domingo, 27 de abril de 2014

Uma data especial!

Hoje gostaria de ter estado nas celebrações de santificação de João XXIII e de João Paulo II. Pela primeira vez dois Papas são santificados ao mesmo tempo que um Papa e o seu antecessor assistem juntos a tal cerimónia.
A fé é algo que se não discute. Ou se tem ou não se tem. Mas para um crente não ter fé não o dispensa de lutar por ela. Sei do que falo, porque os meus Pais deixaram ao meu critério essa escolha. Por isso, apenas fui baptizada aos 19 anos e de forma muito consciente. A fé não foi, portanto, algo que tenha nascido comigo. É, sim, algo por que luto diariamente, que todos os dias me faz confrontar comigo própria, que guia os meus passos e que, julgo, me torna uma pessoa melhor. Mas percebo quem não tem fé e admiro quem, sem esse suporte, vive a sua vida com a maior dignidade.
Talvez por tudo isto, gostaria muito de ter assistido a estas cerimónias. Mas já me dou por feliz de ter vivido o tempo suficiente para, através da televisão, ter podido assistir a elas neste mês de Abril de tão más recordações.
Eu sei que estas palavras só tocam uma parte daqueles que me lêem. Mas o testemunho também serve para que aqueles que não acreditam possam entender aqueles que crêem. 

HSC

10 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Sra dra.
Para mim que sou crente é realmente um dia muito especial.
Uma benção de luz e serenidade para si e os seus.

Anónimo disse...

Senhora,apetece-me deixar-lhe flores brancas e amarelas neste dia tão Especial.

http://youtu.be/Ky_K3RcHy3o

Ambrósio


Tété disse...

Querida Helena,
Corroboro totalmente a sua opinião sobre a Fé que, para mim, além de mover montanhas nos faz caminhar em frente e de cabeça levantada muitas vezes quando o nosso fôlego não chega para ultrapassar as vicissitudes da vida.
Entretanto, fico à espera de a ver amanhã pois ouvi mesmo agora dizer que vai ao "Você na TV".
Um beijinho
Teresa

Anónimo disse...

Querida Drªa Helena:

Também para mim, foi um dia muito especial.
Não conheci João XXIII, mas cresci com o Papa João Paulo II e tenho por ele grande estima! Ao ponto de o chamar "O Meu Santo" fiquei,pois, muito feliz com a sua canonização.

Um beijinho,
Vânia Baptista

Fatyly disse...

Também construo e luto diariamente pela minha "fé". Por vezes tenho umas "conversetas com Deus" bem amargas...mas...porque sim!

Não pude ver as celebrações, mas vi pedaços nas notícias e realmente foi um dia imensamente especial. Depois mais uma atitude inédita de Francisco: passar e saudar pelos que não conseguiram entrar no recinto.

Um abraço e boa semana

Blondewithaphd disse...

Também senti no ossos e na alma que gostaria de lá ter estado. João Paulo II foi um grande bordão na minha vida e, de cada vez que fui ao seu encontro, senti que caminhava entre nós Alguém muito especial.

Anónimo disse...

Senhora,este sim,é o vídeo das flores que pretendia enviar.Não sei como enviei o outro!

http://youtu.be/xW_AsV7k42o

Bom almoço

Ambrósio

Madalena Amaral disse...

Gostaria de aprender a ter fé. talvez um dia consiga!Educada e formada na religião católica fui. Talvez seja meio caminho para lá chegar.
Hoje, ao ler um dos meus blogs preferidos,fez-se luz,penso eu, e oxalá que sim,percebi como meditar. Veja lá, drª Helena, o que se aprende nas leituras virtuais!...

TERESA PERALTA disse...

Tal como a Helena, também me sinto uma privilegiada por viver esta situação inédita na História da Igreja, não só pelas canonizações, assistidas por 2 Papas, mas, também, por testemunhar o modelo de evangelização implementado pelo Papa Francisco. E, também acredito, que a fé e os ensinamentos cristãos, como óptica global de vida, nos arrasta para comportamentos que são cada vez melhores, em relação, a nós próprios e aos outros. :)
Conclusão: Tal como é habitual, subscrevo as palavras e os sentimentos colocados neste post. Nada mais tenho a dizer.
Beijinho Helena, ate amanhã

Anónimo disse...

Senhora,porque hoje é um dia Especial,ofereço um passeio á sua alma por nuvens,pôr-do-sol e estrelas.
Que a meditação lhe traga luz e serenidade.
Alguém tem o seu Amor Maior.

http://youtu.be/8gD_9WPPFb4

Ambrósio