quinta-feira, 4 de julho de 2013

Resposta aos comentários

A todos os que comentaram o post anterior, o meu obrigada. Disseram o que pensavam. Uns desiludidos, outros nem tanto. Uns acarinhando-me, outros fazendo a sua catarse. Todos foram bem vindos.
Apenas três notas. A primeira para relembrar que eu, o meu filho Paulo e seu pai somos pessoas com identidade própria e que estão longe de pensar da mesma forma. O que nos une são laços de sangue e de amor e esses são inquestionáveis.
Paulo Portas tem a vida profissional que escolheu. Nela contará, como todo o mundo, com sucessos e fracassos. Os primeiros dar-me-ão alegria por saber que o tornam feliz. Os segundos encontrarão sempre em mim os braços abertos e a ternura da compreensão, porque jamais deixarei de ser sua mãe.
A segunda para lembrar que todo este processo começou com a carta de demissão do Dr Vítor Gaspar e que será, no mínimo, justo não inverter o papel da causa com o da consequência.
Finalmente, a terceira e última observação. Não vale a pena mudar de opinião política em função das notícias da comunicação social Esta não vive da verdade, mas das histórias que constrói à volta dela.

HSC

37 comentários:

Francisco Seixas da Costa disse...

Um abraço amigo, Helena.

Faty Laouini disse...

Pensei bastante em si nestes dias, como mãe. Posso não apreciar o atual contexto, mas envio-lhe um beijinho, como mãe que também sou. E compreendo perfeitamente o seu post.

Paula Ferrinho disse...

Sempre ao mais alto nível... por isso gosto tanto de si!
Um beijinho, Helena!

rmg disse...


Um número considerável de compatriotas nossos muda de opinião em função das notícias da CS ou dos comentadores avençados pela simples e elementar razão de que não tem opinião própria sobre nada .
Manda bitaites , confunde tudo e acha-se inteligente e conhecedor porque (óbviamente) ninguém o desmente.

Essa é também uma das razões , e não das menores , pela qual estamos como estamos , isto é , como sempre estivemos e estaremos .

Um abraço para si

RuiMG

Um Jeito Manso disse...

Bárbara Helena,

Uma mãe está sempre pronta para acolher e tentar compreender e ajudar o seu filho, faça ele o que fizer.

Tenho enorme admiração pela resistência que uma mãe com um filho ministro nas actuais circunstâncias tem que ter. Para mim seria um sofrimento.

Tantas vezes, lá no meu canto, quando me atiro a ele, penso em si. Eu não gostaria de ler coisas desagradáveis sobre os meus filhos, ficaria sentida, sofreria por eles.

Mas a vida política é assim, quem para lá vai, se calhar aprende a despir-se de sentimentos; e uma mãe, vendo o seu filho assim exposto, aprenderá também a defender-se.

Mas não deve ser nada fácil e dou-lhe muito valor pela bravura e lisura com que tem conseguido aqui expor os seus pontos de vista, de forma livre, apesar de ter um filho no governo.

E neste momento, em que o seu filho deu um passo que se calhar foi o passo certo mas dado da forma errada e em que, portanto, estará certamente a sofrer as duras consequências do seu acto, só posso desejar-lhe, Helena, que consiga ajudá-lo a encontrar alguma paz e distanciamento. Por vezes é bom parar, reflectir, tentar ir de encontro aos ideais originais, Talvez isso fosse bom para ele. Mas que sei eu?

Um abraço, Bárbara Helena!

João Menéres disse...

O Pedro Santana Lopes confirmou a minha suposição : O PP nunca foi desleal com ele.
Fiquei muito feliz por ter ouvido HOJE isto da boca dele !

João Menéres disse...

O PPC não quis ouvir PP e AGORA é obrigado a ceder.
Casmurrices...

Maria Antunes disse...

Como sempre, gosto muito do que escreve.

Beijinho grande

Anónimo disse...

