domingo, 1 de setembro de 2013

Oxalá houvesse...

" Abençoada mãe que deu à luz esta filha"
" Boneca, és colírio para os meus olhos"
" Querida, se não fosse casado, casava-me já contigo"

Aqui ficam três exemplos de piropos, muito do meu tempo, com que o BE pretende acabar, sabe-se lá bem porquê. É claro que há muitos outros jocosos e até ordinários, que dependem do grau de instrução de quem os profere. Mas, por norma, são uma explosão natural de apreço que elogia mais do que ofende.
Num país em que cenas de sexo muito explícito passam diariamente na tv e no cinema - para não referir os computadores -, a qualquer hora, integrando o cardápio da (in)formação televisiva, pública e privada, aquele partido, na actual conjuntura, considera da maior oportunidade, calar a voz dos portugueses que utilizam esta prática latina. Pena que não haja, hoje, um bonito homem no BE, para eu lhe dar um piropo. Oxalá houvesse!
Haja paciência para tanta tolice.

HSC

21 comentários:

maria isabel disse...

De acordo Doutora Helena. Já houve um bonito homem no BE, bonito por dentro e por fora, chamado Miguel.
Além de piropos, os meus aplausos.
Beijinhos e bom domingo
maria isabel

Pôr do Sol disse...

Querida Helena,
Só podem ser efeitos deste calor!

Com tanta coisa util para fazer!

Um partido que poderia trazer alguma esperança e fazer qualquer coisa de jeito, permite-se e estes propósitos.

Será que a ideia partiu de alguma mulher que nunca teve a sorte de ouvir um piropo engraçado?

Haja paciencia! E um bom domingo para si e todos os seus.

Dalma disse...

Não vejo televisão por norma, eventualmente o noticiário se calha atrasarmo-nos para o almoço ou jantar e por isso não sabia da nova preocupação do BE! Deixemo-los, sempre é melhor do que fazerem a demagogia que sabem poder fazer, porque nunca serão governo! Assim andam entretidos...

Anónimo disse...

O BE passou-se.
Mas alguém vai aproveitar este episódio de distracção política. Não acha?
Pi.

rmg disse...


Um profundo desconhecimento da “rua” .

Basta andar umas horitas aí na rua a pé , como eu faço todos os dias do ano , esteja em Lisboa ou na cidade do interior onde agora passo algum tempo , para nos darmos conta que neste momento já deve existir uma situação de empate técnico em matéria de piropos entre as/os adolescentes e as/os jovens de um modo geral .

Fico assim com a impressão que , por razões que não descortino , esta gente prepara-se para perder os votos de futuras eleitoras e eleitores sem ganhar coisa que se veja nos actuais porque , como sempre nos partidos , funcionam em circuito fechado e não vêm para a rua (e quando vêm é de carro) .

Tivessem ficado pelas lutas que têm que ser feitas contra a violência real , essas sim sempre urgentes e que já deviam ter sido ontem .
Mas não , têm sempre que inventar alguma coisa “bonitinha” que acaba por descredibilizar desnecessáriamente as lutas sérias .

RuiMG

Isabel Mouzinho disse...

Concordo plenamente Helena e junto mais um à sua lista, que é um dos meus preferidos: "Ó jóia, anda cá ao ourives!..."
Falta sentido de humor na política e no BE em particular.
Beijinho
Isabel M.

Teresa Peralta disse...

Estas são as fobias dignas de tratamento... Equiparar, em termos de gravidade, o piropo, que “entronca na categoria do assédio” e que se “enquadra na área da violência contra as mulheres” (jornal i) é, como a Helena diz, não ter a noção daquilo que é a cultura latina e, acima de tudo, não saber ler, para além da "cartilha”...
Um abraço para si Helena

Anónimo disse...

Depois não se surpreendam que o Bloco consiga apenas uns 7%.
Isto há cada uma!
P.Rufino

Anónimo disse...

