terça-feira, 2 de julho de 2013

O PM demitiu-se?

Como Vitor Gaspar era, de facto, a figura central do governo, desempenhando, a meu ver, em muitas circunstâncias o papel de um Primeiro Ministro, neste momento, não sei quem saiu: se o chefe do executivo, se o ministro das finanças.
Vou precisar de esperar para ver se percebo. O que francamente não entendo - eu e muitos milhares de portugueses - é a nova nomeação para a pasta de Maria Luis. Ou seja, sintetizando não estou a alcançar nada de nada do sucedido. Mas será que preciso mesmo de ser esclarecida? Naturalmente não...

HSC

Nota: Quando este post foi colocado, como se pode deduzir, ainda não era conhecido o pedido de demissão de Paulo Portas.

48 comentários:

MAR disse...

Por acaso eu gostava muito de ser esclarecida... porque não consigo entender esta nomeação... Mas será que alguém consegue? Mesmo quem a nomeou? Tenho as minhas duvidas...

rmg disse...


Que tal "mais ninguém quis" ?

Já o A.J.Seguro dizía há dias que tem vários nomes para o cargo mas acrescentou "assim eles aceitem".

RuiMG

Anónimo disse...

Helena,
Muito pertinente a sua dúvida.Deve ter chegado a hora de reverem a matéria que na lusiada ficou em branco por falta de tempo da professora Luís.
Um abraço,
José Correia

Anónimo disse...

Cara Dr. Helena,
é caso para dizer:

- "Agora é que a porca torçeu o rabo!"

Vamos ver os próximos episódios...

BD

Vânia V Baptista disse...

Efetivamente eu também não percebi.
Parece uma "operação de fachada", como quem pinta por fora a casa e descuida os alicerces.
Sai um ministro, ocupa o lugar a sua secretária (creio), alguém que seguiu bem de perto as políticas adoptadas e que, ainda por cima, esteve em voga estes últimos tempos por causa do caso SWAPS???

Parecem estranhas estas movimentações.

PS: Peço desculpa no caso de ter cometido alguma incorrecção mas acho que é assim.

patricio branco disse...

a resposta está na ilustração, antes de sair gaspar deixou à sua sucessora directivas a cumprir, ela escuta com atenção e parece dizer que sim, ele diz boa menina, tudo continuará igual, gaspar sentiu que já tinha estragado o que queria estragar, que tudo está encarrilado para prosseguir, talvez ele até siga de longe e dê alguma sugestão, imagino eu, e agora era tempo de voltar ao seu antigo lugar profissional com mais umas boas no curriculo...
foi preciso isto para paulo portas ficar no lugar hierarquico que lhe pertencia por direito e lógica, por protocolo se quisermos.
a senhora fica agora en nº 3 mas devia ficar em 5 ou 6, etc etc

Pôr do Sol disse...

Cara Helena,

Tambem eu gostaria de perceber que cartada foi esta jogada num jogo há muito perdido.

Mas já estou farta de ouvir "Parece-me que será apenas mais do mesmo.Se o desempenho do aluno não é bom o da professora não será melhor" bla bla bla.

Imaginemos então, que ao contrario do que toda a casta de comentaristas, analistas e mal dizentes já fez, a Senhora resolve mostrar que não foi aquilo que lhe ensinou e tem umas "reguadas" prontas a serem aplicadas.

Daria alguma vida a esta telenovela pardacenta.

Anónimo disse...

Sim! está esclarecido. É a "prata da casa"... e é bem-bom. Nada como professora e aluno para bom entendimento...

Anónimo disse...

Porque não carlos Moedas, por exemplo, já que Paulo Macedo não aceitou?
Macedo, ainda o havemos de ver Ministro das Finanças de um Governo...PS-Seguro.
Ricardo S.

Anónimo disse...

No meio de tudo isto, compreendo a demissão de Paulo Portas.
P.Rufino

Maria disse...

Mais uma carta caíu! E a Grécia cada mais vez mais próxima....Santo Deus, quem nos acode?
Carmen

margarida disse...

... por esta altura já estará pessoalmente mais sossegada...
Portugal é que não sabe onde parará o sossego.

Abreijos muito grandes

Carla Santos Alves disse...

Alguém tomou, e soube agora mesmo, uma boa decisão!

Até que enfim!!!

Não podemos andar a reboque...foi uma boa decisão, quanto a mim.

Maria disse...

O que fará o PR? Ai que vergonha manter esta minoria. Socorrooooooooooo

Anónimo disse...

Haja Deus, um Homem com coragem tirou-nos deste marasmo - eu que não sou da área política dele - tiro-lhe o chapéu!
É desta fibra que se fazem os grandes estadistas.
Bem haja.
Maria Duque

Anónimo disse...