Milady,Mother,Woman,drª Helena,
you are so,so,Great!...That´s the True.

Porque esta é uma música que me eleva a alma,envio-a para si como um presente divino.

http://www.youtube.com/watch?v=xbGocmhLSnA

Mother - Roger Waters

Os seus filhos teem um Orgulho enorme em si,só pode!

Harpa *..*



Mar disse...

Sempre "curta e grossa", se me permite a expressão! O seu post não deixa duvidas. Obrigado!

Paula disse...

GRANDE Senhora!!
Quando esta semana a vi na sic fiquei siderada. No delicadíssimo momento que então se vivia não se furtou a falar do assunto perante um país inteiro... e tinha todo o direito de fazê-lo. Grande coragem!
Parabéns! E obrigada por ser uma tremenda inspiração.
Seja qual for o desenrolar dos acontecimentos, podia mesmo ser declarada oficialmente "A Mãe da Nação" :)

Um abraço,
Paula

Luisa disse...

Parabéns e obrigada por existir.

Luísa Moreira

Anónimo disse...

A 'velha senhora' - sua crítica admiradora - quis mandar-lhe um abraço amigo e de solidariedade. Queira aceitar também um meu.

o que disse Um Jeito Manso
faço meu, pra que prossiga,
grande helena, sem descanso!
um abraço amigo, amiga,
solidário, como o sente
esta velha impertinente.

Sara disse...

Com elegância, com carinho... Como sempre!
Beijinho

Anónimo disse...

Querida amiga Helena,
Mais uma vez colocas um assunto recorrente no seu devido lugar. Este não é o local para tratar de matéria política, invocando
relações familiares. Que a situação política a que chegámos é preocupante e demonstra bem que já devíamos ter melhorado o "modelo" do regime político que nos rege, parece-me óbvio. Infelizmente, o chamado sistema não está muito interessado nisso. A História serve para iluminar o presente quando se pensa no futuro. Se muitos dos actores e dos comentadores políticos lessem mais sobre o passado, desde a segunda metade do século XIX, talvez se evitassem alguns erros já cometidos.
José Honorato Ferreira

Isto e aquilo disse...

Sempre Grande, Helena!

Beijinho :)

Anónimo disse...

Sinhora drªHelena,

hoje estive a tratar minhas flores,e colhi uma Rosa de Porcelana que envio para si em pensamento.

Esta flor só tem aqui em Angola,e é muito Especial como a sinhora.

As borboletas gostam muito desta flor,e eu fico apreciar elas a voar ao pé delas.
É uma dança muito bonita.

Com rispeito sinhora

Matumbo Feliz Kifala

Carla Isabel disse...

Minha querida Helena, gosto de si.
De mãe para mãe, a Helena é maravilhosa.

Beijinho

Anónimo disse...

Cara Dra Helena,
Que é uma Senhora, já toda a gente sabe e por isso a admiro.
Quanto ao resto, o tal momento político, cheio de sábios a opinar sobre tudo, já estamos todos cheíssimos, mas só lhe quero dizer que continuo a achar que o Ministro PP é um homem de coragem, não se calou, não se acomodou e essa postura tem valor.
Enough is enough !!!
Um beijo.
Maria Duque

Anónimo disse...

O que a Drª Helena disse foi exactamente o que eu pensava que diria, sempre sensata correcta e coerente.
Um beijinho e muita força.
FL

Teresa Peralta disse...


À Mãe H.S.C. agradeço a explicação. A carta de V.G. foi, então, “a ultima gota a transbordar no calice” que estava cheio de dois anos de desfeitas politicas e pessoais. Percebo, muito bem, a atitude do Ministro P.P. pois, ao estar refém deste governo, por obrigaçoes patrióticas, não se torna possivel omitir, para sempre, a sua condição humana. E, aqui para nós, ainda bem que existem personalidades a tentar contrabalançar os delírios caprichosos de alguns tecnocratas sabichões, desprovidos de humanidade. Qualquer leigo sabe, há muito tempo, e os comentários ao seu blog são disso um exemplo, que a Reforma do Estado está muito comprometida pela austeridade, que cresceu subitamente sem ser acompanhada das reformas necessárias. Agora, querem um milagreiro na paróquia?
Para muita gente, as atitudes diplomáticas exigem um processo assimilação contida, há que despertá-los para as evidências de maneira mais abrupta.

