sábado, 6 de abril de 2013

Então, em que ficamos?

Ontem ri-me com António José Seguro que, no Algarve,  entrevistado, dizia mais ou menos assim:

1. Depois do buraco criado pelas decisões do Tribunal Constitucional " governo    deve demitir-se.
2. Após eleições estou pronto para governar.
3. Quem criou esta situação que a resolva. 

Então em que é que ficamos, António José Seguro? Se o governo cai quem herda o buraco é o novo que o recebe. Se é aquele que tem de resolver o problema, então não pode sair.
Devo estar a ficar menor mental, porque, não me considerando burra. não compreendo nem o que dizem os que nos têm governado nem aqueles que se preparam para nos governar... 

HSC

24 comentários:

Paulo Abreu e Lima disse...

Apesar de tudo, compreendo bem melhor as más decisões deste governo do que as intenções do Tribunal Constitucional, perdão, da oposição.

Anónimo disse...

Se um dia o Tó Zé Seguro chega a "Primeiro", é caso para dizer que fica o triunvirato completo - Sócrates/Passos/Tó Zé.

A verdade é que os três têm um curriculum similar - carreira partidária apenas porque carreira profissional faz mal à saúde, para além de se terem licenciado tardiamente e com cursos meio manhosos e à pressão.

Talvez não devesse ser só Relvas a ficar sem o curso, deve haver mais por aí!

Isabel BP

Anónimo disse...

Considero que qq cargo de relevo tem responsabilidade, ainda mais quando os cargos são governativos. Mesmo demitidos a herança, muito embora tenha que ser gerida pelos sucessores, deve ser cobrada até à última gota, aos antecessores. Demitem-se e fica-se só no blá, blá... não!!! Muita coisa tem de mudar qto a responsabilidades. Ng está acima da lei?? Parece que não é bem assim.
Aida**

Anónimo disse...

Estimado Paulo Abreu Lima,
Podemos, em privado, como por exemplo neste Blogue, suscitar dúvidas sobre as decisões, de ontem, do TC. Em público, como fez a porta-voz do PSD (Teresa Leal Coelho, ao que julgo saber mulher do Chefe de Gabinete do PM Passos Coelho), é, no mínimo, lamentável a todos os títulos, já que, afinal de contas, falava em nome do principal Partido desta coligação governamental – agora tão fragilizada (aliás, já o estava, após uma anterior decisão daquele mesmo Tribunal, embora com outros juízes, depois de terem sido encontradas outras inconstitucionalidades, ao OE para 2012!).
Agora, ligar os juízes do TC à Oposição, não me parece correcto, se me permite, com a estima que sempre me mereceu e merece. As declarações do TC sobre as pressões políticas vindas, designadamente – e lamentavelmente – de quem nos governa, esclarecem a posição daquele Orgão de Soberania, sem margem para dúvidas.
Os juízes do TC, apesar de nomeados e escolhidos politicamente – o que a meu ver deveria ser alterado (e aqui estou de acordo com Freitas do Amaral sobre esta questão relevante), no momento em que iniciam as suas funções passam a ser imparciais nas suas decisões – as quais devemos respeitar, a começar, acima de tudo, pelo Governo e os Partidos que o compõe, o que não sucedeu, veja-se a posição, sobretudo, do PSD.
Estou, por outro lado, igualmente de acordo com as dúvidas de carácter constitucional que, quer S.Exa PR e S.Exa o Provedor de Justiça, levantaram sobre a “Contribuição Extraordinária de Solidariedade”, que deveria configurar um “confisco”. Vamos, todavia, como disse S.Exa o Provedor de Justiça, aguardar e poder ler as fundamentações de tal e outras decisões.
Seja como for, meu Caro Paulo Abreu Lima, por muito que respeite a sua simpatia e o seu apoio a este (na minha humilíssima opinião, lamentável e inanarrável) Governo, não me parece que se deva criticar o Tribunal Constitucional e muito menos liga-lo à Oposição, como em tempos fez um “determinado PM, mais tarde PR” (recorda-se das “forças de bloqueio”, no caso, à época, do Procurador-Geral da República, Cunha Rodrigues ?).
Quem está em cheque, nesta situação gravíssima – política, económica e social - é o Governo por não ter tido o cuidado de elaborar um OE que incluíu normas inconstitucionais, como, aliás, volto a sublinhar, já tinha sucedido, anteriormente. É pois a este Governo que devem ser assacadas as responsabilidades deste fracasso político, deste buraco de mais de 1.300 milhões de Euros e de forma nenhuma ao TC. Sejamos justos.
Enfim, aguardemos pelo resultado desta reunião Ministerial de hoje e, havendo bom senso (não sei se alguma vez houve), mandaria a (Honra e) boa postura política que alguém se decidisse a sair, pelo seu próprio pé, deste Governo, logo á noite.
Abraço, acredite-me, de sincera cordialidade,
P.Rufino

patricio branco disse...

estão boas essas do a j seguro, revelam inteligencia, maturidade e capacidade politica, preocupação pelos buracos e como devem ser tapados, confiança nos resultados de futuras eleições, certeiro na atribuição de responsabilidades, a primazia da lógica no que diz,etc.
sócrates irá completar estas estratégias do ps nos seus comentários.
entretanto, quem sabe se relvas não vai tambem ser convidado para comentador semanal dentro de 6 meses, está na lógica da rtp.

mas tudo isto me assusta, o ponto a que chegámos....

