sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O precipício fiscal...


O "Fiscal Cliff" tem vindo a pôr a América à beira de uma crise de nervos. Com efeito, se até 31 de Dezembro não houver acordo orçamental, entram automaticamente em vigor aumentos de impostos generalizados e cortes na despesa equivalentes a uma redução de cerca de 5% do PIB dos EUA.
A América parece, assim, encontrar-se dividida em duas correntes de pensamento. De um lado, os democratas – de que a Europa também tem os seus representantes –, que julgam que o país está cheio de multimilionários que vivem à grande e, do outro, os republicanos, para  os quais qualquer aumento de impostos é inaceitável e para quem à excepção da Defesa, toda a despesa pode ser cortada.
Mas se é verdade que a Administração Obama tem aumentado muito a dívida pública, não é menos verdade que os multimilionários que existem não chegam para suprir o deficit federal e que os 5% que mais rendimento têm já pagam sobre ele cerca de 85% de imposto federal. 
Assim há que encontrar um acordo, mesmo que parcelar. Todavia se tal for o caso, ele não será mais do que o protelar de um problema e, quem sabe, o desencadear de acontecimentos bastante desagradáveis. 

HSC

3 comentários:

Anónimo disse...

os usa têm grandes e muito graves problemas internos, os quais vão ter de ser solucionados mais cedo ou mais tarde e... a nós aqui com tantos e tão pouco preocupados...
beijinhos,
lb/zia

Raúl Mesquita disse...

Cara Helena:

"É tarde, Inês é morta, Senhor!" Ocorreu-me dizer isto de rompante porque é realmente tarde e eu poderia dizer uma ou outra coisa menos acertada, menos pensada. Mas, mal escrevi, reparei que as palavras adaptavam-se exactamente ao que eu queria dizer.

Um beijinho,

Raúl

Anónimo disse...

Pois é! é o eterno problema, aqui e lá. Cada um puxa a braza à sua sardinha, e os outros que se lixem..., quemm vier atraz, que feche a porta...