Um Abraço para si e desculpe se me excedi um bocadinho mas, começo, também, a estar cansada.

Carlos Fonseca disse...

Pelo respeito que a senhora me merece, abstive-me de fazer qualquer comentário ao seu post anterior.

Quanto a este dois pequeno apontamentos.

O primeiro para lhe dizer como concordo consigo quando escreve:

"Não vale a pena mudar de opinião política em função das notícias da comunicação social Esta não vive da verdade, mas das histórias que constrói à volta dela."

Quanta verdade em tão poucas linhas.

O segundo para lhe deixar a minha solidariedade (valha ela o que valer), no pressuposto de que os últimos dias, com tudo o que se tem escrito e dito, não têm sido fáceis para si.

Anónimo disse...

HSC
Obrigado pelo seu post.
Que continue a dar-nos as suas lições de vida.
Um beijo
RM

Carla Rodrigues disse...

Queria Helena (permita-me que a trate assim)!
É para mim uma inspiração e só espero ser sempre para os meus filhos, a mãe que a Helena é para os seus!
Um grande beijinho!
Carla

Anónimo disse...

NÃO CONSIGO DISSOCIAR O DR PAULO PORTAS POLITICO DA DRA HELENA,ME PERDOE MAS NÃO CONSIGO,W PORQUE NÃO CONSIGO?PORQUE AS ATITUDES QUE ELE TOMA TEM MTO DO QUE A DRA HELENA QUE INCUTIU ENQUANTO EDUCADORA.A CURTO OU A MÉDIO PRAZO VAMOS TODOS APLAUDIR ATITUDE DO DR PP,HÁ MTO EU DIZIA QUE ESTE PAÍS PRECISAVA DE UM ABANÃO FOSSE ELE QUAL FOSSE,QUEM SABE CHEGOU PELAS MÃOS DE DR PAULO PORTAS,MAS O TEMPO DIRÁ SE ESTOU CERTA OU NÃO,MAS PENSO QUE ESTAREI.A ATITUDE DELE ABANOU AS HOSTES,E ELAS HÁ MTO PRECISAVAM SER ABANADAS,ACABANDO COM A ARROGÂNCIA DO DR PASSOS COELHO,PORQUE PODER SEM JUSTIÇA É TIRANIA,E O DR PAULO PORTAS SENDO FILHO DE QUEM É,E POR ISSO NAO DISSOCIO UMA COISA DA OUTRA,PARA ALEM DE POLITICO É UM SER HUMANO BEM FORMADO,E POR ISSO NÃO PODER PACTUAR COM A TIRANIA QUE NOS ESTAVA A SER IMPOSTA,MAIS DO QUE UM ACTO DE REBELDIA OU COBARDIA COMO FALAM ,FOI UM ACTO DE CORAGEM,PORQUE ELE SABIA QUE SUA ACÇAO TERIA UMA REACÇAO E NEGATIVA,MAS ELE NÃO QUIS SABER E FOI EM FRENTE.UM DIA A HISTÓRIA FALARÁ DESTA ATITUDE POUCO ENTENDIDA POR QSE TODOS,AO PENSAREM QUE FOI IMATURA,E IRRESPONSAVÉL,IMATURIDADE,IRRESPONSABILIDADE E INCOMPETÊNCIA DEMONSTRA PASSOS COELHO QUE COM SUA ARROGÂNCIA NEM PERCEBEU QUE UM NAVIO PRECISA DE UM CAPITÃO SIM ,MAS PRECISA DE TODOS OS MARINHEIROS PARA MANTER O NAVIO A FLUTUAR.E SÓ A ATITUDE DO DR PP COM A SUA CORAGEM ENTRE TANTA COBARDIA QUE EXISTE,JA QUE POR PALAVRAS ELE NUNCA QUIS PERCEBER,O FEZ TREMER E DE UMA VEZ POR TODAS OLHAR PARA O DR PP COM OLHOS DE VER.
TIVESSE ESTE PAÍS MTOS DRS PP,E NÃO ESTARIAMOS COMO ESTAMOS.
PARABENS PARA ELE E PARA QUEM LHE DEU O SER DOS FRACOS NÃO REZA A HISTÓRIA .E ESSA MESMA HISTÓRIA NOS DIRÁ QUE ESTA ACTITUDE NÃO FOI INOCENTE,NEM DE QUEM SALTA DO NAVIO QDO ELE TA AFUNDANDO,MAS DE ALGUÉM QUE QUIS DIZER BASTA,ANTES QUE O NAVIO AFUNDASSE,PARABENS PELA CORAGEM.PORQUE SO MTA CORAGEM PRA FAZER TREMER UM PAÍS INTEIRO....BEM HAJA
CUMPRIMENTOS
FÁTIMA DUARTE