Salazar ante a crise dos lanifícios perguntou ao Ministro da Economia o que se passava e o Ministro da Economia disse que a culpa era do Ministro das Finanças e Salazar perguntou ao Ministro das Finanças o que se passava e o Ministro das Finanças disse que a culpa era do Ministro da Economia e a seguir ele ficou outra vez como Ministro das Finanças e também como Ministro da Economia e a Ditadura continuou sem que a crise ficasse resolvida...
JM

patricio branco disse...

o pr tem as férias estragadas, o tiro saiu he donde menos esperava, agora tem de tirar a cabeça da areia e ver as coisas como são.
boa e digna atitude a de p p.
não se pode aguentar indefinidamente certas atitudes (politicas, comportamentos)

Anónimo disse...

Cara Helena,
Acabo de ouvir as últimas.Será que chegou a hora de respirar um pouco?
JMCorreia

José Sousa e Silva disse...

Bom dia, Chico (Buarque) !
Cá na terra estão jogando futebol, tem muito samba, muito show, mas o rock n roll é de muito má qualidade.
Mas o que eu queria te dizer é que a situação aqui está preta ...

Anónimo disse...

Cara HSC
Quase todos os dias passo por aqui, mas hoje ....
quando entrei eramos 45 !!!!!
Um beijo
RM

zia disse...

No meio da ponte.
Mais uma grande brincadeira muito séria.
O Presidente Silva deveria tomar uma posição firme e encarregar alguém, sem partido,de formar um governo de "salvação nacional".
Não brinquem mais conosco, já chega!...
Beijinhos de quem vai vivendo cada dia o melhor que pode...
lb/zia

João Menéres disse...

P. P. aguentou muita infantilidade ( ou teimosia ? ).
Não podia suportar mais, evidentemente.
E o outro diz que não pediu a exoneração.
Saberá ao certo o que disse ?

Carlos II disse...

É fácil! Era quem melhor conhecia os dossiers.

Fatyly disse...

Também estou completamente confusa com tanta falta de bom senso do PPC e com esta nova nomeação só mostra o seu amadurismo e obstinação.

Eu faria o mesmo que Paulo Portas, mas tendo sido o jornalista que foi e o político que é, não acredito que deixará o CDS e muito menos a política.

maria joão disse...

Está na hora de fazer os hamburguers da Avó Helena para uma boa almoçarada com o seu filho.Ainda não os fiz, por preguiça, mas quando olho para a receita até me cresce água na boca.
Um beijão muito grande

Virginia disse...


Sei que não serve este espaço para comentar a saída de PP, mas não posso deixar de expressar uma enorme desilusão pelo facto de os dois partidos não continuarem - contra tudo e contra todos - a manter o país na rota dos mercados.
Tirar o tapete ao PM, por muito ineficiente que ele seja, neste momento do campeonato é dar mais um tiro nesta pátria tão mal amada.
Não esperava isto de PP. Sobretudo nesta altura. Não acredito que a nomeação da Ministra seja a razão primeira. Haverá outros intentos e "casmurrices" por detrás, uma delas sendo o facto de querer sempre impôr os seus princípios, mesmo contra a equipa.
Há momentos em que se tem de ser fiel ao que se jurou. Só lhe ficava bem manter-se no governo.

Anónimo disse...

Mas a verdade é que ninguém deixa de se passear pelas europas, e, chamam-lhes trabalho....Lá foi ele outra vez...

Anónimo disse...

Vergonhosa a atitude de Paulo Portas. CDS nunca mais.

Isabel Mouzinho disse...

Ó Helena, eu quero só deixar-lhe um beijinho por ser a mãe que é. E também a pessoa maravilhosa, sempre digna, exemplar.

Nestas e noutras coisas se vê o nível das pessoas.

(E concordo com P. Rufino, mas isso não vem aqui ao caso...)

Beijinho
Isabel Mouzinho

Anónimo disse...

Era inevitável virem aqui expor as opiniões acerca da demissão do Dr.PP!
Esta demissão era previsivel.O desempenho deste governo não se ajustava á linha de pensamento que o Dr. PP nos transmite. Se o fez estou certa que foi de acordo com a sua consciência e depois de muito pensar.
Para mim vergonhosa é a demissão de Vitor Gaspar e a substituição que foi feita!
Força Drª. Helena, quem a lê sabe que não gosta de política apesar de ser mãe de dois políticos, mãe é mãe e esta situação não deve ser nada fácil de gerir.
Beijinho
FL

Paula Ferrinho disse...

Não sei se vem pro caso, mas acho que às vezes, o sair pode ser sinal de coragem, mais do que o ficar...
BEIJINHO grande, Helena!!!

Sara disse...

