segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Porque será?!

Oiço - sem perceber bem do que se trata - o montante que Cristiano Ronaldo vai ganhar entre futebol e contratos publicitários. Há dois ou três meses, falou-se também de Mourinho, a propósito do seu retorno a Inglaterra. Não fixei números mas lembro-me de ter pensado que o nosso Cristiano ganharia num minuto algo parecido com o que ganho num ano em que os livros corram muito bem.
Não tenho nenhum comentário a fazer sobre o tema. Mas tenho uma pergunta. Porque é que estas verbas não levantam qualquer celeuma pública, num país que discute ao tostão outras verbas de outros sectores profissionais que, afinal, são bem mais rentáveis e necessários para o país?
É estranho, porque nem sequer os clubes mais desfavorecidos abordam a matéria. Será que o futebol é o único sector intocável em Portugal? Se sim, valia a pena perceber porquê...

HSC

26 comentários:

Anónimo disse...

A verba que o CR vai ganhar é uma afronta numa época com ou sem crise... Ainda para mais uma pessoa que não dá um tostão para ajudar o próximo (nem aquando da tragédia das cheias na Madeira... pudera com aquela "troupe" toda às costas).

Lá vão mais uns Ferraris, uns óculitos e umas cuequitas da Calvin Klein.

Isabel BP

P.S. Perdoem-me os fãs do CR, mas é muita parolice para o meu gosto!

Um Jeito Manso disse...

Se calhar as pessoas não dizem nada porque nem conseguem bem perceber o que é tanto dinheiro. Eu a mim, por exemplo, tanto dinheiro só me daria ralações. Fazer-lhe o quê? Ter que andar a reparti-lo sabe-se lá por onde? Ou comprar uma casa todos os dias? Nem sei.

Por isso, ouço esses milhões todos e fico a pensar 'coitado do rapaz, terá cabeça para gerir tanto dinheiro?'. É que mesmo que contrate um gestor de fortunas tem que olhar para os papéis, tem que se maçar.

É de mais, claro que é, um mundo louco, uma parvoíce, um despropósito. E uma carga de trabalhos, digo eu.

Fatyly disse...

No futebol desde que não entrem dinheiros dos nossos impostos, (ao contrário da selecção que é o verbo encher à nossa custa).
Não me incomoda que fulano e cicrano ganhe isto ou aquilo DESDE QUEPAGUE OS SEUS IMPOSTOS, incomoda-me mais "personagens que manobram dinheiros públicos" da forma que sabemos, numa cobertura partidária vergonhosa e estamos a pagar a factura. Quero é saber para que servem tantas Empresas que usaram como nome Fundação que de fundação nada tem, PPPs, empresas municipais que nada fazem e tudo isto pesa e não há governo nenhum que tenha a coragem de "varrer a casa", mas apenas cortar no que não deveria cortar. Para que serviram tantos campos da bola em 2004? Para termos de pagar uma factura municipal de 16 anos.

Agora os milhões do Cristiano não me "aquenta nem me arrefenta" e até é um clube madrileno...é com eles.

Enfim.


Anónimo disse...

