quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Cautelas e canja de galinha...


A adesão da Guiné-Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um dos temas da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da organização que decorre hoje em Maputo. Em cima da mesa está o cumprimento do roteiro por parte do regime de Teodoro Nguema Obiang, que desde 1979 está à frente dos destinos do país.
O roteiro definido para a adesão daquele território está condicionado ao parecer positivo de todos os membros da CPL. Que prevê, entre outras medidas, a promoção do uso do português – as duas línguas oficiais são o castelhano e o francês – e a adopção de uma moratória sobre a pena de morte. Este último aspecto, a par do respeito pelos direitos civis inexistentes no regime ditatorial, são os escolhos que a Guiné-Equatorial enfrenta desde que, em 2006, passou a ter o estatuto de observador associado da CPLP.
Pelo que se lê na comunicação social, o Governo português está a ser fortemente pressionado por alguns parceiros da CPLP para desbloquear o seu veto à entrada da Guiné Equatorial como membro de pleno direito da organização.
Se a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa fizer a vontade a Teodoro Obiang – que nem sequer fala português - irá conferir uma caução de respeitabilidade a um regime que merece a reprovação generalizada do mundo democrático.
O artigo 5º, nº 1, e) dos seus estatutos ao estabelecer que a CPLP é regida pelo "primado da Paz, da Democracia, do Estado de Direito, da Boa Governação, dos Direitos Humanos e da Justiça Social", exclui tudo quanto existe no regime de Malabo.

Alguém que tenha responsabilidades políticas terá isto em devida consideração relativamente ao sistema bancário nacional? É caso para dizer que cautelas e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém...

HSC



4 comentários:

Um Jeito Manso disse...

Olá Helena,

Ouvi dizer que, por lá, se pratica o canibalismo e, portanto, com alguma sorte sentam o homem ao pé de alguns presidentes e... upssss... 'que é feito do senhor que estava aqui sentado...?'

(E resolvem-se alguns problemas.)

A menos que, com cautela, o alimentem bastamente a caldos de galinha...

:)

patricio branco disse...

se a guiné de obiang for aceite, será um teste para avaliar o valor que a democracia e os ddhh têm actualmente nas relações internacionais, dentro e fora da cplp, possivelmente o dinheiro e o petroleo é o que verdadeiramente conta, vamos ver, e portugal tem uma particular responsabilidade, vamos a ver como se comporta, mas a ver pelo que se passa cá por dentro, já percebemos que cada vez mais a democracia é apenas fachada, por dentro onde vivem pessoas o edificio está quase em ruinas...

Anónimo disse...

Tarde demais para cautelas!
Agora talvez aprveitemos - como tantas outras democracias pelo planeta fora- petroleo mais em conta, mesmo que venha dos confins do inferno.
L.L.

José María Souza Costa disse...

Olá.
Bom dia. Bom fim de semana.
Paz. Que dos céus derramem alegrias. Por que a Vida, é um seguimento Divinal. E viver, uma tradução dos sonhos e desejos.
Estou aqui, para saudar-te.
Saudades de você. A Suzana, é minha prima. O pai dela é irmão do meu pai. O pai da Suzana, esteve nas Forças Expedicionárias Brasileiras, que lutaram em Campos Italianos, o Brasil, como aliado, durante, a Segunda Guerra Mundial. A Suzana Costa, porém ,é familiar. Parabéns, pela sua postagem. Abraços abrasileirados. Estou cá, no meu blogue te esperando.