Anónimo disse...

Ollhe foi pena que não tivesse educado melhor. Ou batido nas orelhas quando à luz de toda a gente se tornava este crápula
Paula

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Helena Oneto disse...

Um grande abraço solidario, para si,Minha querida Helena!

Subscrevo o comentario de Fatima Duarte.

Anónimo disse...

Cara comentadora Fátima Duarte,quando o navio afundar...eis
que surge um submarino para nos salvar!

Dr. PP há muito que prevê isto.

Inteligência é só para alguns!

A safa do país será - Viagens Turísticas Submarinas,ah pois é!

Zé Futurista

~inês disse...

Hoje ao almoço alguém disse "a mãe do Portas de certeza que lhe disse das boas esta semana...". :)
Mãe é mãe, de braços abertos ou ralhetes ocasionais, faz parte, seja em que idade for. Se calhar ao nosso ministro também...

Anónimo disse...

Tanto diz que disse,tanta opinião...será que cuidam dos filhos deles como deve ser!?

Quando se tem filhos formados,inteligentes,defensores das suas causas,belos homens,bonitos de verdade,(a beleza também incomoda)em quadrantes políticos diferentes,se errou como mãe?
Não!

Drª foi exemplar na educação e deixou-os voar...e no voo,há sempre correntes a favor e contra, e tempestades,e sol,e chuva,e nuvens,e arco-íris...e até quem dispare!

Mas a Mão do Alto proteje!

M Bettencourt







Isabel Seixas disse...

Abraço amigo.
Bom Domingo

Anónimo disse...

