domingo, 27 de abril de 2014

Cedo demais


Morreu Vasco Graça Moura, poeta e tradutor de grandes poetas, romancista, ensaísta, dramaturgo, cronista, advogado, político, gestor cultural.
De Graça Moura poderá dizer-se que foi um espírito renascentista a viver num presente demasiado conturbado para o seu gosto pela ordem e pela disciplina.
Autor de quase 30 livros de poemas foi um tradutor de textos particularmente difíceis, como a Divina Comédia e a Vita Nuova de Dante, as Rimas e Triunfos de Petrarca, os Testamentos de François Villon, ou ainda a integral dos Sonetos de Shakespeare.
Escolhas a que, cremos, não terá sido alheio a sua enorme vontade de enriquecer o património literário disponível em língua portuguesa.
É por estas duas dimensões - de poeta e de tradutor -, que é mais reconhecido, e foram elas que lhe valeram as principais distinções atribuídas à sua obra, de que se destaca, em 1995, o Prémio Pessoa.
Dois combates haviam de marcar igualmente a sua vida: a intervenção política e a crítica feroz conduzida contra Acordo Ortográfico, que considerava um crime de lesa-língua.
Mesmo que nos fiquemos pela sua obra literária, talvez seja necessário recuarmos a Jorge de Sena, para encontrarmos um antecessor da sua qualidade. Ambos partiram cedo demais!
 HSC

10 comentários:

Anónimo disse...

Maldito este mês de Abril!

Anónimo disse...

Duas vezes maldito este mês de Abril!

Ivete Ferreira disse...

Duas vezes maldito...

maria isabel disse...

Eu sei que cada um vai na sua vez,mas parece que alguns passam à frente de outros cedo demais.
Paz à sua alma.
A obra que deixa não vai fazer esquece-lo.

Isabel Mouzinho disse...

Ficamos todos ainda mais pobres...

Anónimo disse...

Um Grande Homem partiu!
Paz á sua alma.
Felizes os que tiveram a sorte de com ele conviver e aprender.
Obrigado, pelo legado que nos deixa.

Anónimo disse...

Um Homem fascinante que deixa uma obra notável.
Que descanse em Paz.
AC

Virginia disse...

Esta semana partiram três pessoas aqui do Porto que considerava bastante e que farão muita falta. Todos tinham 72-3 anos e viviam aqui bem perto. Estou desolada, confesso. Foi um mês horribilis.

Fatyly disse...

Que descanse em paz!

Blondewithaphd disse...

Esta é chocante...