quinta-feira, 17 de abril de 2014

Gosto muito de ti!


"Deseja-se muita vez a repetição das coisas; deseja-se reviver um momento fugaz, voltar a um gesto falhado ou a uma palavra não pronunciada; esforçamo-nos por recuperar os sons que ficaram na garganta, a carícia que não ousámos fazer, o aperto no peito para sempre desaparecido".
                                   (in umjeitomanso.blogspot.pt)

Há muito que defendo que não devemos, nunca, deixar uma palavra por dizer ou um gesto por fazer. Sobretudo, quando se chega ao fim da caminhada é indispensável fazer a chamada revisão geral, para que nada fique em suspenso. 
Mesmo quando fico mais zangada - e zango-me pouco, felizmente - lembro-me disto e a "coisa" torna-se mais suave.
Todavia, aquilo que considero ainda mais importante é dizer, muitas vezes, àqueles que amamos um simples "gosto muito de ti". 
Disse-o àqueles que amei. Continuo a dize-lo, sempre que me lembro, àqueles que continuo a amar. Mesmo que eles já saibam disso.
E só me entristece não o ter feito muito mais vezes ao meu Pai, já que ao Miguel e à minha Mãe disse-o centenas de vezes.

HSC

16 comentários:

maria isabel disse...

Gosto muuuuuuiiiiito de si.

Isabel Mouzinho disse...

Como eu a percebo, Helena! Eu também acho que devemos dizer muitas vezes ás pessoas de quem gostamos que gostamos muito delas. E eu faço-o e adoro manifestações da afecto, beijinhos e abraços. E acho que os mimos, todos os mimos, nunca são demais.
Mas isso, fui também aprendendo com a vida. (É que dantes achava que não era preciso dizer, porque quando o afecto existia sentia-se e isso acabava por ser mais importante que as palavras).

Hoje, estou sempre a dizer às pessoas de quem gosto qeu gosto muito delas e que elas são muito importantes para mim.
Por isso, acho que já lhe devo ter dito, mas digo de novo: gosto muito da Helena, que faz parte daquele grupo por quem eu rezo e a quem quero muito muito bem) :)

Um beijinho (assim enorme, de Boa Páscoa também...)

Virginia disse...

Concordo inteiramente consigo, Helena. Habituei os meus filhos a não ser lamechas, mas fico feliz quando eles - muitas vezes em Inglês - mo dizem em emails, em sms ou directamente ( o que não acontece tão frequentemente). Acho que a expressão de afectividade, de calor e de compromisso ( porque o é) é salutar e anima-nos a amar os outros.

Aos netos então é muito fácil....eles precisam todos de me ouvir dizê-lo!!

Anónimo disse...

Eu também não sou de esconder os afetos.
À minha mãe digo-o tantas vezes que ela até me chama chata, no que concerne ao meu pai, já sou mais tímida e também não lhe digo tantas vezes quantas queria, o que geralmente faço é "dar o recado" à minha mãe, para que ela lhe transmita o recado.

Mas é curiosa a nossa relação com as palavras e com a imagem que queremos manter:

>Queremos passar por boas pessoas, mas dizemos mais facilmente "odeio-te" do que "te amo";

> Queremos passar por bem educados, mas ada vez menos usamos o "Bom dia", "Por Favor" e o "Obrigada";

> Queremos mostrar-nos inteligentes, mas em vez de usarmos o humor para refutar opiniões contrárias à nossa, usamos palavrões;

> Queremos mostrar-nos compreensivos, mas não sabemos ouvir;

> Queremos mostrar que somos amigos, mas quando nos procuram ... muitas vezes dizemos: "Não me chateies!"


Um beijinho, gosto muito de si,
Vânia Batista

Fatyly disse...

A minha vida sempre foi pautada por esses "gestos" e já nos meus 63 anos quando faço uma "revisão" acho que não ficou nada por dizer aos que sempre amei e amo, incluído os que já partiram.

Nas amizades também deveria existir esses "gestos".

Neste mundo de cabos onde a Dª.Helena pauta o seu blogue e nos que colabora como todos sabemos sempre lhe disse que a minha mãe é sua fã e ambas com uma perda irreparável e claro que eu também "gosto muito de si".

Na morte de alguém que por vezes entra nas nossas casas via tv, e longe de desejar a morte a quem quer que seja, ver e ouvir o politicamente correto "era uma excelente pessoa" quando se sabia que se apunhalavam pelas costas, que não se gramavam nem com molho de tomate (desculpe a expressão)dão-me náuseas!

Aquando da morte do seu filho deixei escrito que o admirava imenso e sempre votei no BE, para mim era como dizer "gosto muito de ti". Deixarei de o fazer e a Srª até respondeu que nem ele se identificaria com o actual BE!
Jamais faria a outras personagens, a pessoas que nada me dizem onde incluo familiares.

Quando me zango com alguém, sem saber a razão, um neurónio deixa de funcionar e quando dou por ela...estou a falar de novo como se nada tivesse passado. Tinha colegas que me diziam: Tu não existes, fulano e fulana fizeram-te isto e passado uns tempos estás a falar de novo com eles?
A minha resposta foi e é sempre esta: adianta ficar? se voltaram a falar porque não? Ó pá na data marcada no passaporte de embarque todos nós iremos deitados...até lá sou como sou e não sei deixar de ser quem sou!

Gosto muito de si
Gosto muito de
Gosto muito
Gosto!!!!

Uma Santa Páscoa!

TERESA PERALTA disse...

