quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mia Couto

Acabei de ouvir a entrevista feita por Mario Crespo a Mia Couto. Foi um momento de paz e de encanto, longe, muito longe, desta apoplexia política que se apoderou, creio que para sempre, dos nossos ecrãs.
O prémio Camões falou dos seus pais, de Moçambique e de África sem a mais pequena ponta de ira no seu olhar. Para quem, como eu, conhece Moçambique, as suas palavras comoveram-me. Sobretudo, quando ele referiu o "silêncio", único a meu ver, que caracteriza aquela terra e as suas gentes. Silêncio que não precisa de ser preenchido, que é natural, que se aceita e se deseja, ao contrário do que acontece noutras terras.
Falou ainda da ruralidade que acabou por vencer as cidades, ao invés daquilo que costuma ocorrer e desejar-se, e que constitui uma marca daquele país.
O prémio, esse, foi dedicado a seu Pai e partilhado com os irmãos moçambicanos que constituem a sua permanente fonte de inspiração.
Num tempo em que quase todos nós estamos suspensos da saúde de Mandela, o homem que nunca soube o que era o ódio, ouvir Mia Couto e olhar o azul dos seus olhos constitui um verdadeiro colírio para a alma!

HSC

6 comentários:

Um Jeito Manso disse...

Ora bolas... E eu que gosto tanto dele... que pena, não vi. Tem uma voz suave, uma tranquilidade espantosa, não é? Que pena mesmo não ter visto.

E que precisados andamos de um pouco de paz... Devíamos ter uma pessoa a falar assim ou a dizer poesia todos os dias em todos os canais de televisão.


PS: Não tinha visto o seu texto dos enxovalhos aqui, pelo que comentei lá no Delito. Discordei de si mas não vou repetir-me aqui (mas foi uma discordanciazita ligeira...)

Um bom dia de Sto António, Bárbara Helena!

zia disse...

Mia Couto e Mandela conseguiram e conseguem dar voz a quem foi tão desprezado, Africa tem tido grandes homens de grande nobreza!
É bom sentir que consegue olhar para além da crise que nos limita.
Há que fazer um esforço para que a austeridade não nos aprisione :)!
Um grande abraço,
lb/zia

Isabel Seixas disse...

"o azul dos seus olhos constitui um verdadeiro colírio para a alma!"
In HSC

Como concordo.
Abraço

Paula Ferrinho disse...

É mesmo, também acho... ele transpira tranquilidade, serenidade e doçura e acho que essas "armas", a par da segurança e determinação, são as únicas que ainda não nos afastarão do melhor que a nossa natureza humana tem...
P.S. Vou tentar ver no Youtube... ver televisão já é tão raro lá em casa... ao menos que se veja algo de jeito..
P.S.2. Ah, e já agora... é um homem lindíssimo!!!!

Beijinhos, Helena!

Anónimo disse...

A Helena deve ter estado em África de férias... Mandela esteve envolvido em actos de terrorismo no início da sua vida e que custaram a vida de algumas pessoas.

Não digo com isto que o caminho que mais tarde escolheu, através do pacifismo e de uma atitude mais serena deva ser menosprezado, pelo contrário... mas o ódio um dia esteve presente, mas como homem sábio que é soube ir mais além.

Anónimo disse...

Pode ver em sicnoticias.sapo.pt/programas/jornaldas9/

Maria