sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Acordo, mas...


Os líderes europeus chegaram finalmente a um acordo sobre o orçamento comunitário para os próximos sete anos, ou seja para o período de 2014/2020, com um corte de 95 mil milhões de euros relativamente à proposta original de Bruxelas.
Porém de acordo com as declarações do nosso PM, Portugal contará com mais 300 milhões de euros relativamente ao documento inicial, que o governo já considerava uma boa base de negociação. Assim, o nosso país apesar da "significativa redução" do orçamento global, obteve no conjunto da política da coesão e da política agrícola comum um valor de 27,8 mil milhões de euros.
Os valores acordados mas ainda não divulgados, reflectem cortes em relação ao orçamento anterior. A proposta em discussão fixa o nível dos compromissos – as promessas juridicamente vinculativas de investimentos por via das políticas comuns – em 960 mil milhões de euros para o conjunto dos sete anos, e os pagamentos – as despesas efectivas a realizar em cada ano – em 908 mil milhões.
Aguardemos o que se irá passar em Espanha e em Itália, países cuja instabilidade política poderá vir a afectar seriamente o parco equilibrio alcançado.

HSC

5 comentários:

José María Souza Costa disse...

Admirável, Helena Sacadura
Cabral.
O que é, que vós chama de instabilidade politica, em Espanha, e, Itália ? É o desemprego, mesmo ? Ou, é a exposição de corrupção, do genro do Rei, na Espanha ? Essa patota politica, são todos iguais, só mudam o idioma, no fim do ato, quem sofre as consequências, é a patuléia. Aqui no Brasil, o Orçamento da União, também ainda não foi aprovado, é um assunto que arrasta-se, pelo Congresso Nacional.
Mas, gostaria de lembrar-lhe que: Aqui no Brasil, estamos no período do Carnaval. Muitas plumas, sambas, paetês, enfim, um país em festas.
Saúde, Paz, e, felicidades sempre.

zia disse...

E em Portugal o que se irá passar nestes 6 anos! E de que forma irão ser aplicados os €s que venhamos a beneficiar?
Beijinhos e feliz fim de semana,
lb/zia

rmg disse...


Muito em especial a Espanha .
É assustador o que vários amigos que lá vivem e trabalham vão contando (e eu nem sou muito assustadiço nestas coisas ...).
E ainda por cima representa o que representa para nós em termos de exportações , que é o lado para onde ainda vamos dormindo razoávelmente .

RuiMG

P.S. - A Itália é um problema mas , apesar de tudo , um pouco diferente ,
Como digo há muitos anos e meio a brincar , por força das frequentes mudanças de Governo da sua História acabam por ser os Directores-Gerais dos Ministérios a ír segurando o barco ...

patricio branco disse...

passos coelho baralha nos com a matematica dele, segundo ele todos diminuiram menos portugal que subiu...

Anónimo disse...

Ando numa fase em que para viver com o mínimo de sanidade mental passei a ligar também aos pormenores... e vejam lá que mais do que os milhões e os cortes, despertou-me logo a atenção que os portugueses podem ser pobrezinhos mas andam com os dentes mais cuidados :))

Isabel BP