quarta-feira, 17 de julho de 2013

O pensamento de Lula

"O anterior Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, rejeitou a leitura de que os protestos no Brasil sejam uma rejeição da política e fez a leitura de que se devem ao muito que o país já conseguiu – e os jovens querem, compreensivelmente, mais.
...Aos que se sentem desiludidos com os políticos e não encontram nenhum com que se identifiquem, propôs: “Se não encontras nos outros o político que procuras, poderás encontrá-lo, a ele ou a ela, em ti mesmo.”
Convenhamos que se trata, por um lado, de uma leitura peculiar dos acontecimentos e, por outro, de um conselho que, no mínimo, pode ser perigoso...

HSC


5 comentários:

Carlos Fonseca disse...

O conselho de Lula é um conselho à sua imagem e semelhança: populista!

Há no Brasil quem pense, e é capaz de ser verdade, que ele espera voltar a ser presidente.

Quem sabe? Os povos, ás vezes, parece que enlouquecem.

Dalma disse...

Não é verdade que o Brasil tinha menos pobreza quando ele saiu do que quando ele chegou? Pelo que li e só por isso, alguns milhões de brasileiros saíram da pobreza durante o seu mandato, embora não saiba precisar já quantos! Mas pensando que o Brasil deve rondar os 260 milhões de almas, esses, podem ser ainda muito poucos!

Anónimo disse...

Bom dia
Eis o que tiro da mensagem de Lula: O mundo pode dormir tranquilo, as ruas do Brasil protestam por causa do excesso de prosperidade que se faz sentir,a pobreza não é tão pobre assim,eles querem é mais,eles são felizes,só que não sabem.
Lula dispensa o estudo aprofundado,melhor ainda,ele auto dispensa-se de pensar.
Só cá para nós Sr Lula que ninguém nos ouve,leia o blog da Dra Helena,vá onde diz "DSK e a sua circunstância",já agora leia tmb alguns comentários,ainda melhor,veja a entrevista que ele deu.Tenho a certeza que o que tirará disto tudo é:
1-Dsk não é brilhante só tá fingindo.2-Ele faz o que faz, não porque a carne é fraca,elas é que se ajoelham,então teem que rezar.
Concluindo:a mãezinha do Sr podia ter sofrido mais um pouquinho e em vez de ter nascido o Sr ter nascido um cavalo de pau.
Ao longo da minha vida sempre me questionei:porque será que Deus a certos animais racionais se esqueceu de lhes colocar as patas dianteiras no chão.
Cumprimentos
Fátima Duarte

rmg disse...


Cara Dalma

Não sei se o Brasil tem menos pobreza mas tem decerto uma pobreza diferente .
Essas pessoas eram pobres porque não tinham dinheiro e agora são pobres porque estão endividadas até à raíz dos cabelos , é "filme" que conhecemos .

Acontece que o Brasil , o ano passado , cresceu 0.9% , muito longe portanto dos 8% e 10% de há uns anos atrás (números do Governo local).
Razões apontadas pelo mesmo Governo local : "crise mundial" , "exportações dependentes de matérias-primas que não sofrem transformação no país"(e portanto não lhes é acrescentado valor)e , last but not least , "endividamento excessivo das famílias" .

Se a isto juntarmos uma inflação neste momento nos 7% e que nos bens alimentares atinge os 12 % , temos o quadro da insatisfação generalizada .
(No caso do tomate , o que permitiu piadas de gosto duvidoso nos media brasileiros , atingiu 120%).

O que se passa é que aqueles que acabaram de saír da "pobreza" sentem que estão a voltar "para lá".

RuiMG

P.S. - Não falo porque ouvi dizer ou li algures , um dos meus filhos viveu e trabalhou lá durante os últimos 2 anos (repito , viveu e trabalhou , que é diferente de ír lá tirar umas fotos ao Corcovado ou às garotas de Ipanema).

Dalma disse...

Ruimg, estou de acordo consigo e sei que é EXATAMENTE isso pois dá-se o caso de também ter um filho que vai e vem frequente de e para S. Paulo, e que inclusivamente assistiu às últimas de demonstrações. Porém é um facto que alguns milhões saíram da pobreza e que tal como diz não querem para ela voltar!