segunda-feira, 15 de julho de 2013

O dono das praias...

"Durante o dia de hoje, surgiram dois novos casos de alergias nas praias de São João e do CDS", contou à Lusa o comandante da Capitania de Lisboa, Cruz Gomes, acrescentando que um dos jovens afetado tinha "80% do corpo com sintomas de alergia" o que o obrigou a ir ao hospital."
( in Diário de Notícias )
"A Agência Portuguesa do Ambiente desaconselhou este domingo a prática de banhos nas praias de Santo Amaro de Oeiras, Carcavelos, Torre e São João da Caparica durante a próxima segunda-feira, principalmente por parte de crianças e pessoas com mais sensibilidade."
( in Jornal de Notícias )
Ao ler hoje estas duas notícias concluí que:
1. O CDS é dono de três praias,
2. Que essas praias são Santo Amaro, Carcavelos e Torre.
Será que é verdade?! Se é, ando a dormir...
HSC 

13 comentários:

Anónimo disse...

O CDS que não o CDS-PP, estimada Helena.

Trata-se do Clube Desportivo de Surf (CDS).
E não, não são donos de coisa nenhuma.

Na Costa de Caparica, a praia é assim conhecida, pelo facto de ser utilizada por surfistas.
Em Santo Amaro, Torre e Carcavelos, não sei.

Cumprimentos.

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Observador
Obrigada pela explicação. Não há dúvida que a sigla CDS tem extensas aplicações...

Um Jeito Manso disse...

Olá Helena,

Mas uma coisa se pode, de facto, concluir: o CDS anda a causar cá umas alergias...

(E passo por cima da explicação do seu Leitor Observador, porque, para o efeito, prefiro ficar-me pela leitura mais abrangente)

Um abraço, bem humorada Bárbara Helena, e, já agora não se meta na água nestas praias (apesar do seu elevado grau de imunidade... :))

Anónimo disse...

E ando eu há uns dias a tentar entender o porquê da moção de censura dos verdes,tirando a perda de tempo,não me ocorria mais nada,e foi só ler esta noticia,e tudo fez sentido,haja um jn para me iluminar,porque ao colocarem CDS(não foi inocente)induziram as pessoas em erro,e a moção ia ser para o Dr PP,pois sendo as praias do CDS terá sido ele a contaminar as praias(rindo mto)mas rindo ainda mto mais com a explicação do Sr Observador,e se é ainda possível,o meu dia melhorou com a resposta da Dra Helena,pois me fez rir ainda mais,como se ela não soubesse que nada tinha a ver com o CDS PP.
Adoro o sentido de humor desta Sra kkkkkkkkk
Cumprimentos
Fátima Duarte

Isabel Mouzinho disse...

Só uma correcçãozinha em relação ao que diz o "observador".
Não sei se hoje há na zona um Clube Desportivo de Surf (CDS), mas acredito que sim. Porém, não será essa, de certeza, a origem do nome. Quando eu era adolescente, já há uns bons anos, já havia a praia do CDS. E nessa altura posso garantir que não havia ali nenhum clube de surf. Julgo que a praia começou a ser conhecida assim, pelo tipo de frequência mioritariamente "beta".
Chegou mesmo a haver quem pintasse no pontão:"Comunas não! Praia do CDS".
O surf terá surgido muito depois...

Beijinho, Helena!

Anónimo disse...

Esclarecido um possível branqueamento de capitais...Não deixa de ser curioso e já tenho muitos anos, jamais ouvi falar em aguas contaminadas, a este nível, nestas praias. Não resta a dúvida, o nosso País bateu mesmo no fundo!

Anónimo disse...

Meus filhos praticam Surf, entre outros sítios, em Carcavelos (para além do Guincho, Praia Grande, Ericeira, etc).
Essa designação de CDS nunca me a referiram. Curioso.
P.Rufino

Anónimo disse...


Ufa...também me interrogava acerca dessa questão do CDS...que prontamente tem uma explicação.

rmg disse...


Há uma Praia do CDS :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_do_CDS

http://soprodepraia.no.sapo.pt/praias/cds.htm


E há um Centro Internacional de Surf :

http://www.caparicasurf.com/cis.html

http://www.caparicasurf.com/contactos.html

RuiMG

Helena Sacadura Cabral disse...

Meus caros comentadores o que eu já me ri convosco, com os betinhos e com as alergias!
Portugal tem este imenso sentido do humor que troika alguma há-de desfazer.

Cara UJM
O meu amor pele família é grande, mas não a ponto de me auto contaminar! E muito menos os neurónios...

Anónimo disse...

Estimada Helena
Desculpará mas tenho que responder a quem civilizadamente, e só, falou sobre a praia do CDS.
Refiro-me à 'bloguiosta 'Isto e Aquilo'.

De facto, o clude de surf existente no Concelho de Almada, não tem qualquer praia.
Utiliza a do 'CDS' por esta ter condições mais adequadas para a prática do surf. E já agora, do bodyboard.

A praia em questão faz, tão só, parte da enorme frente de praias da Costa de Caparica.

Quando a comentadora 'Isto e Aquilo' refere a origem do nome, terá razão.
A frequência daquele espaço era, realmente, 'específica'.

Só um reparo. Nessa altura já existia um clube de surf. Não foi, contudo, ele o 'padrinho' da praia.

Reitero que esta informação se destina, apenas, à 'Isto e Aquilo' e, naturalmente, a si, estimada Helena. A quem endereço o meu duplo pedido de desculpas. Por ocupar o seu espaço de forma alongada e por ter induzido em erro, ainda que de forma não intencional.

Cumprimentos

João Menéres disse...

Qual a razão do DN e do JN não traduzirem a sigla dessa praia ?
Ou não sabem ( o que não me espanta rigorosamente nada ) ou quiseram contaminar o cérebro de milhões de portugueses que não são da zona ( o que ainda muito menos me surpreende ) !

diogo disse...

ok , demos então a explicação do porquê da praia do CDS . houve em tempos um engraçadinho que escreveu numa pedra duma das prais da costa de caparica a sigla CDS . ficou então conhecida essa praia como praia do CDS , como havia a da BOLA NÍVEA ( porque tinha o tal posto de observação .
não tem nada a ver com clubes de surf nem outras invenções .