Permita-me apenas um reparo, não a si mas aos que visitam este espaço que é seu: este blog é de uma Mulher (com um "M" gigantesco) que, por acaso é mãe, e que por acaso é mãe de notáveis da politica (quer sejamos do quadrante a que pertencem, quer sejamos do lado contrário temos que admitir que são personagens marcantes do panorama politico). Eu aqui leio histórias do Paulo e do Miguel filhos da Helena e não do Paulo e do Miguel políticos. E gosto de vir aqui e ler estas histórias pois ficamos a conhecer diferentes realidades a que estamos habituados. Por isso permitam-me ficar chocada com o facto de virem aqui tecer considerações sobre as decisões que o Dr. Paulo Portas tomou, principalmente tendo em conta o tom que usam. Respeitem este espaço e, principalmente, respeitem a Helena como mãe.

Anónimo disse...

Boa noite Sinhora dr.Helena S. Cabral.

Eu Matumbo Kifala,gosto muito do sr.Dr.Paulo Portas,assim como gosto do meu Presidente Zédu,e vou ter muinta pena e tristesa quando eles saír di mandar.

Sr dr esteva aqui na nossa terra e lhi gostamos muito.

Boa sorte si vai embora,mas lhi gostamos mais no governo,assim pode fazer coisa boas.

Cumprimentos e fica bem mia sinhora

Matubo Feliz Kifala

Anónimo disse...

Actualmente confundimos o espaço de opinião da Drª HSC com o espaço de opinião da mãe de Paulo Portas, eu venho ler o primeiro, o segundo, como é obvio, é privado ...

N371111

Dalma disse...

Queria apenas concordar com o que diz a Sara! Acho que não temos nada que vir aqui tecer considerações sobre os filhos de HSC como políticos...
Quem é a maior parte de nós para vir aqui ao blog da mãe dizer, neste caso, fez bem ou fez mal? Mas parece que de política há sempre quem perceba muito!!!

Paulo Abreu e Lima disse...

Concordo em absoluto com a comentadora Sara. Jamais viria aqui tecer considerações sobre os actos políticos do Dr. Paulo Portas. Para tal tenho o meu blogue.

Venho aqui, sim, solidarizar-me com os momentos difíceis pelos quais uma Mãe e uma Amiga estará a passar.

Um Abraço Amigo, Helena!

paulo

Alcipe disse...

Eu compreendo a sua posição, Sara, mas por um lado a nossa amiga Helena Sacadura Cabral nunca se furtou ao debate e tem publicado as opiniões que aqui lhe chegam, como pessoa independente e corajosa que é; por outro lado, julgo que a nossa amiga tem força suficiente para aguentar todas as críticas que façam ao político que é seu filho. Eu,por mim, procedo como a Sara, mas compreendo que outras pessoas não o façam e critiquem abertamente o Dr. Paulo Portas, desde que mantenham as boas maneiras. Um blog é um espaço de conversa e a boa educação é a única possibilidade da própria conversa.

a) Alcipe

Teresa Peralta disse...


Helena
“Palavras para quê?”
Passei por aqui apenas para lhe deixar um enorme abraço repleto de Paz

Vânia V Baptista disse...

Subscrevo a Dª Sara... mas eu já esperava que isto viesse a acontecer.
Não que eu concorde até porque é conhecido que a senhora não se liga publicamente a nenhum partido político, preferindo fazer política verdadeira (debatendo aspetos da atualidade e promovendo debates que nos dêem a conhecer diferentes opinões) mas previa que alguns cidadãos tecessem este tipo de comentários, porque há pessoas assim: que gostam de criticar e não perdem nenhuma oportunidade.

Quanto ao senhor Ministro de Estado e dos Negócios estrangeiros e à atitude que tomou, tenho a minha opinião. Quanto ao (desculpe a informalidade) Paulo Portas, parece-me um "bom sujeito". :)

Um beijinho,
Vânia

Anónimo disse...

Sr.ª dr.ª Helena,meu cabelo já pintou de prata sinhora.
Não sei a minha idade,mas quando cabelo di negro pinta,tem 3 vezes
trinta.

Portanto sinhora,na nossa iadade,já somos sábios da vida e não ligamos mais pra macas.
Xé Ué!faz doença.

Entrega mesmo só para Deus,Ele qui vai resolver tudo.Confia só...

Melhor mesmo sinhora,agradeçer a Deus sempre pelos filhos que nos deu,e,quem não lhis gosta,gostasse.

Eu sempre falo a quem não me gosta "Vozes de burro,não lhi chegam no céu!"

Mas sinhora,é GRANDE mesmo,já está habituada muito tempo com os kifalaTudo e só tem areia nos cabeça.

Sinhora os qui fazem mal e só falam mal,um dia vai lhis vortar.
Não se preocupa,sinhora tem qui cuidar do seu coração,pensa só nisso.
Tem coisa boa nos vida.
Filhos,Amigos,Música,Sol,Flores,Pássaros,Kentinha...até os maus, são bons para nós aprender na vida quem vale a pena!

