quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Um estranho filme

Num destes dias de "festas felizes" fui ver o filme dos manos Ethan e Joel Cohen. Por norma não perco nenhum. Têm sempre uma forma curiosa de abordar as histórias que contam e um humor quase trágico com o qual me identifico.
Este chama-se «Inside Llewyn Davis», e é difícil defini-lo. A branco e preto, de uma lentidão soberba, com um protagonista fabuloso na forma como canta e interpreta, narra uma semana de vida de um músico falhado. 
Em condições normais, este enredo seria suficiente para não pôr os pés no cinema. Dramas e miserabilismo já todos temos dose diária que chegue. Mas o um filme dos Coen tem de ser bastante mais do que isto, e de facto é. É também uma narrativa sobre a mediocridade humana e a falta de consciência dela.
Claro que podemos perguntar-nos porque é que se faz uma película sobre este tema. Eu perguntei-me. Mas não encontrei resposta. E contudo, sinto que é um filme que deve ser visto.
Saí da sala um pouco perplexa, incapaz de dizer algo mais que não seja, "é lento, mesmo maçador, mas não pode deixar de se ver".
Entendem? Eu não, mas é a verdade!

HSC

13 comentários:

Anónimo disse...

Novo look do blogue? Gostei!

Beijinhos
Vânia Baptista

Manuela Silva Mergulhão disse...

Ainda bem que já abriu depois de ter estado fechado para balanço agora de festa temos os Reis dizia-se quando era miúda que os teríamos de esperar levando um banco.
Não sei o porquê só sei que acreditava tal como no Pai Natal de tal maneira que pertinho de mim ficava um cálice de licor e três filhos juro que não dormia mas nunca via o Pai Natal
Os meus comprimentos e Bom Ano.

olinda silva disse...

Feliz 2014 para a senhora.
Por momentos pensei que me tinha enganado no blog?!
Gosto, está mais leve, mais aberto...

rmg disse...


Cara Drª Helena

Se é "sobre a mediocridade humana e a falta de consciência dela" é natural que se faça um filme sobre esse tema pois essa é a história de vida de uma larga percentagem de nós e dos que nos rodeiam neste mundo ...

Um 2014 cheio de saúde para si e os seus

RuiMG

Anónimo disse...

Remodelações???
"Ano novo, vida nova!"
Aprovado
Bjs
FL

Professora disse...

Não tenho energia nem resistência para ver esse filme. Cobardia assumida!
Bom Ano!
Luísa

maria isabel disse...

Ano Novo, cara nova do blog. Começa bem doutora Helena,isto promete e vai surpreender.
Cá estou para continuar a seguir os seus deliciosos apontamentos sempre na hora.Oh oh este ano é que vai haver coisas para comentar
Abraços

Fatyly disse...

Jánão vou ao cinema há anos...mas quando já não estiver em cena há quem consiga gravar e empresta-me, daí já ter anotado:):)

Gostei do novo visual do blogue...é mesmo o seu estilo: simples!

Um Jeito Manso disse...

Olá Helena,

Não vem a propósito deste seu texto mas, já que estamos a começar o ano e nada como começá-lo com alegria, não quero deixar passar. Não sei se no outro dia viu lá no meu canto mas, para o caso de isso não ter acontecido, gostaria de aqui lhe deixar (para a sua colecção de tangos) um que achei uma maravilha.

É um 'tango colectivo' por um grupo que estou a gostar de conhecer, os Freedom Ballet. E estão a interpretar um dos tangos de que mais gosto: o Hernando's Hideaway.

http://www.youtube.com/watch?v=WEvTu7sTrnQ

Uma vez mais, para este 2014 que está a começar, saúde, sorte, alegria e, claro, os tais 'trocos' que tanto jeito fazem.

Um abraço, Bárbara Helena!

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Drª Helena! Renovo os meus votos de um Bom Ano.
Para começar…Ano novo look novo! Que bom e que bonito! Está muito bem! Está mais leve e mais aberto. Gostei da inovação. Espero que continue a surpreender-nos com a sua imaginação e bom gosto, no aspeto e nos conteúdos. Por cá apareço sempre que posso para ler e comentar. Sempre que a leio fico mais culta, porque aprendo sempre muito.
Obrigada por tudo o que nos transmite e que este Ano seja cheio de paz, amor e boa disposição para escrever coisas boas.
Beijinho
Maria M

zia disse...

Se é assim lento, fico ainda mais indecisa...
Bom fim de semana assim como um 2014 com saúde!
Um grande abraço da zia

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara UJM
Bem haja pela sugestão. Tenho cinco versões deste tango mas não conhecia esta. Não calcula o que eu tenho aprendido sobre o nosso corpo com este trabalho que estou a fazer sobre o tango e seus derivados!

Anónimo disse...

Insónia...a que me obrigas?!
"- A deixar aqui um Gift á dra Helena."
http://youtu.be/CKlA15b0Unc

A