quinta-feira, 18 de abril de 2013

Uma outra forma de ser

Quanto mais penso, mais me dou conta de quanto o mundo mudou. Tirando regiões específicas onde a inflexibilidade política ou religiosa espartilha qualquer mudança, a verdade é que no resto do universo as duas últimas décadas alteraram de maneira muito significativa a forma como as pessoas vivem. E, para o bem ou para o mal,  as novas tecnologias tiveram nessa alteração um relevante papel.
Com efeito, a sua capacidade de transmissão, a sua rapidez, o manancial de informação que puseram à nossa disposição é algo que deslumbra e assusta. Hoje assisti a uma intervenção cirúrgica feita à distância de milhares de quilómetros e à defesa de uma tese em moldes idênticos.
Se é verdade que existem sites que ensinam a construir bombas e portanto a matar, também é verdade que existem outros que ajudam a salvar. Quando penso no que foram os partos que tive com dor e vejo agora as epidurais, tenho a consciência do caminho percorrido.
As novas tecnologias permitiram-nos uma outra forma de ser e de viver. Uns escolheram os caminhos do mal. Outros foram conduzidos pelas rotas do bem. Afinal, a escolha é sempre nossa!

HSC 

3 comentários:

Anónimo disse...

Por mim ainda podem mudar mais!
Adorava, a titulo de exemplo, que os tratamentos em oncologia fossem menos brutamontes, que as brocas dos dentista fossem diferentes. que a gasolina desaparecesse e tivessemos uma alternativa limpa e barata, que a escolaridade fosse mais interessante, eficiente e humanas etc etc etc

CF disse...

Cara Helena, tudo tem um lado lunar. A evolução da tecnologia dá-nos alguma grandeza. Essa grandeza acarta poder, e a utilização está sujeita, sempre, à natureza humana. Nem toda está apta para isso. Uma consequência nefasta, dentro da evolução. Um beijinho para si.

x disse...

Gostei muito do seu blog. E sim o mundo mudou, para o bem e para o mal. Muita coisa evoluiu e muitas outras retrocederam. Gostei e vou marcar lugar
Bjs
Vivi
http://esquecimedeviver.blogspot.pt/