sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Uma justa homenagem

Carlos Portas foi ontem homenageado no Instituto Superior de Agronomia, com um Seminário cujo título era "O Homem, a Universidade e a Sociedade". Lá estavam familiares, colegas, alunos e amigos. Nestes últimos, Jorge Sampaio e João Cravinho haviam de emocionar-se, ao relembrar os velhos tempos de combate ao que, na época, consideravam devia ser combatido. Também colegas e colaboradores relembraram os ventos da Reforma Agrária e as negociações da PAC. O seu percurso profissional é brilhante e a sua contribuição para o desenvolvimento da horticultura deixará, para sempre, frutos e ensinamentos não despiciendos.
Mas é o lado pessoal dele que conheço melhor. Padrinho de baptismo do meu filho Miguel, nunca o seu conselho alguma vez me faltou, aquando das minhas decisões pessoais. Na vida como na sua morte, o tio e o cunhado estiveram sempre comigo e o seu apoio foi algo que jamais esquecerei.
Católico praticante, amigo do seu amigo, pai exemplar, homem de coragem, mereceu em pleno a homenagem que lhe prestaram. E eu senti muito orgulho no abraço amigo que tive a oportunidade de lhe dar.
Seja onde for que os meu sogros e seus pais estejam, ontem devem ter deixado correr uma lágrima de alegria!

HSC

9 comentários:

maria isabel disse...


Não conheço a pessoa homenageada,mas sendo uma pessoa de bem é sempre justo.
Parabens ao cunhado


maria Isabel

Dalma disse...

Mas será que o que houve se pode apelidar de Reforma Agrária?!

Brown Eyes disse...

Fiquei emocionada com esta (também) sua homenagem.

Helena Sacadura Cabral disse...

Dalma pode crer que o que houve há 40 anos - lembro-me bem - foi importante para quem cuida da terra e vive dela. Pouco importa o nome que se lhe dê. E muito do que poderia ter sido a PAC ainda tem que ver com isso.

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Boa noite Drª Helena! Obrigada por partilhar este acontecimento, fiquei muito feliz.
Conheço a pessoa de que fala. Mas há muitos anos que não o vejo. Sempre que a imprensa escreve ou fala dele estou atenta e também vou sabendo dele através de amigos comuns. Adorei saber desta homenagem. Concordo com a Drª Helena em tudo o que expõe no seu post. Tem mesmo uma carreira brilhante. A sua última frase, quando fala dos pais dele, tocou-me bastante e concordo totalmente. Foram pessoas que conheci muito bem e que me ajudaram muito nos meus tempos de menina e moça.
Tenho pena de não poder vê-lo. Este Senhor também é meu padrinho de baptismo. Por isso fiquei muito feliz por saber desta homenagem e sei que é merecida.
Mais uma vez obrigada por partilhar.
Beijinhos
Maria M

Anónimo disse...

Maria (publicamente anónima)
Drª Helena! Fui à net pesquisar mais informação e encontrei notícias de imprensa regional sobre a homenagem e também do ISA onde consultei o programa. O seminário deve ter sido muito bom. Tendo em conta os oradores e as matérias, deve ter sido muito interessante.
Tenho pena de não ter acesso a alguns discursos que por lá passaram. E até dar-lhe também os parabéns e um abraço.
Obrigada
Beijinhos e um bom fim-de-semana
Maria M

João Menéres disse...

Lindo e sentido texto.

Melhores cumprimentos.

Dalma disse...

Poderia, diz muito bem, mas poderia é condicional!
A meu ver a PAC teve, conjuntamente com a Revolução Agrária a sua cota parte na destruição do tecido agrícola de português... Felizmente hoje em Portugal já se está a fazer agricultura em moldes modernos, graças a capacitados jovens agricultores que têm o "know how" necessário... Num país que não tendo grandes solos tem uma temperatura média de inverno muito a cima da europeia!

Anónimo disse...

Não conhecia Carlos Portas, mas gostei do que li. Por outro lado, tive o privilégio de ser aluna da Dra Manuela Portas que calculo seja irmã? A Professora que mais me marcou e que tanto me ensinou. Ainda hoje 15anos depois de terminado o curso me valho dos seus ensinamentos! Saudades dela!