sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Confiança?!

“Confiança dos cidadãos nacionais nos partidos atingiu recorde negativo histórico e já é inferior a metade da média comunitária (19,6%). Crise, medidas de austeridade e alternância no poder são alguns dos factores explicativos da ruptura.”

Só 9 em cada 100 portugueses acreditam nos partidos. É verdade que ainda há quem esteja pior. É o caso Grécia (4%), da Eslovénia (4%), Espanha (5%) e da Itália (7%). Iguais a nós apenas a Lituânia. No polo oposto está Malta com 46%.
Não é apenas a austeridade que explica esta fractura. De facto, subsiste, a nível nacional, um problema de cultura política, a que não é indiferente o desgaste de partidos que há 30 anos tinham a confiança da opinião pública e que a perderam pela hipocrisia programática que praticam. Portugal tem uma direita e uma esquerda que estão velhas, cujo discurso é o mesmo de há três décadas, num mundo que nada tem de comum com o de então.
Estes números traduzem muito claramente o desencantamento do homem comum, que apenas está a dar sinais para o interior do sistema político e que este insiste em não ver.
O distanciamento dos cidadãos portugueses e de alguns europeus relativamente aos partidos e instituições que os representam, é apenas um dos indicadores das falhas de um sistema que, de democrático, só tem, cada vez mais, o nome.
Há outros sinais, tão ou mais importantes do que este, que vêm corroborar o progressivo afastamento entre o país real e as instituições partidárias que, infelizmente, são os únicos redutos de onde saem aqueles que nos governam.

HSC

5 comentários:

maria isabel disse...

Os portugueses estão muito cansados
de serem enganados. E não são tão ignorantes como os querem fazer ser.

Virginia disse...

Quem é sério, honrado, íntegro não vai para político.
Dissuado todos os meus familiares mais próximos de o fazerem e os filhos acima de tudo.
Não acredito no povo, nem lhe dou crédito nenhum. Duma maneira geral queixam-se, mas seriam incapazes de fazer melhor.
E então os media vivem e alimentam-se das intrigas e histórias que eles próprios inventam para "lixar" os tipos que tiveram a ousadia de "ir ao pote".
Respeito alguns políticos mas não punha as mãos no fogo por ninguém...e abomino os que, ao longe, dizem mal, criticam, destroem e desfazem tudo o que de bom se vai fazendo por aí.

Maldito país! Como se diz aqui " cambada de inbejosos"!

Maria Eugénia - Porto disse...

"Há nos confins da Ibéria um povo que não se governa nem se deixa governar" , já dizia Caius Julius Caesar.
Os partidos em vez de se unirem em torno do bem comum, afastam-se, discutindo o que não nos interessa!
Passaram-se mais de dois mil anos sobre esta observação e não se aprendeu nada! Sendo assim por que se admiram que o povo esteja descrente e farto disto tudo?

Um Jeito Manso disse...

Gostei muito de ler este seu texto, desassombrado como sempre. Partilho o que diz: os partidos estão velhos, com tiques de velhos cheios de vícios, manhas, truques. Estou mesmo saturada destes partidos, destes políticos, deste sistema absurdo em que os eleitos não respondem perante os eleitores mas perante as estruturas dos partidos.

Que coisa esta... Como é que vamos sair disto?!?!

patricio branco disse...

hipocrisia programática que praticam, sem duvida, tambem o egocenrtrismo deles e dos seus membros, o interesse pessoal dos politicos partidários, os partidos como agencias de emprego para os seus dirigentes e filiados, o afastamento progressivo do cidadão, a hipocrisia como bem se diz, a mentira antes das eleições para ser eleito, a pratica decepcionante e desprezante depois, etc etc