sábado, 31 de agosto de 2013

A diplomacia

“Diplomacy is the art of telling people to go to hell in such a way that they ask for directions.” 
Winston Churchill

Enquanto espero um grupo de amigos para almoçar aqui em casa - ando numa roda viva de encontros que a doença e morte do meu Miguel haviam protelado -, dei uma espreitadela aos meus blogues de eleição e saíu-me esta "tirada" no Tintin no Tibet, que me deixou em alfas para a comunicar ao meu irmão mais velho, que foi diplomata. Julgo que nunca deixam de o ser e, por isso, o verbo adequando deveria estar no presente.
Telefonei-lhe e li a frase. Gargalhada enorme do outro lado e a pergunta imediata
- quem foi o marau que escreveu isso?
- Churchill, respondi
- não, o outro, que o invocou
- um colega teu, meu amor
- sim, mas quem?
- o poeta
- diplomatas poetas, há vários. Diz lá, anda
- o maior
- que chata, diz lá quem foi
- o Castro Mendes
- ah! ah! tinha que ser um dos teus amigos!
Depois desta risota, ainda liguei o Skype para a família de Moçambique, ou seja o meu irmão mais novo e cunhada. Os mariolas não estavam em casa. Apanham-se na terra deles e ninguém consegue vê-los, tanto mais que este ano, só eu é que não fui. Desde o meu filho, aos meus sobrinhos, tudo se juntou lá em casa relembrando a minha mãe e os bons tempos que lá sempre vivemos. Será para o ano, se Deus quiser.
Obrigada, Luís Castro Mendes, vulgo Alcipe, por esta bela definição da carreira dada por um político de gema!

HSC


7 comentários:

Raúl Mesquita disse...

Cara Helena:

Faz bem rir e... hoje em dia ri-se tão pouco!

Permite-me que eu junte mais duas da "old fox"? Deve conhecer, mas aqui vão.

No Parlamento, uma MP disse a Churchill que se fosse casada com ele lhe punha veneno no chá. Ele calou-se, a câmara fez silêncio, na expectativa, e um bons momentos depois ele respondeu:
"Pode crer, Minha Querida Senhora, se fosse casado consigo eu bebia esse chá".

A outra:

Bessie Braddock para Churchill:

"O Senhor está bêbedo!"

"Pois é, mas a Senhora é feia, enquanto que eu amanhã estarei sóbrio".

Lembrei-me de uma outra de Churchill que só muito recentemente foi divulgada, mas é tão negativa, tão horripilante, que não a transcrevo aqui hoje para não estragar a onda de boa disposição.

Raúl.




Virginia disse...

Tenho esta citação na porta do meu atelier em inglês. Trouxe-a de Inglaterra há muitos anos e tem-me acompanhado sempre nas minhas andanças. A minha não é exactamente igua, termina " that they look forward to it" ( anseiam por ir), que ainda gosto mais. Não sei qual a original.

Há muitos diplomatas nesta terra, não sei é se conseguem convencer o povo a ir para onde nos mandam!!!

HOPE disse...

Perdão Drªmas não resisti
a transcrever esta piada:

Recebendo o diplomata português na corte, a rainha Elizabeth, da Inglaterra convidou-o para dar uma volta pelas ruas de Londres numa carruagem real. De repente, um dos cavalos solta um tremendo pum. A rainha, perde complemente o rebolado, fica toda sem graça e diz: - Peço mil perdões, mister Antunes... Não sei como isso pode acontecer. E o diplomata lusitano, todo boas maneiras: - Não há de quê, Majestade... Eu até pensei que tivesse sido o cavalo !

José María Souza Costa disse...

Admirável, Helena Sacadura cabral.

Rir, é um dom. Fazer rir, é uma arte. Mas, a maior das artes, é contemplar no riso a felicidade com a família, e outros tantos entes queridos. A saudade, dos antepassados, o seguir adiante escrevendo e lendo, é legalizar o saber e a alegria, para depois traduzirmos, na felicidade do " bem viver". Amei, a sua crônica, um tanto familiar.
Desejos de bom fim de semana.
Solicitação: Ao visitar o meu blogue, por gentileza, se possível, cliquem em CURTIR.
Abraços.

Teresa Peralta disse...

Podia até ser um exemplo, um modelo inspirador, em muitas caixas de comentários. Quem sabe, talvez se melhorasse a capacidade de resposta... Churchill foi, incontestavelmente, um estratega inteligente, positivo, apaixonado e intuitivo, que converteu muitas gentes, em prol da sociedade ou mesmo do seu mundo, sem que, no imediato, as mesmas se apercebessem.
Um abraço para si com votos de que para o ano, nesta altura, nos escreva de Moçambique.



Alcipe disse...

Sempre a prestigiar-me, como se diz no Brasil... Como observou o sensato embaixador Sergio, e a sua incorrigivel parcialidade com os amigos. Muito contente estou eu por fazer parte desses amigos...

Helena Oneto disse...

Hilariante:)!
Merci, cher Alcipe et Helena! On ri de bon rire avec vous!