quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A bon entendeur salut!

Começa a ser preocupante a forma como um ex Presidente da República se refere a outros ocupantes do mesmo cargo e, em geral, aos políticos do seu país.
A função desempenhada no passado e a despesa que ela ainda representa para a nação, deveriam impor uma certa forma de contenção verbal. Discordar é uma coisa. Enxovalhar ou difamar é outra, muito diferente.
Acresce que uma comunicação social responsável não deveria ser o veio de transmissão daquilo que mais não é do que uma triste manifestação de senilidade.
À bon entendeur salut, como dizem os franceses!

HSC

34 comentários:

Isabel Mouzinho disse...

Isso mesmo, Helena! Não posso estar mais de acordo. :)

Unknown disse...

E desta vez o ex-PR até tem uma certa razão...É bem verdade que a Justiça portuguesa não atuou como devia em relação a alguns políticos...a começar, precisamente, por Sua Alteza Republicana, D. Mário I, o Inimputável!

A questão é: porque tratam os srs. jornalistas e a comunicação social em geral, o Dr. Soares, com uma subserviência e um "respeitinho" completamente diferenciado dos restantes políticos?!
http://jornalismoassim.blogspot.pt/2012/11/dr-mario-soares-vs-dr-mario-soares.html

Unknown disse...

Olá Drª Helena,

Em primeiro lugar faz-me imensa confusão as regalias vs estatuto de uns "ex-presidentes" face a outros!
Mas quando se fala em tempo de antena para dar opinião então é de enlouquecer....
E porque não vir a público prescindir de TODAS AS REGALIAS que possui, ficando a sobreviver de uma única reforma?
Simplesmente mudo de canal, não possuo capacidades sobrenaturais para o ouvir... deve ser por ter nascido após o 25 Abril!

Um Abraço,
Isabel

Anónimo disse...

Tem toa a razão. Devemos saber retirar-nos com dignidade.
If

Virginia disse...

Assino por baixo. E mais não escrevo por respeito pela senilidade do senhor.

Anónimo disse...

boa tarde,
esse senhor perdeu totalmente o respeito por ele próprio.
Cumprimentos,
Cláudia

Anónimo disse...

Estas declarações estão fora do seu tempo. Será que ele não se apercebe que, o melhor, era ficar caladinho, pois ele continua a chupar na teta...)

TERESA PERALTA disse...

Triste e degradante, com a falta de memoria inerente à idade e à maldade já avançada. Os jornalistas deveriam ser mais humanos, procurando ignorar tamanha decadência.
Um abraço Helena

Dalma disse...

A culpa não é dele porque está senil!
Neste caso a culpa é de quem o deixa falar e dos que se aproveitam dessa senilidade para atingirem outros fins!
Que pena as pessoas não saberem quando parar... e quando o seu tempo acabou!!

Anita disse...

Com todo o respeito que o Dr. Mário Soares merece, acho que os meios de comunicação deveriam deixar de dar tempo de antena às coisas que ele diz... Quando se observa atentamente o rosto do Dr. Mário Soares, é visível uma debilidade, resultante de uma vida já longa. Não lhe chamarei "delírios", mas há afirmações que decerto ele não pensa bem antes de as proferir e quero acreditar que tal se deve aos seus respeitosos 88 anos... Decerto que o esquecimento também se deve ao mesmo.
Cumprimentos e beijinho cara Helena

João Menéres disse...

Os mídia para sobreviverem precisam de senis com nome.
Lamentável.



Melhores cumprimentos.

Manuela Silva Mergulhão disse...



É triste um senhor que podia viver com dignidade os últimos tempos em paz não ter ninguém que faça ver a sua situação.
Os cumprimentos
Manuela

Anónimo disse...

Acho que vou voltar a ler o livro da Vera Lagoa "A CAMBADA" outra vez ;)

Anónimo disse...

Não podemos desvalorizar as pessoas pela idade, mas pelo seu comportamento.
Acho mais que é despudor, toda a gente sabe que MS fez várias viagens à volta do mundo sem pagar nada do seu bolso, adquiriu benesses, e nem vamos falar da fundação que, mesmo quando foi feito o estudo das fundações que revelou não passarem de tachos, a fundação de MS continuou a receber milhões, nesse mesmo ano.
Uma fundação é uma instituição com meios próprios postos ao dispor do bem comum, não é para ser financiada, para receber subsídios, é para dar bolsas, financiar projetos, rentabilizar esses BENS PRÓPRIOS.

