segunda-feira, 10 de junho de 2013

Seis?!

Estive a ler a lista dos condecorados neste 10 de Junho pelo Presidente Cavaco Silva. Contei apenas seis mulheres em quarenta e um indigitados o que dá uma imagem demasiado redutora da importância do sexo feminino e do seu papel na sociedade portuguesa.
Será que o Senhor Presidente da Republica não conseguiu arranjar mais sete mulheres dignas dessa distinção para, pelo menos, se aproximar dessa mirabolante percentagem que se atribui às quotas do género feminino na política?
Confesso que me preocupa esta visão tão limitada por parte do mais alto representante da nação e afirmo que ela não só não traduz a realidade, como é injusta para todas as mulheres que, neste momento de crise, são as verdadeiras gestoras dos difíceis orçamentos familiares. 

HSC

19 comentários:

Paula Ferrinho disse...

Verdadeiras gestoras, mesmo!!! Algumas até imensamente sozinhas, sem poderem contar com a cumplicidade/solidariedade de companheiros que disso só têm o nome; outras, com companheiros verdadeiros, amigos, cúmplices e pares de projetos de vida, mas vítimas do desemprego, desalento e fracas perspetivas de futuro! Há GRANDES, IMENSAS mulheres por aí,que "seguram as pontas lá de casa", sim senhora e que seriam digníssimas de muitas condecorações!
Um beijinho, HELENA.

João Menéres disse...

Como posso tomar conhecimento desses 41 ?

Sandra disse...

Infelizmente, acho que a nossa sociedade, embora de forma um pouco camuflada, ainda continua a ser muito desigual também na questão do género. Do PR não me espanta, sinceramente.

Hélia Cruz disse...

Cara Helena,
Alegadamente, o PR de Portugal não é sensível ao papel que a mulher tem desenvolvido, ao longo da História, especialmente no séc.XX. Em pleno séc.XXI a igualdade de oportunidades ainda não é uma realidade, basta olhar para o Parlamento. Para alguns homens a mulher veio ao mundo para servir os seus desígnios. Felizmente existem Homens que valorizam e respeitam as mulheres. Sempre com amizade.

Anónimo disse...

Embora concorde com a HSC,acho que uma grande percentagem das mulheres crescidas, felizmente, nem precisam de medalhas e titulos honrosos para continuarem a funcionar bem.
L.L.

Anónimo disse...

Pois é! Mas a D. Maria não tem esses problemas do orçamento, logo outras "mulheres" também não...e assim não se dá por elas...

Anónimo disse...

São as mulheres, são.
O orçamento familiar é mesmo, julgo a base onde assenta a economia. Não sei, a senhora é que sabe de economia...

E no meio de tantos trabalhos, há mulheres que inventam tempo para artesanatos (ou outros trabalhos extras) que vão vendendo para equilibrar.

As mulheres ...

Obrigada pela sua escrita que me faz pensar. E pensar não é tranquilo. E não está nada na moda.

Às vezes apetece fugir.

E não.

Teresa frzão

Virginia disse...

Realmente...quando se pensa que as mulheres ocupam a maioria de lugares de juizas, advogadas, deputadas, gestoras das ONGs, associações culturais, escritoras, figuras relevantes da nossa sociedade, seis é um número mínimo e vergonhoso. Mas a culpa é nossa, devíamos fazer uma manif só de mulheres!!!:))


O que seria de Portugal sem elas?

Anónimo disse...

Olá Helena

concordo com o que escreveu mas tb
como mulher não gostaria de receber nenhuma medalha ,como muitos medalhados apenas pq desempenhei um cargo para o qual sou paga ,apenas porque cumpri as minhas obrigações o melhor que posso, isso a meu ver não tem mérito ....

Fatyly disse...

Totalmente de acordo e alguma vez o PR teve visão? Que Deus me perdoe...apre!

Anónimo disse...

Tenho 4 em casa "só para mim", cada uma mais bonita que a outra. As filhas, ainda são pequenas para tais reflexões, mas a mãe, sentir-se-á triste por ouvir de si algum raciocinio que invoque as "quotas".
Trata-se do maior atestado de incompetência que passaram às mulheres!
Amo-as muito, e admiro-as imenso, e sei que não precisam de tais expedientes!

Cumprimentos
PR

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro João Menéres
A lista vem no link abaixo. Faça copy+paste e vê todos.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=657681&tm=4&layout=121&visual=49

Helena Sacadura Cabral disse...

PR
Também a mim me perturba muito essa das quotas. Por mim dispenso a discriminação negativa!

Helena Sacadura Cabral disse...

LL
Uma coisa é não precisarmos de medalhas ou não as aceitarmos. Outra, bem diferente, é não sermos indigitadas!

Teresa Peralta disse...


O numero é mesmo reduzido. Cada um vive com as suas realidades, sempre, à sua medida.... O que eles não sabem, é que o papel da mulher, mesmo colocado na clandestinidade, sempre foi, e, será, o maior de todos....
Outro abraço

Anónimo disse...

D. Helena,
Concordo com o que escreveu e tambem eu não concordo com as quotas.Mas um presidente, homem, que na campanha eleitoral diz que a mulher ganha pouco e "coitada" depende dele, mostra o que este homem, presidente, pensa do papel de todas as mulheres.
Filomena Lopes

Anónimo disse...

É uma das virtudes que aprecio nas mulheres, acrescentaria, inteligentes: acutilância.
Mensagem recebida.
PR (Paulo R.)

João Menéres disse...

Agradeço o link e já tomei conhecimento.
Muito obrigado, HSC.

Anónimo disse...

Manda-me esta sua amiga e admiradora, a 'velha senhora', que lhe envie um sonetilho seu e lhe diga que ele é contra Cavaco Silva, pessoa que detesta, e não contra o Presidente da República, que muito respeita. Diz-me ainda a doutora, esta minha velha amiga, que deixa inteiramente ao seu alto critério a (in)oportunidade ou (in)conveniência da publicação da versalhice;

a querida bem notou
que este dito presidente
nem sequer pra nós falou,
pra qualquer mulher presente.

só pra machos discursou,
'portugueses', pois nem sente
portuguesas como eu sou
serem mais que a macha gente.

que visão, helena, tem
este triste cavaquinho
do país ou do que for?

no palhácio de belém,
aposto, nem alvarinho
lhe alivia o estertor.