sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Não há coincidências, disse ela

Faço já aqui uma prévia declaração de interesses: o Banco de Portugal foi, depois da Universidade onde estudei, a minha grande escola. Profissional e de vida. 
Tenho um enorme orgulho dos 18 anos que lá trabalhei e de ter servido pessoas como Jacinto Nunes e Silva Lopes. Tudo quanto possa dizer do muito que lhes devo, é pouco face ao que deles recebi. Costa Leal tem, também, lugar cativo na minha memória, pela forma como sempre me tratou 
Infelizmente não trabalhei para Carlos Costa, o actual Governador, e tenho pena. Já o disse mais de uma vez. Admiro-o muito.
Feito este intróito dei-me conta de algo curioso. É que todos os nomes de que hoje falamos - bem ou mal -, passaram por lá. Com efeito, Cavaco Silva, Ernâni Lopes, Manuela Ferreira Leite, Vitor Constâncio, Vitor Bento, Oliveira e Costa, Catroga, para só citar alguns, todos tiveram assentos no Banco Central.
Porque será que de uns temos boa impressão e de outros não? Porque é que uns são dados às boas práticas e outros nem tanto?
Será que, como diz a Margarida Rebelo Pinto, "não há coincidências"? A resposta só pode ser uma e é igualmente dela: "sei lá"!

HSC

8 comentários:

Alcipe disse...

E a Teodora Cardoso? Não gosta dela?

(simples curiosidade)

Helena Sacadura Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Sacadura Cabral disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Helena Sacadura Cabral disse...

Ai! Alcipe que pergunta embaraçosa. Mas não fujo a ela.
A Teodora é, sem dúvida, uma profissional de mão cheia e muito competente. Entrou a seguir a mim no BdP. Mas fez uma carreira que, apesar de brilhante, me causa algumas perplexidade.
Eu sou, confesso, um pouco estatista. E não aprecio volteios entre o banco central e a banca privada...

Alcipe disse...

Entendo. Quem conhece a Teodora é o meu irmão. Por isso perguntei.

Anónimo disse...

Helena,
Respondeu total e inteligentemente a um comentário que fiz noutra matéria.
Esperava esta resposta sua e devo dizer uma vez mais gostei, gostei muito.
Um grande abraço,
JMCorreia

Anónimo disse...

"Não há coincidências" e o "Sei lá", não os li. Será que as suas teorias se aplicam, com intenção, aqueles nomes famosos? (...)

Anónimo disse...

BdP de Coimbra :-) Lindíssimo tal e qual a fotografia