Anónimo disse...

Pois no que me respeita e porque descontei 44 anos e tenho uma reforma que foi cortada em quase 9%, porque trabalhei numa empresa pública até aos 60 anos! Que me dizem das reformas aos 40 anos e pensões chorudas? Era necessário muita gente que agora fala ter atravessado o deserto como eu e muitos mais que andamos a pagar não sei para quê nem para quem (ou talvez imagine). Estes subsídios foram-nos roubados, porque faziam parte integrante dos ordenados acordados e aprovados pelos governos. Contudo, Cara Dra. Helena Sacadura Cabral estou de acordo com o que expõe no seu "post"! Obrigada. Es.

Anónimo disse...

Curioso tive a mesma reacção ao ouvir as declarações de Seguro.

Só não me ri ...

N371111

Dalma disse...

Foi uma saída verdadeiramente patética!
Como é que alguém assim pode ser o sucessor?

Maria disse...

Dra. Helena
Estamos metidos num grande sarilho. Ouvi o que disse Seguro e tb pensei que não estava de posse das minhas faculdades mentais. Sinto muito que os actuais governantes,tivessem feito um OE desconhecendo a constituiçao ou confiando que nenhuma daquelas normas seria considerada inconstitucional. Agora, passam a bola ao PR. Espero bem que aguentem o barco e pensem melhor no que fazem, pq alternativa, na altura deste campeonato seria bem pior para todos nós. Agora, não terem previsto este cenário diz muito sobre eles.
Bfs
Carmen

Anita disse...

Bela oposição... Parece que anda tudo dopado... Estamos entregues aos bichos!

João Menéres disse...

Será na boina ( CHAPÉUS e BARRETES´HÁ MUITOS ! )que o Tó Zé tem as soluções que ~ignora ?

Cumprimentos, HSC.

Fatyly disse...

Eleições para quê? Para este To Zé Seguro ficar com uma maioria relativa teria de coligar com quem? Este quer transformar Portugal numa Itália?

Mal por mal que continuem os mesmos, mudem alguns pedras do xadrez e que se deixem de jogos de bastidores que já sufocam para além dos nos sufocarem com impostos e taxas para tudo.Há tanto onde cortar...pois carregam sempre nos mesmos.

Odeio a política!

Anónimo disse...

Perdeu-se no meio do seu raciocínio, fruto de um discurso pouco substancioso de boas e frutuosas ideias...

Anónimo disse...

E não é que a boina lhe fica mesmo bem!...

Paulo Abreu e Lima disse...

Estimadíssimo P.Rufino, Biscaia é linda... :)

Tivemos desde sempre, neste espaço patrocinado pela Dra. Helena Sacadura Cabral, a oportunidade de discutir ideias, convicções e gostos, entre os dois, com o maior respeito e cordialidade, porquanto nem precisaria de os mencionar de tão óbvio, entre pessoas civilizadas e respeitadoras e, quiçá, com muitos interesses em comum.

De igual forma, devemos respeitar um Acórdão sem que com ele concordemos. É o meu caso e de muita gente. Já reparou que dos 9 artigos questionáveis, os quatro sentenciados inconstitucionais só abarcam a Despesa? Tudo o que abrange o aumento de Receita (impostos), inclusive como refere o CES, foi considerado constitucional. Ou seja, a regra base do Memorando que prevê 2/3 no corte de Despesa e 1/3 no aumento de Receita é inexequível, ou seja, inconstitucional. A culpa é do Governo, do Memorando, ou de quem realmente se opõe, o TC? Mais. Se fosse assim tão notoriamente inconstitucional e o Governo legislasse a Lei Orçamental com o intuito de afrontar o TC, este não demoraria mais de três patéticos meses a produzir semelhante Acórdão. Mais ainda. Se este não fosse "político", substituindo verdadeiramente toda a oposição, não haveria tanta consideração puramente política nas declarações de voto dos juízes, muitos deles com aspirações executivas, ensaiando conjecturas de como deveria ser feito! Li o Acórdão e, mesmo respeitando, não concordo, não foi feita Justiça! Q.E.D.
Cumprimentos afectuosos,
Paulo

Anónimo disse...

Ainda não percebi esta mania de chamar as pessoas por nomes que tendem a subestima-las ... "To ze seguro" ..."Paulinho das feiras"... são disso exemplo. Manias que derivam quase sempre da zona dos cotovelos ...

Anónimo disse...

