segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Uma certa América...

"....A América é um mundo à parte, ou melhor, são muitos mundos à parte, alguns que rejeitamos profundamente, outros que muito nos seduzem. A América que persiste na pena de morte é a mesma América que elegeu um presidente negro, num país onde, até há escassas décadas, a segregação racial era lei. E, por muito que a América nos faça partilhar os custos de alguns dos erros estratégicos que pratica pelo mundo, essa é a mesma América que, nas praias da Normandia, morreu pela liberdade da Europa - a qual, claro, era também do seu interesse..."


Este excerto foi retirado de um post que o nosso Embaixador em França colocou no seu blogue duas-ou-tres-blogspot.com sobre a trágica matança que se viveu na América.
Por ironia, Newtown, a cidadezinha desta tragédia, foi aquela em que Elia Kazan viveu e filmou o poderoso Os Visitantes e que, como lembra Ferreira Fernandes, não ficará conhecida por alguém com dramas de consciência, como o protagonizado por James Woods naquela película, mas, sim, por mais um imbecil de gatilho fácil.
Também nós, recentemente, na Europa, tivemos um caso de características semelhantes. Mas nos Estados Unidos este tipo de tragédias acontece com demasiada frequência.
Apesar disso o texto que reproduzimos acima, parece-me exemplar na forma como a Europa deve olhar aquele país que, pese embora todos os aspectos negativos que este caso exemplifica, ainda continua a ser o garante de uma certa forma de segurança do Velho Continente.

HSC

5 comentários:

Fatyly disse...

Sem sombras de dúvidas...mas casos como este ocorrem por muitos países...e só digo malditas armas em mãos de tresloucados que matam o que de melhor existe em todos: AS CRIANÇAS!

O meu silêncio respeitador para pais, amigos e familiares!

Anónimo disse...

Cara Dra. Helena
Como eu gostava de a ver (ouvir) abordar uma questão que em momentos como este se me levanta (desculpe o português): - Deus existe, certo ? mas só pode estar muito distraído para deixar que coisas destas aconteçam, não acha ?
Um beijo grande
Rosa Maria de Sousa

Maria disse...

Obrigada pela poesia. Daqui, tb. formulo votos para que tenha um santo Natal e um 2013 auspicioso e que continue a brindar-me com a sua companhia.
Cptos
Carmen

Maria disse...

Neste país, em que um fumador é olhado como criminoso, a permissão abusiva da compra de armas só pode levar à repetição deste horror. Para eles, fumar é horrivel, mas condenar à pena de morte ( em alguns estados ) e adquirir armas facilmente, nem tanto. Com pouca noticia animadora, e minha mente de macaco, tenho de me policiar para nâo dar em doida.

Abraço
Carmen

Anónimo disse...

E veja-se a proporção do aumento da compra de armas nessa
nação...impressionante, a loucura de tantos seres humanos q na ansia de se protegerem apenas geram desgraças. Apetece perguntar... mas as crianças Senhor?. Obrigada pela poesia. Calou fundo.Santo Natal!