Como qualquer mulher, eu aprecio um piropo (confesso), mas habitualmente nem lhes dou muita importância, raramente fixo algum mas é engraçado que a semana passada aconteceu-me uma coisa estranha.
Fui à praia e o meu pai disse-me para ir à lota de Matosinhos para tentar encontrar a minha mãe (aproveitamos as férias comemos todos os dias peixinho fresco)! :)

Como estava em biquini, coloquei o paréo e lá fui...

Quando lá cheguei, diz-me um senhor que eu acredito fosse pescador ou coisa do género: "Ó menina, isto não é um aeroporto, onde aterram aviões. Mas, sim, uma lota onde, quanto muito, atracam navios!

;)

Vânia

Professora disse...

Cara Helena,
Até sabe bem, às vezes, ouvir um piropo simpático! O meu Pai tinha uma máxima: "Mulher de juízo, não tem ouvidos". Será que o BE tem alguém de juízo?!

Maria disse...

Assim se vê não só a tolice mas também a falta de preparação, competência e a ignorância para desempenhar as funções de deputada.
Está bem plasmada nesta pretensão tão idiota, a total "impreparação" daqueles que representam (????) o povo na Assembleia da República!
Haja paciência! E ela já se esgota.... Enfim! Palavras para quê?! São "artistas" portugueses!!!!.....
Maria (seg. int.)

Anónimo disse...

Estas pequenas do BE ainda estão a tempo de "mudar de vida", como dizia a música do António Variações, porque a política é coisa que não lhes assiste...

Isabel BP

João Menéres disse...

O piropo citado por ISTO E AQUILO,

uma preciosidade !

Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Ouvi a notícia e nem queria acreditar? Percebi bem? Assédio com piropos? Pior era o ''se passares a Guimarães ficam-te lá as pernas '' (leia-se para cabos de faca, quando se era magricela, hoje elegante)!Haja bom senso!

Anónimo disse...

Ri-me imenso quando em 1997/8 uma aluna me disse que se sentira feia durante a sua estadia na Inglaterra sem as trocas de olhares e os piropos lusos.
Por mim dispenso e por feitio detesto piropos mas tenho pena que o BE ande a copiar medidas estrangeiras desajustadas em vez de puxar pela criatividade propria.
L.L.

Anónimo disse...

Dr.Helena,
penso que o humor é o sal da vida,e os piropos engraçados são bem vindos.
O último que ouvi foi -"Que será que se passa no céu,para um anjo ter fugido para a terra?"
Confesso que depois de ouvir uma voz grossa de homem proferir isto do alto de um prédio em construção,ainda olhei para trás,mas,não estava mais ninguém no passeio senão eu.
Sorri por fora e por dentro,até porque tinha acabado de perder este ano,3 pessoas muito queridas...entendi como uma mensagem do além.
Que o humor faça sempre parte do seu dia a dia.
Obrigada pela boa disposição que transmite.
Catarina S H



Anónimo disse...


Diz ele:

Que bela perna!!!!
Responde ela:
Tem outra do outro lado.

antónio m p disse...

O BE não disse nada disso, se eu bem entendi, Alguém do BE, intervindo livremente, o terá dito. Mas logo se escrevem tratados sobre este disparate político.
Com tanta vacuidade que se lê este ano nos cartazes do Bloco para as autárquicas, cairam os piropos sobre o piropo da outra. Uma piroposeira, enfim.
amp

Fátima Costa disse...

Também achei muito descabida a preocupação do BE. Com tanta situação grave a pedir uma resposta, não faz qualquer sentido.Isto porque alguma das mentes preocupadas nunca ouviram delícias como esta:
-"menina quem me dera tomar banho nos seus olhos"...(tenho olhos verdes)

Fátima Costa

Isabel Seixas disse...

Gostei imenso da conclusão que retirou, é assim mesmo.Aliás atendendo à formação só poderá ser poema...

Aiiiii...
Há visões que me fazem crer na existência do "Nosso Senhor Aparecido" nossa Senhora do 25 de Abril queira que seja casado monogâmico, casto, pertença ao governo e não se queira cruzar mais comigo...

Manuela Waterman disse...

Viva Helena,
Não posso deixar de referir o mais engraçado que ouvi há largos anos: "Cheira bem, cheira a Lisboa".
Abraço,
Manuela