quarta-feira, 20 de março de 2013

Eça III


Portugal e a crise
“Que fazer? Que esperar? Portugal tem atravessado crises igualmente más: - mas nelas nunca nos faltaram nem homens de valor e carácter, nem dinheiro ou crédito. Hoje crédito não temos, dinheiro também não - pelo menos o Estado não tem: - e
homens não os há, ou os raros que há são postos na sombra pela política. De sorte que esta crise me parece a pior - e sem cura.”
Eça de Queirós, in “Correspondência” (1891)

3 comentários:

Naná disse...

A história repete-se... é cíclica, infelizmente!

E o Eça sempre foi um homem carregado de razão, daí ser intemporal!

carolina disse...

A brincar com as palavras e com as ideias:
Dizemos nossos governantes, nossos ministros, nosso governo, o pronome possessivo está a mais, o país é nosso é a nossa pátria, os governantes, são os piores de nós. Sinto, como quase toda a gente a desesperança e o desalento de um futuro diferente do que perspectivei. Não partilho, no entanto desse baixar de braços, em que se acha que ou são estes ou é ainda pior, eu acredito piamente, que estes são mesmos os piores de nós. Tenho orgulho (nestes dias um pouco nebuloso) do povo que somos e recuso-me a acreditar que não somos melhor que isto (ministros e demais bando).

A tragédia do desemprego atinge 1.000.000 de portugueses, jovens a quem lhes recusam o direito ao trabalho após a promessa de "estuda e tira um curso é o mais seguro" , sei que traí os meus filhos e é isso o que mais fere o meu ser...mas quem vive o desemprego sabe que está numa situação limite, desesperada e desumana, mas e, quem trabalha? ganha para se sustentar? quem trabalha não pode ser pobre. Quem trabalho fá-lo por uma questão de honra e dignidade e o trabalho, o valor do trabalho tem de cumprir essa função, alimentar, vestir, pagar a habitação e educação, as minhas doze horas de trabalho não estão a cumprir essa função não será também uma tragédia?

Estou em choque com a situação do Chipre, alguem acredita que isto não poderá passar-se aqui? e, mesmo acreditando, que gente somos que ficamos em silêncio quando acontece aos outros? Quem troca a Liberdade pela Segurança não merece nem uma nem outra.

Maria disse...

Eu também penso como o Eça! Não queria pensar e gostaria de ter esperança! Mas não consigo...
É tudo mau demais, muito mau!
Maria