quarta-feira, 7 de agosto de 2013

À bon entendeur salut!

"...Realizar um briefing não é uma brincadeira. Recorde-se que foi um briefing mal executado que deitou abaixo o muro de Berlim. Um membro do Governo da RDA tinha sido encarregado de anunciar aos jornalistas que o país estava a pensar em abrir no futuro as fronteiras do país. Ninguém, porém, teve o cuidado de lhe explicar que se tratava apenas de anunciar uma intenção para um futuro distante. Por isso, quando um jornalista lhe perguntou quando é que essa medida entraria em vigor, o desgraçado hesitou um segundo e a seguir respondeu: "Penso que … imediatamente". Assim todos os meios de comunicação mundial anunciaram que a RDA tinha aberto as suas fronteiras e os guardas fronteiriços não foram capazes de deter a multidão que exigiu passar para o outro lado, acabando por derrubar o muro."...

(Luis Menezes Leitão no blogue Delito de Opinião")

Saber história política permite-nos ter uma visão dos factos nacionais e internacionais que a maioria do comum dos mortais que lê ou ouve notícias não tem.
O texto acima relata um facto que muitos desconhecerão relativamente à queda do muro de Berlim. E possibilita que, não fazendo comentário político - que continua a não me interessar, - eu não deixe de sorrir perante o pedaço de texto que transcrevo acima, ousando acrescentar-lhe um oportuno e malicioso "à bon entendeur salut"!

HSC

6 comentários:

rmg disse...


Foi um tal Günter Schabowski , secretário do comité central e responsável das relações com os meios de comunicação social .
Estava acompanhado de 3 membros do comité central do partido no poder
nesse "briefing" e a ler um "projecto de decisão" ainda não "decidido" .

A confusão criada pelo anúncio feito através dos media do lado ocidental juntou-se à falta de directivas concretas das autoridades fronteiriças do lado oriental que , apanhadas sob a pressão da multidão , começaram a abrir os postos de passagem tanto em Berlim como noutros pontos .

RuiMG

Helena Oneto disse...

Neste caso, e noutros similares, não se pode pensar: "que Deus lhes perdoe porque não sabem o que dizem"...

Que tudo isto não lhe estrague o sono, minha querida Helena!

Anónimo disse...

Consta que Pedro Lomba, o hilariante sec de estado dos briefings, vai ser corrido, e regressará às Páginas do PUBLICO onde tanto brilhou...Só que agora para substituir Mario Botequilha no Inimigo Publico !Bem alembrado!!!

Anónimo disse...

Curioso, desconhecia esse episódio da RDA. Há "erros" que vêm por bem!
P.Rufino

Fatyly disse...

Faço minhas as palavras de P.Rufino, porque desconhecia mesmo e aprender todos os dias engrandeçe-me a alma.

Teresa Peralta disse...

Nem percebo como vão conseguir controlar, o descontrolo dos briefings, da comunicação social e do próprio governo. Está tudo descontrolado!... Portugueses, governantes e publico em geral, deviam preocupar-se mais com o sucesso de um Orçamento de Estado viável, que, segunda consta, será o mais difícil e o mais problemático dos últimos 30 anos e, por sua vez, não empolgarem tanto, as questões que, apesar de necessárias, não chegam a ter o peso da completa ruína nacional.

Algumas notas: Só para lhe dizer que já estou “de volta ao meu aconchego”, que, felizmente, já vejo bem o que escrevo e que fiz as pazes com Sesimbra. Estimulada pelo desejo de dar um pouco de apoio ao meu pai que nesta altura se encontra na sua casa de férias, e, muito triste, lá fui.... Aí pude constatar que Sesimbra está, na verdade, rendida à sua pessoa. Numa livraria, na “entrada da praia”, lá estão, penso, quase todos os seus livros, acompanhados, em grande destaque, de um cartaz com a sua fotografia. Muitos Parabéns com um beijinho para si.