quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Deficit comunicacional

É público que este governo tem um deficit de comunicação atroz. Atravessando um período de crise profunda deveria ter a máxima atenção a este "pormenor" de agenda. Parece que terá inicialmente tido, quando decidiu ir buscar ao estrangeiro um especialista na área. Mas todas as medidas que, desde então, foram tomadas constituíram um insucesso. Desde os briefings, cuja morte nunca foi explicada, que nesta área nada se salva.
Vem isto a propósito da frase que o Dr. Passos Coelho acabou por tornar realidade, quando aconselhou os jovens desempregados a saírem e procurarem lá fora o que aqui dentro não encontravam. Desde que foi proferida, tem servido para desvalorizar qualquer melhoria estatística que se registe, nomeadamente no desemprego. Ainda esta semana, e uma vez mais, ela foi utilizada para denegrir os últimos resultados estatísticos conhecidos.
Pareceria, assim, indispensável explicar ao país o que realmente aqueles números significam. O ministro Poiares Maduro foi ontem à televisão. Falar, acreditei eu, sobre o "inverno demográfico". Resolvi esperar e ouvir o especialista. Ouvir, ouvi. Perceber o que queria, é que não percebi. Ora se eu, na minha mediania, não percebi o que ele dizia, é muito provável que isso tenha acontecido com outros. É a esta situação que apelido de deficit comunicacional. E a responsabilidade, neste caso, não é da Troika...

HSC

5 comentários:

João Menéres disse...

O MRS está cansado de falar do defice comunicacional deste governo, mas como é " persona nom grata" do Dr. Passos Coelho, ninguém o ouve.
Fazem mal, muito mal !


Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Este Maduro é bem a imagem do governo que temos. Umas nulidades!
P.Rufino

olinda silva disse...

É do inconseguimento!!
Beijinhos e bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Agustina, cujos olhos aguçados para os problemas difíceis, alguém comparou aos de uma doninha esperta, escreveu que, por vezes, é melhor induzir um clima confusional do que a clareza comunicacional.

A clareza comunicacional é muito arrojada, muito perigosa para quem tem o rabo preso.

Poiares Maduro não é uma nulidade, mas sabe que o que diz sofrerá várias interpretações. Sabe como não dizer nada de comprometedor e levar quem ouve a pensar que não compreendeu.

Helena Sacadura Cabral disse...

Anónimo das 16:58
Então não era preciso ir buscar ninguém ao estrangeiro.
Temos cá dentro e em numero significativo, quem obedeça a esse critério de falar sem nada dizer...