sábado, 3 de maio de 2014

Olhar, escutar, sentir, viver


Quem ler os meus dois últimos livros, perceberá que existe entre ambos um elo de continuidade, que é muito marcado pela educação que recebi dos meus Pais e pelo que as pessoas que cruzaram a minha vida deixaram em mim.
Numa recente entrevista que me fizeram, resumi esses sinais àqueles que considerava mais importantes e que menciono a seguir, sem qualquer hierarquização entre eles.
Assim, mais importante do que "ver" é "olhar"; mais importante do que "ouvir" é "escutar"; mais importante do que "tocar" é "sentir"; mais importante do que "idealizar" ou "sonhar" é "viver".
Tudo isto fui aprendendo com as quedas e com os sucessos, com as tristezas e com as alegrias. Olhando para trás, como quase todos nós fazemos numa certa altura da vida, chego à conclusão de que só sou quem sou, porque "soube" viver a história que me estava destinada. A qual, no pleno exercício do meu livre arbítrio, nuns casos decidi aceitar e noutros, pelo contrário, entendi modificar. Julgo que a isto, se chama de "viver"!

HSC

5 comentários:

maria isabel disse...

Todas as pessoas que cruzaram a vida da Doutora Helena,fizeram um bom trabalho,porque deram uma pessoa maravilhosa que o é.
Já li os 2 livros e são de facto o reflexo daquilo que pensa e sabe como ninguém transmitir.
Dentro do que for possível um Feliz Dia da Mãe.
Beijinhos e mãos ao alto que isto é um abraço!!!!

Maria disse...

Concordo em tudo aquilo que escreveu, Drª Helena!
O passar dos anos torna-nos "sábios" e ensina-nos a relativizar muita coisa e a valorizar, de facto, o que é para valorizar.
Continuo a dizer que a Senhora é um exemplo e, quando for "crescida" quero ser assim...
A Drª Helena é um exemplo de carácter (o que, nos tempos que correm "abunda" pouco), de força, de retidão, de coerência e da grande sabedoria!
Sem a conhecer pessoalmente, gosto muito do que escreve, das suas reflexões e comentários... Gosto muito de si!
Um excelente Dia da Mãe!
Um grande abraço.
Maria

TERESA PERALTA disse...

Completamente de acordo. Chama-se "viver" e "crescer em vida", como demonstra o sua "história" e o grão de areia que é o chão onde as boas sementes frutificaram.
Beijinho Helena :)

Ana Maria Fernandes disse...

Já li o último livro que editou :
Que mais posso acrescentar ,para além do que já disse ?A re/visão da vida é um exame de consciência , uma re/visão para medir o valor moral dos nossos actos .Admiro a facilidade de nos transportar como personagens em suas histórias
Com carinho
Ana

Anónimo disse...

Cara dra Helena,o elo que existe entre a vida e a alma é o coração.E que no seu caso é generoso,humilde,huma-
no,qualidades que por si só permitem olhar, escutar,sentir e viver,e deixar,com respeito,que o próximo também viva á sua maneira desde que não interfira com os príncipios básicos de cidadania.
E assim consegue a proeza de ser um ser humano fantástico.
Bem haja por ser e transmitir o que realmente é!
BC