quarta-feira, 19 de junho de 2013

"Ich bin Berliner"


"Ich bin Berliner", ou seja "eu sou um berlinense", foi há 50 anos, a célebre frase dita por Kennedy na porta de Brandeburgo.
Esta tarde, o novo presidente dos EUA repete a proeza - não sei se dirá a mesma frase ou outra parecida -, apelando para que a Rússia aceite a redução de um terço dos arsenais nucleares dos dois países. 
Obama espera, com esta proposta, voltar a conseguir um novo momento histórico para um presidente norte-americano na capital alemã. Com efeito, a sua intervenção ocorre no 50º aniversário do célebre discurso do presidente John F. Kennedy em Berlim como protesto contra a criação do Muro pelo regime comunista da Alemanha de Leste.
Na conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel esclareceu que a sua pretensão "é terminar a guerra e substituir o presidente [sírio] Bashar al-Assad por um líder político que possa voltar a unir o país, que se encontra fracturado", pelo que considera as notícias de que os EUA se preparam para entrar em guerra com Damasco , “algo exageradas”.
Mas, uma vez que Vladimir Putin não aceita a ideia da saída do presidente Assad, porque "acredita que quem substituir Assad será pior que o próprio Assad", vamos ver qual a verdade das intenções de Obama...

 HSC

4 comentários:

Dalma disse...

Pelos vistos querem, ou parecem querer abrir nova "caixa de Pandora"!

Anónimo disse...

Ich bin ein Berliner = eu sou uma Berliner ("bola de berlim")

Ich bin Berliner = eu sou Berlinense

Ich komme aus Berlin = eu venho de Berlim

Ich bin von Berlin = eu sou de Berlim

A gramática alemã tem muito que se lhe diga.

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Anónimo/a
Como vê aceito bem as correcções, que muito agradeço. Bem gostava de saber falar alemão, mas... não sei!
Muito obrigada pois pela sua atenção. Já corrigi.

Anónimo disse...

O que o Presidente Kennedy disse estava correcto uma vez que não era na verdade um cidadão de Berlim.

http://urbanlegends.about.com/cs/historical/a/jfk_berliner.htm