domingo, 18 de maio de 2014

Elefante branco ou paquiderme?


Julgo que foi no dia 8 do corrente que se realizou o leilão da Casa Manoel de Oliveira. Terminado em 2003, o imóvel mantinha-se vazio. O que, se olharmos bem a imagem que acompanha este post, talvez não seja assim tão surpreendente...
Ninguém quis comprar o imóvel da Foz do Douro, projectado em 1998 por Souto de Moura, com o fim de servir de residência e depósito do espólio do cineasta. A Câmara do Porto pediu pelo imóvel a quantia de 1,58 milhões de euros. 

Mas há uma novela por de trás deste edifício. Como costuma haver sempre por detrás deste tipo de obras megalómanas, que só por serem de autoria de famosos arquitectos, não são questionadas. Eis, então, a história.
Em 2001, Oliveira não esteve presente na cerimónia que havia de marcar o início das obras de construção. E, seis anos decorridos, em 2007, o cineasta acabaria por tornar público que era alheio a todo o processo. Ou seja, a Casa Manoel de Oliveira não existia enquanto instituição.  O rol de intenções viria em seguida.
Pinto Ribeiro, o ministro da Cultura da época, defendeu a extensão duriense da Cinemateca Nacional. Já a ministra Gabriela Canavilhas, quando ocupou o mesmo cargo, defendeu a Casa-Museu Manoel de Oliveira. O problema é que este  a rejeitou.
Finalmente, a Fundação de Serralves assinou um protocolo com o cineasta para a construção da Casa do Cinema (anfiteatro e estúdio) que leva o seu nome e cujo projecto é de outro monstro sagrado, o premiado Siza Vieira.
E é assim que ficamos todos nós com um elefante branco, cujo destino mais certo é o de se tornar, pela degradação temporal, um verdadeiro paquiderme!


HSC

7 comentários:

Tété disse...

Mas tirando este impasse desta "casinha", o que eu desejo é que já esteja mesmo recuperada, de boa saúde e com a disposição habitual.
Sabe que os prognósticos para amanhã são de chuva mas no seu coração não há lugar para mau tempo.
Bom início de semana com tudo de bom como merece.
Beijinho
Teresa

Maria do Porto disse...

Sem comentários! Só gostava de saber o que está verdadeiramente por trás disto...
Por falar em obras de famosos arquitectos que não são questionaveis, veja-se o que o arquitecto Siza Vieira fez à nossa Avenida dos Aliados. Uma verdadeira " porcaria", desculpe-me o termo.
Cumprimentos do Porto:-)

maria isabel disse...

Há mais obras notáveis cá no norte.
Além da casa do Manuel de Oliveira,Avenida dos Aliados e o Edifício Transparente em Matosinhos?
Obras muito baratas que vão ficar na História.Alguém ganhou....

TERESA PERALTA disse...

Um gozo pegado!!! Os dois milhões de euros desembolsados, sem retorno de espécie nenhuma, pelos presidentes Fernando Gomes e Nuno Cardoso há 11 anos, sem olhar aos juros, teriam tido uma aplicação mais produtiva...
A desorganização é integral, isto, porque a responsabilização esteve sempre muito longe e, porque, com dinheiro fácil, os agentes políticos e gestores públicos se habituaram a não prestarem contas, devidamente....

Mais uma vez, muito obrigada pela partilha.
Beijinho para si

Anónimo disse...

Um processo lamentável. Só me espanta é que não tenha a Justiça pegado nele.
P.Rufino

Anónimo disse...

Somos um país rico... A verdade é que há dias no Cm vinham as dívidas das câmaras que em todo o país devem milhões à EDP. O Porto era excepcão.. Malandro do Rui Rio. Por essas e por outras, quando o Rui Moreira tomou posse não teve que pedir nenhuma auditoria às contas e afirmou logo que estava tudo como deve ser. Feitios..

Fatyly disse...

Subscrevo inteiramente, mas este país está recheado de "manadas de paquidermes" de todos os tamanhos e feitios e alguns com umas trombas que se vêm de longe!!!!

Quem os pagou? Claro...pois claro!