sexta-feira, 14 de junho de 2013

Eles e isto

Nós somos um pais com especificidades muito próprias e curiosas. Se não, vejamos um exemplo surpreendente não da luta de classes, mas da sua aproximação.
Como todos já devem ter reparado, duas palavras entraram no léxico quotidiano dos tutólogos nacionais e tornaram-se o dueto chave para explicar todos os males do país. Com efeito, seja na tasquinha entre cervejolas e pipis, seja nos cafés dos intelectuais, com expresso ristretto e a revista Monocle na mão, as expressões são as mesmas.
"Eles" são os políticos - governantes ou não - e "isto" é o país. Por uma qualquer razão, para mim pouco clara, povo e elites usam as mesmas expressões, em plano de perfeita igualdade, para se referirem à mesma realidade. Qual a razão não a sei, como diria Bernardino. Mas de facto elas operaram o milagre de irmanarem os estratos sociais mais distintos.

HSC

2 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais! :))

Isabel BP

Anónimo disse...

Os sotaques regionais que usamos, de uma forma geral, tb abrangem classes sociais diversas. Felizmente, pelo menos, podemos singrar sem termos de mudar de sotaque.
L.L.