Depois da minha mãe ter partido, fiquei com a sensação que não lhe tinha dito o numero de vezes suficientes, tal era a falta e a saudade que sentia. Hoje, tenho a certeza que devemos demonstrar, por palavras, o quanto gostamos de alguém e, o maior numero de vezes possível.
E, porque já tenho alguns anos de partilhas, e quero continuar, fica eleita como amiga preferida, finalizando este comentário, dizendo-lhe, uma das centenas de vezes que ainda me falta, que “gosto muito de si”.....
Sendo assim, aqui lhe deixo um montão de abraços.

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Boa noite Dr.ª Helena,
Tem toda a razão. Essa frase é muito bonita. Tanto para dizer como para ouvir. Nunca é demais dizermos aos nossos mais queridos que gostamos muito deles, mesmo quando não nos podem ouvir. Até podemos dizer baixinho, mas acabamos por ser ouvidos e ficamos bem connosco. Eu, algumas vezes, digo também aos que já partiram, sinto-me bem.
A Dr.ª Helena também merece um “gosto muito de si” e da sua escrita. Estou muito grata pelo seu bom trabalho e principalmente por ser um trabalho de partilha e que sempre nos ensina muito. Sinto necessidade de a ver e ouvir na comunicação social. Já que não posso ter o prazer de a ver pessoalmente.
Tenha uma boa noite e desde já lhe desejo uma Santa e Feliz Páscoa.
Beijinho
Maria M

ERA UMA VEZ disse...

Apesar de óbvio, aí vai "em ESTEREO"

HELENA, GOSTO MUITO DE SI

(e isso faz-me tão bem)

Anónimo disse...

Senhora,gosto de si,simplesmente porque gosto de si.

http://youtu.be/6mbMLIdUh_Q

Ambrósio

Defreitas disse...

Nenhum outro comentàrio o diria melhor, que lui, qui vient de nous quitter:

"Il y a toujours un lendemain et la vie nous donne une autre occasion de faire bien des choses, mais si jamais je me trompe et que je n’ai plus que ce jour, j’aimerais te dire combien je t’aime et que je ne t’oublierai jamais.
Le lendemain n’est garanti à personne, qu’il soit jeune ou vieux.
Aujourd’hui peut être le dernier jour où tu vois ceux que tu aimes.

N’attends pas, fais-le aujourd’hui, car si demain ne vient pas, tu regretteras sûrement de n’avoir pas pris le temps d’un sourire, d’une caresse, d’un baiser, car tu étais trop occupé pour pouvoir faire plaisir.

Garde près de toi ceux que tu aimes, dis-leur à l’oreille combien tu as besoin d’eux, aime-les et traite-les bien, prends le temps de leur dire « je regrette », « pardonne-moi », « s’il te plaît », et tous les mots d’amour que tu connais.

Personne ne se souviendra de toi pour tes pensées secrètes. Demande au Seigneur la force etla sagesse de les exprimer. Montre à tes amis et aux êtres chers combien ils sont importants pour toi.

Gabriel Garcia Marquez

Defreitas disse...

Senhora, ia esquecendo de lhe desejar uma Feliz Páscoa, assim como a todos os amigos deste blogue, e constato que tem muitos.

Helena Sacadura Cabral disse...

Defreitas tem toda a razão.
E para si que vive nessa terra que é a minha segunda pátria desejo-lhe uma calorosa Páscoa em família!

Defreitas disse...

Senhora Doutora Sacadura Cabral : Gosto do termo segunda pátria. Não sei bem se foi Jefferson ou Danton que disse: " Todo homem tem duas Pátrias : A sua e a França !"

E já agora, Minha Senhora, a minha curiosidade leva-me a perguntar-lhe se o nome Sacadura Cabral é o daquele aviador que, com Gago Coutinho , fizeram a primeira travessia do Atlântico Sul até à ilha de Fernando Noronha.

Na minha terra de Guimarães, no alto da Penha, existe um penedo onde este feito heróico está assinalado por um monumento em bronze esculpido, creio, por Soares dos Reis.

Peço desculpa da curiosidade.

Helena Sacadura Cabral disse...

Defreitas
Não tem que pedir desculpa. O aviador era meu tio e o irmão mais velho do meu Pai.
Foram doze irmãos que ficaram sem pai muito cedo e o aviador tornou-se o chefe de família, postergando sonhos pessoais para cuidar da Mãe e dos irmãos.
Era um grande homem e dizem que tenho bastantes parecenças com ele. Como não casou nem teve descendência, sinto-me a sobrinha preferida! :-))

Defreitas disse...

Muito obrigado.

Grande família, portanto, e grande nome. Os aviadores são também grandes escritores, poetas, e sonhadores... Sacadura Cabral devia ser um grande sonhador! Tudo chega pelas ideias; elas produzem os factos, que lhe servem unicamente de envelope.

Devia ter seis anos quando descobri pela primeira vez este monumento no alto da montanha da Penha, em Guimarães, E um ano mais tarde no livro de História !Não pensava então que um dia teria o prazer de escrever no blogue ...da sobrinha!

Mais tarde, associei os dois aviadores Portugueses a Charles Nungesser e François Colis que, em 1927, no avião "L'Oiseau Blanc" desapareceram lá para os lados da Terra Nova, crê-se, na tentativa de ligar Le Bourget a Nova Iorque. Um monumento quase idêntico ao de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, existe na falésia da beira mar em Etretat, no canal da Mancha.

Depois foi Lindbergh, que conseguiu finalmente realizar o grande sonho dos Franceses.

Anónimo disse...

Querida Drª Helena:

Hoje lembrei-me de passar aqui a dar-lhe os bons dias, só porque gosto muito de si!

Um beijinho
Vânia Batista

PS: Bom dia, também, aos restantes leitores deste post