O Futebol é, de facto, um mundo, lamentavelmente, à parte. Não pagam IMI pelos Estádios que possuem; os mesmos que nós (contribuintes) pagámos por ocasião do Euro, alguns deles, hoje, ás moscas, como se sabe; auferem de facilidades fiscais que nenhum outro contribuinte beneficia, colectivo ou singular (talvez, com a excepção da Banca que até hoje beneficia de um IRC escandaloso. Veja-se, por exemplo, o que os Bancos alemães pagam, por comparação – o dobro), etc. Um mundo de excepção em quase tudo. Um mundo em que ninguém se atreve, nem por cá, nem por lá (UEFA incluída), por exemplo, a aceitar o visionamento das imagens obtidas pelas TV com vista à marcação de um “penalty”, um mundo onde a corrupção “navega” sem grandes contratempos, um mundo onde se permite a contratação, por milhões, de jogadores, embora os Clubes nadem em dívidas, quer a terceiros, quer ao Fisco, um mundo que beneficia de facilidades da Banca para efectuar o pagamento das dívidas, a mesma Banca que entretanto lhes paga e bem pela publicidade nos Estádios durante os jogos, um mundo que nenhum político por cá (e se calhar por lá também) quer confrontar; por exemplo, um Clube que tem dívidas excessivas, ou seja um passivo gigante e um activo menor, o qual deveria ser impedido de jogar enquanto não pagasse, sobretudo ao Estado (Fisco) as suas dívidas; um mundo que através das SAD não só pode jogar na Bolsa como através das SAD, permite as jogadas mais “estranhas” possíveis, entre as quais as contratações de jogadores, enfim, um mundo especial, à parte, onde até as investigações sobre corrupção têm dificuldade em penetrar. É mais fácil partir pedra do que apanhar um poderoso do Futebol. Um mundo onde se compra muita arbitragem, com dinheiro ou com “elas”. Um mundo que não deveria ser passível de assim se comportar, mas que nenhum governo até hoje teve a coragem de combater e enfrentar. Nem nunca terá. Um mundo onde depois de se fugir aos impostos e ter sido apanhado, paga-se o que se deve, com mais ou menos coima fiscal e ninguém vai para a cadeia, fica tudo em bem. Um mundo diferente daquele em que se alguém deve mais de 5 mil euros à Segurança Social tem um muito sério problem judicial, mas se dever milhares ou milhões vindos do futebol, tudo se negoceia e se paga devagar e segundo as conveniências do clube. Um mundo onde já se viu a política encostar-se ao futebol, mesmo sórdido, com vista a ganhar eleições. Enfim, um mundo onde um Cristiano Ronaldo pode ganhar milhões devidamente salvaguardados de uma elevada carga fiscal e do outro lado do mundo outros vivem aflitos para pagar os seus impostos entre os quais os IMIs, embora os estádios onde os Ronaldos jogam estejam isentos. Um mundo maravilha – o do futebol! Diferente do nosso, dos restantes 10 milhões de contribuintes. Um mundo de figurões!
P.Rufino

maria isabel disse...


De facto o futebol é intocável e alguém saberá porquê.
Não há profissão nenhuma (a meu ver) que justifique um valor de remuneração que para falar verdade nem sei bem quanto é.
Mas mantenho o que uma vez disse: vivo com dificuldades, precisava de mais alguns euros, mas continuo a preferir a minha cabeça recheada de inteligência e cultura, que as pernas do Cristiano Ronaldo
tirando o gel a cabeça é oca

zia disse...

Para um reformado a quem irão roubar 10% da reforma de 710€s/mensais brutos, é ofensivo darem tanto enfase ao que o dito CR vai ganhar...
Seria oportuno que os reformados perante tanto escândalo económico, e tanto esbanjamento e/ou isenções, se organizem para reclamarem aquilo que lhes é devido.
Um grande abraço,
zia

Virginia disse...

O CR não ganha mais do que o melhor tenista ou o melhor golfista, o que é ultrajante, mas é a Vida!! Não somos nós que lhe pagamos, ele paga impostos no país onde recebe. Penso que ele tem ajudado muita gente, pelo menos é o que leio em revistas.

Quanto ao que se paga a gestores de empresas publicas, isso é outra louça!!

João Menéres disse...

Compreendoo seu ponto de vista, HSC.
Mas se outros jogadores, que não se comparam ao CR, ganham balúrdios, nãoseria justo que ele ficasse para trás.
Além disso, não somos nós que lhe pagamos...
O CR é uma máquina de fazer dinheiro e o Floriano Perez sabe muito bem fazer as contas.
O investimento tem retorno garantido e com substancial margem de lucro...


Melhores cumprimentos.

Dalma disse...

A meu ver não é o que ganha o Ronaldo ou o Mourinho que é problema pois desse algum ainda virá para Portugal. O problema é o dinheiro que SAI de Portugal quando os clubes portugueses contratam senão por milhões, pelo menos por milhares esses jogadores estrangeiros!
Mas na realidade eu não percebo nada de futebol e se calhar alguém dirá e talvez com razão, que estou a falar do que não percebo!

p.s. Ontem Chicago estava manchado de roxo, literalmente falando, eram os de Washington que vinham jogar futebol (americano) com os de cá. A festa pelas ruas era total, homens, mulheres, crianças, novos e velhos tudo em roxo! Não soube quem ganhou.