Rendimentos do trabalho são isso mesmo. E valem o mesmo no setor publico como no privado. e Não venham com tretas de segurança no setor publico porque isso não existe. Há funcionários públicos contratados a tempo certo, por termo indeterminado, em aquisição de serviços e uma data de situações tal e qual como nos privados. O funcionário de nomeação definitiva NAO EXISTE. essa situação foi convertida em contrato por tempo indeterminado. Vão à lei e vejam o que significa. Posto isto, não justifica a mania de dizerem que por isso os funcionários é que devem ficar sem subsídios. Não cola e já chateia, E ADSE, querem descontar também 1,5% para a ter (e não usar como eu) e depois vão fazer uma operação a um joelho e pagam no mínimo 600 euros... e no publico quanto pagam? Pois 1,5% por mês dá para fazer um seguro.

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Anónimo das 17:21
Ai! desta salvou-se. Pegou no Tó Zé mas bolou com o Paulinho das Feiras! Boa!
Por mim são tratamentos que expressam mais afecto que desafecto. Mas admito que tenha razão, Já corrigi para lhe dar gosto!

Anónimo disse...

Cumprimentos amigos ao Paulo Abreu Lima, comentador e "Bloguer" que muito aprecio.
P.Rufino

Madalena Amaral disse...

Também ouvi a mesma parvoíce do senhor (In)Seguro! Até custa a crer!
Muito me admira as diversas televisões não fazerem comentários até à exaustão sobre o que disse o pretendente a candidato a PM.Que Deus nos livre e guarde!...

Teresa Peralta disse...


Ahahah!.. Está, mesmo, muito baralhado!..
Ainda não consegue articular bem as ideias. ;)
Espero que, ao sair dessa enorme confusão, o desfecho não se resuma à invenção de fantasiosas realidades, idênticas às do seu predecessor...

Boa noite com um abraço

Anónimo disse...

Olá,
é estranho ver uma pessoa informada falar assim ...
não sou economista e muito menos politóloga, mas a meu ver,
1º, não foi o TC de criou o buraco, este já existe nas n/ contas públicas há alguns anos, estava era escondido, tanto quanto sei ...
2º, claro que está ávido por governar, afinal, é para isso que se candidatam a dirigentes partidários ou não? Além disso, deve temer que antes da data prevista para novas eleições o seu lugar seja ocupado por outro e, por isso, deixa de poder ocupar a cadeira de PM.

Pronto, mas isto acho eu que sou do povo ...

3º, e voltando ao 1º ponto, tanto quanto me lembro, porque o sinto bem na pele e na carteira, foram os governos anteriores que o criaram PS e PSD), mas a "honra" de o cavarem bem fundo (apesar dos sucessivos sinais de alarme de Manuela Ferreira Leite e Cavaco Silva, entre outros) e de o esconderem coube ao último governo PS, por conseguinte, era capaz de dar jeito que em vez de complicarem por complicar e em vez de falarem mal por falar, dessem uma mãozinha ao governo e principalmente a nós portugueses, para juntos sairmos deste lamaçal de areias movediças ...
Sei lá, mas esta é uma ideia de alguém que tem de trabalhar muito para SOBREVIVER (e feliz por ter trabalho e patrão que paga) e não vê luz alguma ao fundo do túnel!

Agora, quanto ao longo discurso sobre a imparcialidade do TC ... "bah" é só o que me ocorre ... não que eu ache que devem ser os funcionários públicos a pagar esta crise, obviamente esta ideia nem tem sentido, mas, vá lá, há muito que nós, os do privado por assim dizer, pagamos quase exclusivamente esta e outras crises e todos os luxos que por aí andam e imparcialidade nunca houve, por isso agora é que se lembram da imparcialidade ?!?

Olha, ataquem os ordenados e os privilégios chorudos e injustificáveis de gestores públicos ou até dos deputados e presidentes de grupos parlamentares na assembleia; filtrem as empresas municipais e todas as outras de cariz semi público (quantos cargos ocupa muitas vezes o mesmo funcionário e por isso vê o seu vencimento duplicado quando não triplicado por algo que poderia fazer muito bem num só deles?!?)Bem, esta a fazer o da Segurança Social e o da Saúde, estão a filtrar, ainda há muito por fazer, mas já muito se fez neste dois últimos anos!

Maria disse...

Minha querida Drª Helena,
Na "mouche"!....
Um abraço
Maria (a sua seguidora intermitente)

Anónimo disse...

Bom amigos não havia necessidade do José seguro estar tao seguro ao declarar que está pronto para governar porque isto está um pincel não sei quem tem a( tinta lata) e com duas ou três de mao consiga tapar os erros do passado.enfim faz bem o coelho como tem as orelhas grandes nem se dá ao trabalho de escutar ou levanta-las para ouvir o seguro dizer e repetir que tem medidas de alternativa mas não diz nada fala..fala...fala-mas não diz nada ..ora porra