Anónimo disse...

Bom dia Dr.ª Helena!
Concordo com a sua análise sobre o ex-Presidente da Republica. É pena que este Senhor não tenha alguém lucido que o aconselhe a retirar-se (para bem dele o do país) o país precisa de vozes sábias e não destas palavras acesas. E muito menos vindas desta pessoa. Mas parece que isso não acontece ou então o Senhor teima em pensar que ainda está com todas as capacidades (que já teve)e não ouve ninguém. Também é verdade que a comunicação social explora a situação.
Também concordo que “não devemos desvalorizar as pessoas pela idade, mas pelos comportamentos” é isso mesmo que está em causa, os comportamentos, que neste caso são reprováveis, sejam pela idade ou por outra causa qualquer. Cada ser humano é uno e como não somos iguais, também não o somos no envelhecimento.
Temos o exemplo do Prof Adriano Moreira que ainda hoje com 90 anos é um prazer ouvi-lo. Ainda ontem o ouvi e fico sempre deliciada com as suas análises. Tem uma crítica construtiva e elucidativa, é sempre um prazer ouvi-lo. É pena que nem todos possamos envelhecer do mesmo modo. Pelo menos não perdendo a memória e a compreensão.
Obrigada pela sua análise e por partilhar connosco, é uma maneira de também termos voz.
Tenha um bom dia

Unknown disse...

Não posso estar mais de acordo!

maria isabel disse...


Este Senhor devia pensar que afinal até nem foi muito prejudicado, fez o que entendeu no seu tempo e agora devia estar sentadinho no seu sofá a ler uns livrinhos da sua monumental biblioteca.
Caladinho passa despercebido, a falar sujeita-se a ouvir muitas coisas que não fica bem até por respeito à idade.

Anónimo disse...


Exma SnrªDrª Helena

O mundo está louco...
No seu tempo, no meu tempo, pois tenho 82 anos, existiam palavras que faziam parte da vida das pessoas quando eram educadas por pais educados.
Ética - honra - respeito -Pátria - Bandeira - Senhor - Excelência
Tudo isso desapareceu.
Mas o ex.- presidente Mário Soares insultar o atual Presidente ? que educação teve ele?... TAIS AFIRMAÇÕES REVELAM ÓDIO E AS PESSOAS BEM FORMADAS NÃO ODEIAM

Anónimo disse...

Permita-me o seguinte comentário:
"Dr. Mário Soares" à parte, Independentemente do publicado na Página Oficial da presidência da República, uma questão "baila" na mente de todos (pelo menos na minha):

Como fazer mais valias daquela ordem de grandeza com acções não cotadas em bolsa?
Sobretudo sendo o vendedor inicial e posteriormente comprador um antigo "ajudante de ministro" do inicialmente comprador e posteriormente vendedor.
Já agora, uma outra questão: é legítimo (pelo menos eticamente) utilizar a página oficial da Presidência da República para tentar justificar/legitimar negociatas do cidadão que exerce o cargo?
Nunca escutei ainda uma tentativa sequer de resposta objectiva para estas questões concretas.

Com os melhores cumprimentos

Guilherme Monteiro

Anónimo disse...

Não digo que MS não tenha razão, mas não é assim que se fazem críticas, tanto mais que muita AUTOCRÍTICA tb teria MS de fazer. MS pensa que a idade lhe permite tudo e deixa-se manipular pelos media.

Anónimo disse...


Senhor anonimo das 16,44.
A sua mente tem que se habituar a ver as coisas como elas são.

Sério que teve tanto poder e ouro nas mão e morreu sem que até hoje conseguissem encontrar a sua fortuna, só conheci um HOMEM que se chamava ANTÓNIO e está em Santa Comba...

Professora disse...

Concordo em absoluto. Julgo que os Media gostam de explorar as enormidades que diz porque gostam de "sangue e ridículo". Não terá o senhor filhos e netos que o calem??

Luísa Moreira

Gaivota Maria disse...

Numa época em verificamos que o facto de sermos mais velhos não nos tira a capacidade de termos uma vida normal, há sempre um velho do Restelo - o Dr. Mário Soares - a lembrar a velha ideia que ser velho é uma segunda meninice. Pena ele deixar-se acabar assim...

Maria disse...

