domingo, 7 de julho de 2013

A democracia

«Cavaco fez bem em esperar. Não deve seguir o relógio dos partidos nem o dos jornalistas e muito menos o dos mercados. A ideia que os mercados não aceitam uma espera desta natureza é inaceitável. Além de inaceitável, é estúpida e esquece o que aconteceu recentemente na Grécia e em Itália. A imposição de Bruxelas - ou de Berlim - de lideranças tecnocráticas resultou na implosão dos sistemas partidários e na ascensão de movimentos radicais ou inclassificáveis. Qual é a vantagem de ter um Mario Monti se nas eleições seguintes arriscamos um Beppe Grillo?
Em Espanha, o PP e o PSOE estão de rastos nas sondagens. Em França, Marine Le Pen já surgiu em primeiro lugar em alguns estudos. O UKIP assustou o sistema nas locais britânicas. Da Grécia e de Itália nem vale a pena falar. O rasto de destruição da austeridade nas democracias europeias é enorme e promete continuar. Os mercados não se combatem com soluções medrosas nem com soluções impostas de fora. Os mercados combatem-se com soluções sólidas. E só a democracia promove soluções sólidas e sérias.»

Ricardo Costa, no Expresso

HSC

8 comentários:

Virginia disse...


A proposta do PM de sólida nada tem.
Pode-se acreditar nesta solução, mas sabe-se que PC cedeu a uma "chantagem" por razões patrióticas.
PPC aceitou o acordo para não abandonar o país mas acabou por perder a liderança. Para melhor? O futuro o dirá. Oxalá que sim.

Maça de junho disse...

Mas esse é um dos papeis fundamentais do PR. Construir democracia. Ouvir, sondar, procurar estabelecer soluções e pontes entre diferenças de política ou de estratégia. Não é seguir a reboque de interesses instalados, ou de sondagens ou de guerrilhas ou jornalismo caceteiro. E foi o que fez, eu diria mais, é o que tem tentado fazer, sem que lhe seja reconhecido. Viva Portugal e a democracia que temos, pois apesar dos erros que se cometem, são esses erros que permitem seguir em frente com firmeza de carácter. Obrigada Helena

Anónimo disse...

Apenas acrescentaria que tambem deveriam consultar pessoas com ideias diferentes das mercantilistas, como G. Ribeiro Telles por ex, para que haja menos fome em Portuga e isso a curto prazo sem esperas nem demoras.
L.L.

José Sousa e Silva disse...

Bom dia !
Aplaudo, mais um excelente post !!!

Anónimo disse...

''Está tudo bem assim e não podia ser de outra maneira''. Frase de Salazar, ouvida no indicativo do programa de rádio Antena Um 'A Vida dos Sons', aos sábados. Ontem, Passos Coelho também disse ...'' não podia /não pode / ser de outra maneira''. Que a coincidência não passe disso mesmo... coincidência !

zia disse...

Gostei muito de este comentário, cansa os alarmismos ainda por cima quando se sabe que pior só a falência e mesmo esta... veja se a Islândia!!!!
Feliz domingo apesar do muito calor... (rien n'est parfait!)
lb/zia

Anónimo disse...

Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que às vezes fico pensando, se a burrice não será uma ciência. “António Aleixo”

Considero o dr.PP um Homem Inteligente...e teve um belo berço.


Catarina Saint Honoré

Paula Ferrinho disse...

Excelente post... parabéns a Ricardo Costa e também a si que o partilhou...

Beijinhos