Anónimo disse...

Infelizmente o clube não perde, até deve ganhar. é pena o dinheiro não aparecer para outras causas.Ele deve dar umas camisolas assinadas para ajudar.é patético, nem uma quantia simbólica dá, quem trata da imagem dele é fraquinho

Anónimo disse...

Nada melhor do que comparar para ver que não estamos mal (individualmente), neste site - http://www.globalrichlist.com/, em income, escolhemos o nosso país, e a seguir o montante anual dos nossos rendimentos, como no planeta somos 7 mil milhões, veja em que posição fica.

Anónimo disse...

Quando as nossas TVs abrem o telejornal, com a notícia dos milhões que o CR vai ganhar, ele não tem culpa! Gosto de futebol mas não vou aos Estádios, logo dinheiro meu, diretamente, não auxilia estes contratos milionários. O CR não tem culpa destas situações e até acredito que os Impostos façam o que tem a fazer...

Anónimo disse...

Cara drª Helena,
que bonita fotografia com as duas pessoas mais conheçidas no mundo inteiro,creio eu.E portugueses.
Futebol é o desporto rei,há muito tempo que assim é.

Antes o futebol que as sádicas touradas,desporto primitivo,bárbaro e cruel.E crianças assistem ao massacre dos animais indefesos.

Aprecio a arte destes jogadores de topo(e não só) que dentro de campo fazem maravilhas com o seu "bailado" e nos fascinam com as suas,digo,nossas vitórias.
Como é bonito ver como um jogo "pára" um país,unindo uma Nação numa só canção - Hino de Portugal -.
O Orgulho da Pátria ressurge neste momento,bem hajam!

Que é uma enorme quantia o que alguns recebem,sem dúvida.
Que outras profissões mereciam muito mais,sem dúvida.
Mas também é verdade que os estádios enchem com milhares e milhares de adeptos,de todos os estratos socias,de todas as idades,raças,religiões,etc...e somos muitos de nós que alimentamos esta industria.
O que está por "detrás do pano" e é mau,existe em todo lado,pois em todo lado há o bom e o mau.
Não existe perfeição no ser humano,mas é gratificante saber que alguns professam o bem...
E não acredito que que o professor Mourinho,nem o Cristiano passem ao lado de ajudar alguém.
E se alcançaram o que têm,a nível material,é a "rota deles".
Também acredito que eles trocariam a fortuna pela vida da irmã,ou do pai.
Quem o ajudou(CR),quando ele vivia num casebre?quando treinava ao frio e á chuva?alguém se lembrou de lhe oferecer umas chuteiras?
Já agora,os clubes pequenos deviam ser ajudados por todos nós,os de cada região,nem que fosse com um euro,para que "artistas" á sua maneira,ao menos tivessem o mínimo para se alimentar condignamente.
O desporto faz bem,ao menos não andam em vícios.E aos dias de jogo distraem,alegram,encantam por momentos almas que precisam de um olá,um sorriso,uma alegria,de descomprimir as tristezas da vida...
Se em vez de atirarmos pedras e ofendermos plantassemos flores nos corações alheios,o mundo fosse melhor!...
Porque o futebol me encanta assim como tantas outras coisas com arte,com paixão,com Amor,desejo que a união saudável permaneça em todos os desportos e actividades humanas.
Que o mundo um dia não se agrida mas se complete.
MFK


Anónimo disse...

Boa tarde,
Não me interessa muito o vencimento final do CR ou de outro jogado. Desde que pague os respectivos impostos.
Na realidade, procuro olhar para o futebol e ver apenas a modalidade desportiva que deverá ser desportiva, saudável e edificante.
O principal é que eles, os jogadores, tenham noção de que são modelos de comportamento para muitas crianças e jovens em geral. Logo, devem ter um cuidado acrescido com o que fazem e com o que dizem. Afinal, não basta ser famoso e adorado! Há também um preço 
Indigna-me, sim, a forma parcial e injusta como o Estado Português (e os seus cidadãos em geral) tratam as diferentes modalidades desportivas, cujas selecções nos representam nos campeonatos europeus, mundiais e olímpicos. Parece que só há dinheiro (dos contribuintes) para a selecção de futebol e para algumas modalidades de elite, o resto é uma pobreza, uma desconsideração humilhante.
Revolta-me também quando ouço falar em “perdões fiscais”.
De resto, o desporto é salutar e edificante para todos, pena é não ser valorizado a nível do ensino público, é que nem todos podem frequentar ginásios e clubes particulares! A aprendizagem e a prática de educação física é um passaporte para uma postura de cuidado e prevenção da saúde e bem estar geral da criança, do jovem e do adulto. Sem falar dos benefícios a nível de socialização e aquisição de valores éticos.
Cumprimentos,
Cláudia