Concordo inteiramente consigo, Drª Helena: é pura manifestação de senilidade! É triste é que, tenhamos uma comunicação social cada vez mais sem ética e sem profissionalismo! Quanto a mim, uma vergonha! Mas não haverá ninguém na família deste "senhor" que o controle e que não o deixe fazer estas figuras tão tristes? Será que ele ainda 'pensa que é alguma coisa, politicamente falando? Faz lembrar alguém no antigamente... Como os extremos se tocam!....
Um abraço.
Maria (seg. int.)

antónio m p disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Não me interessa minimamente quem é o Dr. Mário Soares com todo o seu passado político mas houve um cidadão que dá por esse nome que disse um conjunto de verdades e tal não pode ser escamoteado como quem atira o lixo para debaixo do tapete.
JM

antónio m p disse...

POR LAPSO PUBLIQUEI ANTERIORMENTE (E JÁ APAGUEI) O COMENTÁRIO QUE SEGUE, REFERINDO O BLOGUE "JUGULAR" ONDE DEVIA REFERIR O BLOGUE "O INSURGENTE". AS MINHAS DESCULPAS E O TEXTO CORRECTO:

Substância à parte, o que mais interessante vi sobre o assunto foi um post de O Insurgente, onde se inserem duas fotos: uma de Che Guevara e outra de Mário Soares, com os seguintes nomes por baixo: Che e Che Che!

Ressalvo que é a única coisa aproveitável do blogue O Insurgente...

19 de Outubro de 2013

José María Souza Costa disse...

Estimada, Maria Helena S. Cabral.
Já enviei o livro.

Hum, vim ao teu espaço, para lhe desejar um fim de semana bom. Com sol. Sorridente. Com muita Paz Espiritual. Que a compreensão seja a continuidade de uma vida, com paz, sonhos e esperanças. Sempre.
Bom tempo de verão, para quem está na região Sul, Suldeste, Centro Oeste e outras, precisa adiantar o relógio, e para quem não está nessas regiões. Contentamentos, por que Vida segue, sempre e sempre.
Abraços, abraçados.

patricio branco disse...

atribuo as declarações desenfreadas ou desinibidas de ms a algum mecanismo psicológico do tipo, cheguei à altura da vida em que me posso permitir dizer tudo o que sinto e me apetece dizer.
mas não existe insensatez no que diz, apenas uma completa liberdade de expressão já sem qualquer contenção protocolar, etc
como será a partir de agora nas sessões do conselho de estado?

Anónimo disse...

Faz-me lembrar a polémica José Cid VS Tony Carreira.

José Cid tem razão nas suas críticas, mas é capaz de ter telhados de vidro.

Quanto ao resto de senilidade, vejo muitos senis a "trabalharem" todos os dias num sítio chamado Assembleia. Sobretudo na bancada "central". Estão sempre a dizer coisas que não batem certo com a realidade... mais senil que isto não encontro em lado algum.

Fatyly disse...

Concordo e subscrevo e acredite Dª.Helena não consigo associar esse senhor ao 25 de Abril, mas a imensas coisas mal feitas como a descolonização e "quem em novo é disparatado em velho triplica":)

Anónimo disse...

MS apesar de ter razão está a ser sensacionalista, e isso vende como pãezinhos quentes.
Que bom seria se a liberdade de expressão de MS fosse verdadeiramente livre, a ponto de mostrar com sensacionalismo os seus próprios erros, desabafando sem os limites que o protocolo impõe.

Anónimo disse...

Mesmo os que comete(ra)m erros podem e devem ter a liberdade de dizer que o rei vai nu. Lamentável, a meu ver, os epítetos associados à idade, o que nem deveria de estranhar, dada a moda no rectângulo, embora, aqui, neste espaço,desejasse ter encontrado argumentos pertinentes e isentos.

Os melhores cumprimentos, minha Senhora,

Pedro Silva

Helena Sacadura Cabral disse...

Pedro Silva
Se me leu bem não é o conteúdo que me entristece, embora talvez devesse. É a forma, as palavras, o direito a julgar os outros sem se lembrar de que também pode vir a ser julgado da mesma forma pelos que critica.
Temos para com Mario Soares a grande dívida de não havermos enveredado pelo comunismo puro e duro. Mas creio que o país já terá saldado essa dívida.
E, como sabe, a liderança de MS não esteve isenta de problemas sérios- Rui Mateus, Macau, etc . É justamente em nome desses problemas que MS não deveria falar como falou, porque ele também pode vir a ser julgado.