 90 anos!! E até têm mais tempo para estar aqui que os novos!! :)

Anónimo disse...

Eu também não gosto das redes sociais. Uso uma para publicitar os trabalhos que faço mas, ainda assim, dada a pouca adesão (e encomendas/solicitação de algum dos serviços), acho que vou abandoná-la.

Beijinhos,
Vânia Batista

Janus disse...

Mas qual é o espanto??? De um tipo que trepa coqueiros e dispara perdigotos de bolo-rei em todas as direcções, seria de esperar o quê?...

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente.
P.Rufino

Helena Pardelinha disse...

Olá Drª Helena!
Concordo perfeitamente com o que pensa sobre este assunto, pois o presidente par comunicar com o povo qeu "representa", deve usar os meios de comunicação universais, radio eou televisão. Quanto ao face, eu tenho e pensei que seria uma forma de aproximação com pessoas mias distantes e até para encontrar outras dos tempos de liceu etc...com o intuito de se fortalecerem laços de AMIZADE, qual não foi o meu espanto, quando comecei a perceber que pricipalmente serve de "controle" da nossa vida pessoal e profissional, da ligação "fria", "mecanica", "quantitativa" e poucas vezes de qualidade das "ditas amizades".
Assim se subtituiu em muitos casos este tipo re relacionamento virtual, pelo outro bens mais gratificante, no meu entender, que é o contacto humano e o privil´égio que é ter alguem com quem estar e conversar olhos nos olhos, coisas que infelizmente estão em extinsão...
Beijinhos e tudo de bom para si

Dalma disse...

Desculpe lá RuiMG, há uma contradição no que escreve no seu comentário pois na 4ª linha diz e sito "Eu não sei se ele utiliza o site oficial ou não , não vou lá porque nunca me deu para aí como não vou ao FB porque não o tenho e não o quero ter ."

Depois na 15ª linha diz: " ... ainda agora fui ver e desde o Obama , passando pela Merkel e pelo Hollande , terminando no Putin (!) toda a gente a usa..."

Em que ficamos, usa ou não usa o FB?

Muitas mentiras circulam nestes meios virtuais!!

Anónimo disse...

O psicanalista ter-lhe-ia recomendado o facebook. É que uma coisa é olhar olhos nos olhos, outra é escrever (ou mandar) para "inglês ver"...

Dalma disse...

Peço desculpa do lapso: na linha 1 onde se lê "sito", deve ler-se "cito"

rmg disse...


Dalma

Já a conheço há muito tempo daqui para saber que a boa convivência consigo nem sempre é coisa fácil , ainda que eu nunca a tivesse sentido directamente .

Se tivesse ficado pelo usa ou não o FB teria sido mais inteligente da sua parte , o comentário sobre as mentiras que por aí circulam é no mínimo dos mínimos de todos os mínimos muito infeliz.
Assim o seu lapso tivesse ficado só pelo "sito" ...

Acontece que o sistema permite aceder à 1ª página directamente pondo o nome e facebook ao lado na pesquisa do Google , não me permite óbviamente é passar daí para discutir política mundial com aqueles senhores todos sem me inscrever - nem visitar-lhes a intimidade .

Depois e dependendo dos servidores há limitações de acesso nuns casos e noutros não , muitas vezes impostas pelos próprios utilizadores, tenho um sistema em Lisboa e outro numa localidade do interior e não reagem da mesma forma nestas "pesquisas" primárias (gosto de saber do que falo antes de falar).

Finalmente é de imaginar que uma pessoa normal (eu sou) possa ter filhos e/ou netos que tenham o FB.

No meu caso tanto os filhos como os netos o têm e não me lembro de ver a Dalma aqui sentada ao pé de mim ontem à noite para saber se algum dos meus filhos ou netos tinha passado cá por casa , pedido licença para utilizar o meu PC para ver os 500 mil amigos do FB e eu teria aproveitado para dar uma espreitadela porque vinha a calhar.

Agora : eu NÃO tenho FB e minha mulher também NÃO tem FB.
Nem vamos ter alguma vez , ponto final.

Mas eu acedo à página de entrada daqueles senhores , onde em cima à direita me é sugerido que para poder conversar animadamente ao serão com os ditos tenho que me inscrever no FB .

E eu tenho umas ideias sobre o assunto FB (que faz parte deste mundo em que vivo) como as tenho sobre o motor do meu carro , os programas do computador e mais uma quantidade maluca de coisas na vida.

Quando a Dalma sentir a especial necessidade de embirrar com alguém escolha quem lhe tenha feito mesmo mal .

De resto só respondi à sua pergunta "pidesca" por respeito para com as outras pessoas todas que connosco aqui convivem há tanto tempo .

RuiMG

PS - Peço desculpa à Drª Helena desta situação criada "bien malgré moi" .

rmg disse...


Em tempo .

Esqueci-me de acrescentar ontem que quando vi as páginas dos outros também vi a página em causa , claro .

Mas até ontem nem me tinha passado pela cabeça esta hipótese de visita lá.

Com o post "caíu" a moeda !

De qualquer modo o FB insiste que eu tenho que me registar para iniciar sessão e me ligar a ele .

RuiMG

Helena Sacadura Cabral disse...

Rui MG
Não tem nada que pedir desculpa. Este espaço é de liberdade e as pessoa podem utiliza-lo sempre, desde que, como é o seu caso, o façam educadamente.
Estou consigo: posso não estar certa, mas estes comunicados FB não me agradam!

Jose Martins disse...

O sr. Silva é pessoa que não presta e não vale nada.... Um "mono" que tem custado o couro e o cabelo ao contribuinte português. Criou, desde que entrou no Governo, um círculo mafioso (não violento) à sua volta. Haveria muito mais acrescentar sobre o "caruncho", na política portuguesa, Silva, oportunista, que tem indrominado os portugueses.

Ailime disse...

Boa noite Dra.Helena Sacadura Cabral, ainda hoje me detive a pensar no mesmo assunto! Nem todos aderimos ao face book, a maior parte da população adulta não usa redes sociais e muito menos os nossos compatriotas do interior! A quem não quer o Sr Presidente fazer passar as mensagens? Bjs e obrigada. Ailime

Anónimo disse...

A Sra tem toda a razão. Gosto muito do que escreve. Vi há dias a sua entrevista no alta definição e adorei! :-)
(Não percebo como continua a permitir que venha aqui um certo ser, tentar meter veneno e armar-se ao pingarelho... mas está certo, já ninguém liga nenhum a esse ser)

Dalma disse...

Obrigada pela tentativa de explicação de como usar FB sem ter FB, embora um pouco confusa para o meu entendimento!

Quanto ao conselho que me dá :"Quando a Dalma sentir a especial necessidade de embirrar com alguém escolha quem lhe tenha feito mesmo mal" não posso segui-lo pois ao longo destes 69 anos não me lembro de alguém me ter feito mal!
"C' est tout", isto para o seguir no fecho do seu comentário, ou então "that's all"!

rmg disse...


Dalma

Li-a .

RuiMG

patricio branco disse...

é no minimo estranho ou intrigante.
talvez a presidencia pense que usar esse meio traz popularidade ao pr até porque permite comentários e "gosto" dos leitores, seria uma maneira de espalhar a msg e auscultar os cidadãos com os seus comentários.
mas uma posição oficial tem de ser posta 1ro no sitio oficial, eventualmente depois colocada no fbk