Anónimo disse...

Boa noite!
E o sector da droga? da corrupção? do armamento? da prostituição? da pedófilia? dos favores? do colarinho branco?...

Mourinho e Cristiano que ganhem biliões que eu aplaudo!Com certeza movem uma indústria que serve para alimentar muitas famílias que precisam.
Só podem ter uma estrela enorme a torçer por vocês,continuem a encantar o Mundo,sim,o Mundo com a vossa magia.
Enquanto estão no estádio não tomam "Xanax".
Penso que para vos pagarem o que pagam,devem ganhar muito mais á vossa conta(os nuestros hermanos e os bifes),e que vos continuem a pagar,agradeçemos a loucura.
Gosto,quando depois de um golo ou vitória,erguem o dedo aos céus e agradeçem ao Pai,só mostra como são Grandes e teem alma.

Portugueses que vos respeitam e admiram,deixam um sorriso de agradecimento.

Maria disse...

Também acho!...
Maria (seg. int)

JFR disse...

Permita-me que lhe cause uma risada (tão típica e agradável das suas) ao observar o vídeo que lhe proponho ver:

http://www.youtube.com/watch?v=JDxgfvg95Cc

Realmente o dinheiro ajuda muito, mas não compra a boa educação, postura e gosto.
E isto dito por um mero recém licenciado, sem perspectivas abonatórias (€€) pela frente...
Vale-me a mim estas três virtudes que a ele lhe faltam, e um humor perspicaz.

Um abraço,
João.

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Anónimo das 21:33,
Caro MFK
Adorei a defesa do futebol e do futebolista. Mas eu apenas fiz uma pergunta,
Agora faço outra: quanto deveria ganhar alguém que, sem ninguém conhecer, está dia e noite num laboratório a tentar descobrir remédios que curem doenças até agora incuráveis? Quanto? Quem os defende?!

Anónimo disse...

Um dia, quando reclamava com a quantia absurda que um certo futebolista ganhava (e nem sequer era um destes dois), responderam-me que estava bem assim porque "afinal, há poucas pessoas no país capazes de fazer aquele trabalho". Respondi que o que eu faço apenas outras 7 pessoas no país sabem fazer e algumas não tão bem quanto eu.
Acho que tem toda a razão. Não acho que eles devessem ganhar o ordenado mínimo (aliás, ninguém devia) e reconheço-lhes o talento. Mas tanto talento, tão mais importante para a sociedade, é tão mal pago.
Patrícia

Anónimo disse...

Tem razão quando diz que os valores que destes contratos são um exagero. Também acho. E penso que não se justifica. Mas também me parece que choca mais por ser muito publicitado. Tem razão quando diz que há outras profissões (no caso cientistas) que deviam ser mais acarinhadas e bem pagas (não sei se são ou não porque esses não são publicitados). Mas há outras situações bem piores e que mexem com todos nós que somos contribuintes. Choca-me menos que o Mourinho ou o Ronaldo ganhem 100 mil do que alguns políticos e governantes ganhem 5 mil. E não estou a generalizar porque em todas as atividades há o pior, o melhor e o assim-assim. Para mim a política (no verdadeiro sentido da palavra) devia ser uma opção de vida tomada como um “obi” (tipo… atividade extra) e não como atividade principal e muitas vezes usada como lobbY. Devia ser um ato nobre de trabalhar para um bem comum, uma atividade de caris social, uma defesa de valores uteis para todos os extratos sociais. Eu sei que isto é utopia mas é assim que eu vejo a vida política (partidária e não só), como atos públicos de bem feitoria. Como sei que não é assim e nota-se que na política partidária, e não só, há muitas guerras, pessoalmente, não consigo praticar esse tipo de atividade. Prefiro ver futebol mesmo a pensar que são chocantes os valores envolvidos. E mais, alguns não são conhecidos e nem se sabe até que ponto são legais…

Anónimo disse...


