quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Saber ouvir...

A economista e professora Manuela Silva, que coordena o grupo Economia e Sociedade da Comissão Nacional Justiça e Paz, da Igreja Católica, concedeu ao jornal Publico uma curiosa entrevista que pode ser lida AQUI.
Muitas das suas sugestões deveriam ser pensadas pelo actual governo cuja navegação à vista tem trazido os resultados que se conhecem. Mas em Portugal dialogar, ouvir quem pensa diferente, questionar as próprias decisões, não são apanágio da "partidarite bacoca" que se apossou do que entendemos ser a democracia. E isto, infelizmente, aplica-se tanto ao governo como à oposição.


HSC 

8 comentários:

Fatyly disse...

Já tinha lido, mas voltei a reler e tem toda a razão, mas convence-los de que o "caminho não é este?"

"Estamos numa situação de empobrecimento
colectivo e há que romper esse círculo o mais rapidamente possível"

é a mais dura realidade mas convence-los da realidade no terreno que desconhecem? O que é que eu posso fazer? Entupir as caixas electrónicas mas alguém responde? Somos meros números e o fosso entre eles e o povo cada vez é maior!

Desculpe Dª. Helena mas ao "governo e TODA a oposição" eu junto o Presidente da República, que na minha opinião ficará na história como o pior dos piores que tivemos.

Anónimo disse...

Segundo Manuela Silva o único caminho de crescimento é a renegociação da dívida.

Mas não temos de nos preocupar com isso, o governo recrutou os melhores especialistas para negociar com a troika, como se pode constatar no Diário da República, 2ª série, nº56, de 20 de Março de 2013. Despacho nº4109/2013.

dre.pt/pdf2sdip/2013/03/056000000/
0997509975.pdf

Como podemos comprovar foram recrutados dois grandes especialistas, crème de la crème, com 21 e 22 anos acabados de sair da faculdade.

Carlos Fonseca disse...

Se alguém que visite o seu blogue tivesse alguma dúvida sobre a sua condição de Mulher independente, que apenas tem o pensamento próprio como guia, ficaria hoje com essa dúvida completamente dissipada.

Já discordei de alguns dos seus ecritos. Mas isso não significa menos respeito.

Cumprimento-a pela sua vericalidade.

João Menéres disse...

Não sei ( não saberei mesmo ? ) onde vamos TODOS parar !


Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Gostaria de ouvir estas palavras de gente que não passou pelos anteriores governos, porque esta sra. é do tempo (de má memória) do gonçalvismo e, infelizmente, todas as políticas seguidas desde o 25 Abril estão à vista. Lamento mas já não posso ouvir toda esta gente que parece que não tem nada a ver com o que se está a passar no nosso país.

Maria disse...

Grande entrevista. Obrigada por partilhar a visão de alguém tão interessante, também estamos a "empobrecer" ao nível das ideias, somos bombardeados diariamente com discursos dos chamados "ignorantes com entusiasmo", uma espécie muito perigosa...

José María Souza Costa disse...

Olá, boa tarde.

Não te esqueça, o Sol, é reluzente para todos nós.
Por isso, não deixe de ocupar um espaço que é somente seu.
Um abraço.

Clara Luxo Correia disse...

... nos meus 20 anos de economista muito tenho aprendido com as minhas colegas Helena Sacadura Cabral e Manuela Silva. Muito obrigada:-)