NÃO ME PARECE ELEGANTE FAZER DO BLOGUE DA DRA HELENA UMA SALA DE DISCUSSÃO PARA ME MANDAREM RECADOS,JÁ QUE O BLOGUE NÃO É MEU.
MAS SE A DRA ME PERMITE SÓ QUERIA DIZER AO SR FUTURISTA,QUE UM SUBMARINO FLUTUA MAS FOI FEITO PARA AFUNDAR,ENTÃO NÃO ME PARECE QUE SE SAFE COM AS VIAGENS TURISTICAS SUBMARINAS,À PARTIDA ESSA EMPRESA MORRE MESMO ANTES DE NASCER,SALTAR DE UM NAVIO AFUNDADO PARA UM SUBMARINO,SERIA SAIR DO DIABO E METER-SE NA MÃE DELE.
SR FUTURISTA O SEU FUTURO A PENSAR DESSA MANEIRA, ME PARECE, NÃO FARÁ JUS AO SEU NOME,LAMENTO....
PARA FINALIZAR, LAMENTO PROFUNDAMENTE,OS COMENTÁRIOS QUE LI OFENDENDO A MÃE,SIM A MÃE,E NÃO A DRA MARIA HELENA,E ISSO NÃO SE FAZ,POIS MESMO QUE SEJA VERDADE (EU NÃO ACREDITO)A MÃE NUNCA TERIA CULPA DO QUE O FILHO FEZ OU FAZ.
MAIS ACRESCENTO:NINGUÉM QUE TEM TELHADOS DE VIDRO SE LEMBRARIA DE ANDAR À PEDRADA,E ESTA PEDRADA QUE O DR PP LANÇOU,NÃO É DE QUEM TEM TELHADOS DE VIDRO.
NÃO CONHEÇO PESSOALMENTE A DRA HELENA NEM O FILHO,MAS ME PARECE QUE SÃO PESSOAS DE BEM,ALIAS,NÃO ME PARECE,TENHO A CERTEZA,MAS INDEPENDENTEMENTE DISSO,NÃO OFENDAM QUEM NÃO MERECE SER OFENDIDO,RESPEITEM QUEM DEVE E MERECE SER RESPEITADO E MAIS NÃO DIGO, PORQUE ESSAS PESSOAS NÃO MERECEM O MEU RESPEITO.
DISSE ONTEM E DIGO HJ ABENÇOADO DR PP QUE FEZ O QUE PRECISAVA SER FEITO,FOI UMA PEDRADA NO CHARCO,DESEJO QUE TUDO DÊ CERTO.PORQUE ELE SABE COMO INTELIGENTE QUE É,QUE SE NÃO DER CERTO,O VÃO CRUCIFICAR,MAS ELE QUIS CORRER O RISCO,E ISSO SÓ DEMONSTRA A CORAGEM QUE TEM.DEUS O ABENÇOE POR ESTA JOGADA DE MESTRE,,,E ENTENDA QUEM QUISER E SOUBER.
NÃO ME ALONGO MAIS PELO RESPEITO QUE A DRA ME MERECE E DESDE JÁ AS MINHAS DESCULPAS POR TER USADO O BLOG PARA RESPONDER,SE ALGUEM QUISER MANDAR RECADOS POR FAVOR USEM O MEU EMAIL:TUXINHA@HOTMAIL.COM
CUMPRIMENTOS
FÁTIMA DUARTE

Anónimo disse...

DRªHelena,
permita-me com sua licença que divulgue que escrever com Caps Lock é o mesmo que "Gritar".
E não se grita em casa alheia.
Respeito é fundamental!
e inteligência,é só para alguns.

Zé Respeitador





Brown Eyes disse...

Admiro-a e apesar dos meus 35 anos de vida e da experiência (pouca) que eles me conferem é das pessoas que mais admiro. Pela sua franqueza, honestidade, educação, inteligência...por ser tão distinta.
Confesso-lhe com todo o respeito que a minha primeira "paixão" de adolescente foi exactamente pelo seu filho Paulo; esperava sempre com expectativa pelo editorial do extinto "Independente" e vibrava a cada semana que o lia.

Ainda hoje, já sem devaneios de adolescente e com as devidas distâncias, tenho um "je ne sais quoi" pelo seu filho, porque tem qualidades intelectuais incríveis, é de uma extrema educação, pragmático qb e distinto.

Não concordo com a sua política, confesso que vibrei com o seu pedido de demissão e fiquei "desiludida" com o volte face, mas acredito que ele lá terá as suas razões.

Um beijinho para si
BE

Sara disse...

Acho engraçado as pessoas "entrarem" por aqui dentro com a máscara de anónimo ou pseudónimos ridiculos a mandar "postas de pescada" como se fossem donos únicos da verdade. Permitam-me voltar a referir que o respeito conquista-se e não é com insultos que lá chegarão mas, acima de tudo, sejam Homens ou Mulheres e assumam o que pensam, assumam a vossa identidade...

nadiá disse...

Nobreza d'alma, como sempre!
Bem haja.