Exma Senhora Drª Helena

É fácil responder á sua pregunta: Quem deveria pagar a essas pessoas que tanto teem feito para salvar vidas, certamente seriam as Empresas Farmacêuticas que depois vão vender os medicamentos e ganham rios de dinheiro... V.Exª já viu por exemplo quando estamos todos convencidos que o ouro, os diamantes, a droga valem muito dinheiro, eu tenho um filho esquizofrénico que tem que tomar um medicamento SEROQUEL e custa 174,99 €. Ponha o medicamento na balança e veja quantas gramas pesa e a como sai a grama. Pois quando alguém inventa ou descobre algo para bem da humanidade, essas Empresas e os próprios governos deviam atribuir um prémio sem dimensão a essas pessoas. Neste caso o futebol está mais avançado e compensa quem faz feliz através das vitórias milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.E se V.Ex.ª me conseguir dizer que droga é essa do SEROQUEL que custa tanto dinheiro fico muito agradecido

Anónimo disse...

Cara dr.ªHelena,agradeço o seu elogio,que muito me toca.
É das questões que nasçe a luz.

Esses,são os que professam o bem,e os que eu mais admiro.Os que defendo.São os anjos na terra.
Quanto a mim,penso que não há verba a atribuir-lhes pelo que fazem.Qualquer importância seria uma ninharia.
Mas também penso que o êxito nas suas descobertas científicas,a sua dedicação em prol da humanidade,para acabar ou atenuar o sofrimento humano,seja o Graal que buscam.
Se eu tivesse inteligência para tal,era o que gostava de fazer.Neste campo os meus neurónios são mirrados.Sou fascinado por descobertas científicas.Aguardo ansiosamente que o bosão de higgs traga muitas alegrias.
E por música também,mas a voz não é "famosa".
Deixo para si e todos os comentadores um presente.
Uma voz assim mereçe muito.
Portugal tem coisas muito Boas.

"O Amor há-de vençer,e a alma libertar"... Amor a Portugal - Dulce Pontes. Encantem-se.
http://www.youtube.com/watch?v=5GryB9oZcnM

Torço para Portugal estar presente no mundial - Força Selecção!


MFK

Anónimo disse...

É de facto muito dinheiro. Mas, tendo quem lho queira pagar e não sendo dos nossos impostos, nada tenho a opor. E desde que o rapazinho pague os seus impostos, tudo bem. Acho muito pior pagar salários do género do que pagam ao Catroga, ao Bava, ao Mexia...etc etc ... Muito mais grave!

Anónimo disse...

DrªHelena,ainda bem que adorou.Muito me apraz.
A Srª colocou uma questão e eu outras que considero pertinentes.
Cada um no seu direito.
A casa é sua,e espero ser um visitante agradável,caso contrário remeto-me ao silêncio.
Jamais gostaria de me sentir um intruso ou inconveniente.
Por mim é um gosto visitá-la,e partilhar o seu blog.
A minha intenção não é ser "defesa" de ninguém,mas dizer o que penso.Até porque eles não precisam de mim para nada,nem os conheço.
Do CR prefiro divulgar a Amor Maior que ele nutre pela mãe,e que todos conheçemos.Lindo!
Penso também que ajudou um rapazinho vítima do tsumani há uns anos(mas a memória de alguns é curta e preferem divulgar coisas mesquinhas,e forjadas pelos médias),que vestia uma camisola com o nome e número dele(se não estou em erro).
Falam da falta de instrução dele,pessoas instruídas,isso é o que me pasma...
Se o dinheiro não compra instrução nem educação como li,observo que instrução também não é sinónimo de carácter.
Ele não deve apregoar o que distribui(e também não deve),nem ele nem ninguém.
Ás vezes gostava de ter a sua,(da dr.ª)inteligência para poder tirar o brevet e voar...voar e apreciar o que as alturas nos porpocionam e esqueçer as "bizarrias" que aconteçem na terra.
Quanto aos que pergunta faço minhas as palavras do MFK.
São almas Maiores que tudo mereçem,não esqueço nunca aqueles que tratam dos seus semelhantes em cuidados paliativos e lhes dão todo o Amor.
Tenham uma noite feliz,porque eu vou fazer por isso.
Vou pintar um quadro,ouvir música,e deliciar-me com um caril de gambas e ananás e um copo de excelente vinho português da Herdade do Esporão - Syrah.
Fui convidado,por Amigos.
Como diria uma Amiga minha a vida é bela nós é que damos cabo dela.
Eu a escrever este comentário e a ver na tv que o "nosso" Cristiano marcou 3 golos ao Galatasaray.
Boa Cris é uma Espantalhação!

