segunda-feira, 19 de maio de 2014

O inferno são os outros!


Embora acompanhe pouco a campanha que está a decorrer, já tenho tido o azar de assistir aos chamados programas de opinião pública, em que o cidadão expressa a sua posição acerca dos mais variados temas. Como não sou masoquista, isto só me acontece em locais onde a televisão está ligada para entreter aqueles que, por algum motivo, aguardam a sua vez de serem atendidos.
A doença grave de um familiar meu, tem-me castigado com este génro de tv educativa. Há dias alguém desenrolava uma lista de pessoas que considerava "fascistas" perante a impassividade da locutora de serviço e do convidado especialista na matéria. Todavia, acredito que não fosse propriamente um perito de "fachismos" porque a sua idade não lho permitiria…
O mais curioso, para usar uma palavra delicada, foi a referência feita a duas pessoas respeitáveis deste país, cuja história pessoal e profissional conheço bem. Não sou amiga de nenhum deles, mas jamais tal epíteto lhes poderia ser assacado. Nem sequer por aqueles que se lhes opõem. 
Fiquei extremamente incomodada com o que ouvi e, sobretudo, com o silêncio de quem conduzia o programa. Quando cheguei a casa escrevi uma carta à estação televisiva censurando o facto. Pela resposta que recebi, depreendo que me terão dado razão. Mas não era isso que eu pretendia. Não era ter razão que eu desejava. O que eu queria, mesmo, era que estas coisas não acontecessem.
Ao longo da minha vida conheci, por diversas razões familiares, "esquerda" e "direita". Talvez bem demais, porque os conheci na intimidade. E sempre concluí que eram de esqjuerda ou de direita, não pelo que eles pensavam, mas sim pelo que os outros pensavam deles. Como dizia Sartre " o inferno são os outros"!

HSC

9 comentários:

Anónimo disse...

É o que temos. Não adianta reclamar.
Isto será mesmo uma campanha eleitoral ou um desfile de incompetências?

Saúdo-a, Helena.

Anónimo disse...

E esta?

A cabeça de lista do Bloco de Esquerda às europeias, Marisa Matias, defendeu este domingo que o surf deveria ser incluído nos currículos escolares. A campanha bloquista passou pela praia de Supertubos, em Peniche.
Depois de um encontro com empresários de surf, Marisa Matias destacou a importância desta área para a economia local, considerando que as potencialidades do mar deveriam ser melhor utilizadas a este nível em Portugal.

E de Europa ... rien de rien.

Xi Coração disse...

Somente para lhe desejar muitas alegrias e rápidas melhoras do seu familiar.
Deus vos Abençoe.
Maria

TERESA PERAlTA disse...

Hoje, chamar "fascista" a alguém tornou-se um insulto. E, por isso, o mínimo que se pode pedir, àquele que profere palavras insultuosas, é a responsabilidade de as justificar. Para alem de o ensinar a posicionar a própria consciência, dá-se a possibilidade ao outro de se defender.

Beijinho para si







Maria disse...

Ao comentador das 21.56: adianta reclamar,sim! Tem que começar a haver mais consciência do que é um jornalismo de qualidade e não este, tipo "para quem é...bacalhau basta" (como lhe chama um conhecido blogista).

Anónimo disse...

Não me aguento de tanto rir de tristeza ... surf nos currículos escolares? É verdade que assim o disse? ?!?
Já estou a ver os alunos de Lamego ou de Miranda do Douro, aquilo é que vão ser excursões, bom, é melhor começarem a pensar seriamente em modernizar e reactivar as linhas férreas!
Isso só demonstra como, infelizmente, a maioria dos candidatos à europa, para não falar dos que os escolhem para candidatos, conhecem com pormenor e interesse o país e as particularidades, necessidades, qualidades e as potencialidades dos seus cidadãos.
Cumprimentos,
Cláudia

Anónimo disse...

Surf
E porque não?!
Só revela inteligência MM.
Enquanto alguns políticos " fazem ondas" para nos "inundar" e mesmo "afogar" os surfistas fazem ondas e salvam vidas...
A nossa costa marítima é das melhores coisas que Portugal tem para se aproveitar e gerar riqueza.
http://youtu.be/o9XmTFEgdGo
Kkkkkkkk

Anónimo disse...

Simply the best!

http://youtu.be/JMiFfVlXggQ

So,so,c-o-o-l.
Love nature is love life!

Anónimo disse...

Hoje foi a minha vez de receber convites do "TWOO"!
O mais estranho: vindo de um ATL!

Beijinhos
Vânia