Sinhora,fica na Paz de Deus,e sorri sempre.

Acredita só que suas Estrelas *** brilham lá no céu,e lhi dão Força.
Com meu rispeto,um seu amigo.

Deus proteja Portugal,e minha Angola.

Matumbo Feliz Kifala

Anónimo disse...

Bom dia,

Quanto ao post inicial, "valha-me ò santo", estava a ver que íamos ter de aguentar com este Ministro das Finanças até o fim de mandato! Não sei se vamos para melhor ou pior, mas que ele não era a pessoa política e financeira para continuar lá, não era.

Daqui, salto para a nova Ministra das Finanças e apenas me ocorre tecer que, por vezes, os pupilos, livres para tomarem as suas próprias decisões, até se revelam e surpreendem pela positiva. A ver vamos, liberdade de decisão não terá muita, mas pode ser que surpreenda pela positiva.

É mulher, logo, desculpem a provocação, sempre pensa mais rápido :-)

Por fim, na minha opinião, a demissão do Ministro de Estado foi o momento surpresa nesta sequência de eventos. À primeira vista e a ver pelas bolsas, não trouxe nada de bom, é mesmo preocupante e, de facto, assim visto de fora, tudo isto revela falta de sentido de estado geral. Mas com tanta agitação, até dou comigo a pensar que se calhar precisamos de alguma coisa assim para nos fazer despertar.

Despertar não para eleições antecipadas ou greves ou manifestações com estragos na via pública, mas um despertar sério e verdadeiro para a importância de um país político responsável, adulto e solidário. Não esses "faz de conta" de oposições que temos de queremos, porque queremos, eleições antecipadas, mas em que ninguém se atreve a propor uma saída viável, apenas greve e eleições antecipadas!

Para a mãe Helena, ora, cada um sabe de si e quem está de fora nada sabe! E cada um, antes de atirar uma pedra, que olhe para o espelho. Por isso, mantenha a sua calma.

Cumprimentos,
Cláudia

Anónimo disse...

Fundação FomeDePaz,envia a Portugal um Abraço Gigante e deseja que as fundações FomeDeCaos afundem...tamos nessa pra ajudar!

Aquele carinho dos Manos D´Angola.

KiFazBem

Anónimo disse...

Francamente!!! Ao contrário de muitos achei que o Dr. Paulo Portas tinha razões para se demitir. Pensei que não era homem para voltar atrás... Afinal vai voltar ao Governo como Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Economia? A ser verdade, retiro o que pensei e disse: o Dr. Paulo Portas é igual aos seus pares: não tem di-gni-da-de nenhuma!!! Desiludiu-me mais ainda do que os outros!!!

Anónimo disse...

Milady Helena,
convido-a a dançar(com quem imaginar,ou quiser)ao som desta bellíssima melodia ~~ ~~ ~~

Smile - Nat King Cole

http://www.youtube.com/watch?v=I85ApzR43jU

...e que se sinta feliz por momentos.

Harpa *..*

Maria Joao Morgado disse...

Há muita gente que diz que 'segue' determinados blogs. Eu visito-os! E diz a boa educação que como visitas devemos respeitar quem nos recebe...
Este blog sabe receber MUITO bem e eu vou ter o prazer de continuar a visitá-lo!
Concordo plenamente com o comentário da Sara.

Anónimo disse...

Quem a lê com frequência sabe o que lhe vai na alma.
Nesta hora em que escrevo, Paulo não fica no governo, segundo as notícias.
Mas há poucos minutos atrás ficava.
Fica, não fica, fica, não fica... parece a escolha através do malmequer, bem-me-quer :))

Por causa do país eu queria que ficasse.
Por gostar muito de si, Helena, eu queria que não ficasse.
Não me leve a mal. Aprecio muito o seu modo de estar.

Pedro...
(que raio de coincidência de nome)

Virginia disse...

Concordo com a comentadora Alcipe. Afinal quem abriu o debate sobre o momento político foi a própria DrªHSC. Mesmo que não previsse a demissão de seu filho - o que não é nenhuma vergonha, como alguns leitores aqui parece quererem dizer - estava a abrir uma discussão sobre o governo, do qual o seu filho faz parte. Se não quisesse publicar os comentários de quem emitiu opinião educada ou não, não publicava e ninguém levava a mal. Não percebo porque é preciso virem os seus defensores ( pode descansar, Dra Helena, que são aos milhares) "desancar" em quem não ofendeu ninguém, limitou-se a emitir uma opinião.

Felicidades para o seu Filho, qualquer que seja a sua escolha.

AL disse...

Má escolha seria tirar o ministro da saúde, que está a fazer um excelentíssimo lugar e que seria muito dificil (quase impossivel)substituir.