Ah ah ah a minha energia ecou pelo universo.

Anónimo das 21.33

Anónimo disse...

O problema de se comparar o futebol à ciência, inteligência, cultura, educação e outros é que não faz qualquer sentido.

O futebol é uma indústria há 20 anos, não apenas um desporto. Isso é para amadores. Essa ideia romântica do "pontapé-na-bola" é pré-histórica.

Tal como o basquetebol e o futebol americanos, o autobilismo, o golfe, o ténis, etc. estamos a falar de indústrias, logo quem quiser competir em cada uma deve lutar com as armas que tem. São "hipermercados", "mercados" e "minimercados" a quererem apanhar as suas fatias.

De facto o Ronaldo e o Mourinho pertencem a uma elite muito restrita no futebol, que é sempre uma pirâmide. Eles estão no topo e são os melhores no que fazem. Nada a dizer.

Muitos jogadores portugueses estão lá fora no Chipre, na Rússia, nas Arábias, e os melhores estrangeiros estão em Portugal por pouco tempo por causa do ordenado. Há jogadores que escolhem clubes mais fracos porque pagam mais. Isso do amor à camisola é mito há décadas.

Não é preciso justificar o que alguns jogadores ganham. É desnecessário. Se se trata de uma indústria, a competição "obriga" que os melhores clubes segurem os melhores jogadores. Portanto, Ronaldo está no clube que neste momento lhe pode pagar o que ele vale na indústria. Tudo o resto é folclore. Se houvesse outro clube que conseguisse pagar mais, Ronaldo mudava-se logo a seguir sem hesitar. É por isso que o ordenado de Ronaldo vai crescendo: é sinal que tem mercado e é sinal que a marca Ronaldo vende, tanto a nível desportivo como a nível comercial.

Por exemplo, mal comparado, o Ronaldo ganha em quatro dias o ordenado mensal do jogador Luisão, capitão do Benfica.

Já o Luisão ganha mais por mês do que muitos futebolistas profissionais em divisões segundas em época e meia. E assim sucessivamente.

Portanto poucos são os jogadores que ganham muito, e em Portugal muitos profissionais do futebol são francamente mal pagos, comparando com o que se passa lá fora.

O futebol também emprega muita gente e tem muita visibilidade. Todos os sectores profissionais que dão dinheiro são necessários aos países, e o futebol (o futebol-indústria), não é excepção.

O problema do futebol não está nos ordenados, a entidade patronal que decida o que quer fazer, é lá com eles. Desde que paguem impostos. Têm retorno, portanto pagam muito bem. Quanto mais retorno, mais pagam. Simples. Se não tiver retorno, o clube afunda-se. Trata-se de decisões individuais e cada um sabe da sua vida.

O que é condenável na indústria, e que está neste momento a ser discutido, são os valores exorbitantes das transferências que põem em causa a competitividade no futebol. Clubes com dívidas deviam ter muitas limitações. E os menos fortes e sem dívidas deviam ser premiados e protegidos. E é claro que é sempre condenável a sempre má ligação política-futebol, mas isso são outras conversas.

Será que não é eticamente mais condenável que a ciência seja uma indústria? Não sei não...

Anónimo disse...

O filme que queria dizer é,Fiel Jardineiro,e não,Jardineiro em África.

Está feita a correcção.

:)