segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Um case study

O líder do Partido Democrático italiano, Matteo Renzi, acaba de ser oficialmente indigitado pelo Presidente Giorgio Napolitano a formar um novo executivo e assegurar a liderança do governo de coligação entre o PD e o centro-direita na sequência da demissão (forçada) de Enrico Letta na semana passada. Aos 39 anos, será o primeiro-ministro mais jovem na história do país.
Prevê-se que, na sexta-feira, o novo primeiro-ministro esteja em condições de apresentar a sua equipa no Senado e pedir um voto de confiança ao seu programa de governo. 
“A situação é difícil mas tenho energia e empenho”, declarou, garantindo que a sua perspectiva é que a legislatura cumpra o seu “horizonte natural”, até ao ano de 2018. 
A incógnita do momento tem que ver com as negociações com Angelino Alfano, o líder do Novo Centro-direita (o partido que constituiu quando se afastou do Povo da Liberdade de Silvio Berlusconi), cujo apoio no Senado é fundamental para a viabilização do novo governo.

A Itália é, de facto, um case study na política...

HSC 

5 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

Até que enfim um primeiro-ministro jêtoso ;-)

Anónimo disse...

Mamma mia! che bela pizz...
No no, che belo 1 ministro.
Vediamo cosa farai na Bella Itália.
Arrivederci dra Helena bella

Anónimo disse...

Assim, muito de repente, parece ter muito estilo à Berlusconi ... creio que não iria confiar muito...
Cptos,
Cláudia

Pusinko disse...

Partilho casa com uma italiana. Não vai há muito, preveniu-me da volta que o governo ia dar e de quem iria ocupar (sem eleições) o cargo de primeiro-ministro. Quando a notícia saiu, só se ouvia "Eu não disse? É que não me enganei um bocadinho. É por isto que eu não volto para lá."
Provavelmente tem razão. Para já, pelo menos.

Anónimo disse...

Haja alguma coisita na Europa que nos alegre a vista. Mamma mia! :)

Isabel BP