terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bitaites

Começo por fazer, já, declaração de interesses. Eu dou bitaites, claro está. De vez em quando. Mas não tive cargos políticos, nem vivi da vida partidária. Ou seja não comi à mesa do governo. Nem deste, nem dos outros. Pago os meus impostos, vivo do trabalho, sou uma criatura séria. Logo, sendo portuguesa, cumpro o meu mister de opinar. Nem sempre acerto, mas o Dr. Gaspar também não. Ele é ministro e eu não.
O que me faz confusão são os bitaites daqueles quem têm obrigação de falar pouco. Ou porque antes falaram de menos, ou porque antes já fizeram o que agora criticam, ou porque, agora, não se dão conta de que a idade conta.
O mais trágico da velhice é não termos consciência dela...

HSC

13 comentários:

Anónimo disse...

engraçado o seu comentário sobre a velhice! é mesmo isso!
agora que estou reformada e com 65 anos finalmente sinto como é optima esta fase final da vida, consegue-se fazer o que gostamos, os filhos estão a seguir o seu caminho, temos os netos que são a continuação de nós pais... é muito bom mesmo, mas tendo sempre presente que a carcaça onde habitamos vai enferrujando assim como as capacidades intelectuais, as noitadas já têm um preço como muita outra coisa... mas, por enquando ainda podemos ser e falar livremente... (hoje deu-me para escrever... coisas)
um abraço grande,
lb/zia

Isabel Mouzinho disse...

Para bom entendedor...
A mim, o que se me oferece dizer é que alguém devia repetir a esse senhor, em quem estamos a pensar, aquela famosa frase que o Rei Juan Carlos disse um dia a Chavez: "Por qué no te callas?"
Ai, ai, ai...
Beijinho
Isabel Mouzinho

Um Jeito Manso disse...

Helena,

Este seu comentário não é nenhuma indirecta para o ser que habita Belém, pois não...?

É que lhe encaixa muito bem. Esse misterioso ser já fez o que agora critica, nunca foi de falar muito, quando fala só diz coisas estranhas, etc.

(Agora dava-me mesmo jeito colocar aqui um smile a piscar o olho...)

Um abraço, Helena (e o que eu já me ri com o comentário que lá me deixou...)

Paulo Abreu e Lima disse...

Helena,

Só por isso é que tenho algumas reservas quanto à sua ideia de um "Conselho de Velhos". É que, sem vãs filosofias, há velhos e velhos; há sábios conscientes e prudentes e velhas raposas cujo ego persiste na política da terra queimada. Precisamos de experiências actualizadas que perpectuem futuro; dispensamos tremendismos emediatos que antecipem o apocalípse. Mas acima de tudo, estamos carentes de serenidade, apaziguamento e discernimento. Há velhos e velhos.

António Pedro Pereira disse...

Vale a pena ouvir este jornalista, cada vez mais.
Ouçam o que diz sobre este assunto.
E não só.
Ouçam o que diz sobre as nossas obrigações do serviço da dívida para 2014, 2015 e 2016.
Quando vejo as pessoas a degladiarem-se gratuita e permanentemente, os políticos e os respectivos apoiantes, penso se não vivemos tempos de grande insensatez.
http://sicnoticias.sapo.pt/opiniao/2012/12/04/tudo-o-que-nao-se-deve-fazer-e-tomar-as-pessoas-por-tolas-diz-jose-gomes-ferreira-sobre-vitor-gaspar

Unknown disse...

Bitaites....
Adoro os seus e já agora a sua gargalhada também.
Um abraço.

Anónimo disse...

Penso que sei de quem fala e também me pergunto muitas vezes, o porquê dos bitaites desse senhor que só servem para incendiar os animos, não nos levam a lado nenhum e só demonstram falta de sensatez!
FL

Amarilia disse...

Muito bem Drªo velhinho nunca mais se cala....e fez tanta asneira
Mas será que alguém dá importancia a um velhinho comilão dos nossos impostos....

Blondewithaphd disse...

Com perdão pelo abuso de linguagem:
Grande Helena!!

Sexinho disse...

É o que mais peço aos meus; que me ajudem e me ponham no meu lugar quando e se eu já não tiver o discernimento para o fazer.

Anónimo disse...

Olá
Gostei dos bitaites :-)
E quando damos bitaites, certos de que nos colocaram ao corrente de toda a informação, e depois da exposição pública, o principal informador completa a história com a parte que faltava e nós ficamos assim pró estúpidos a pensar "e esta hem?" Que bonito seria se eu me tivesse calado!
Adoro quando isso me acontece, o meu nariz ate se enrola sobre si próprio!!
Beijos
Cláudia

Ana Neto disse...

Dra. Helena
Gosto do seu tipo de humor, e dos seus bitaites.
Neste caso, como em muitos outros, a idade evidencia as vertentes negativas das pessoas, e é de facto pena que os próprios, neste caso uma pessoa pública, percam também a capacidade de auto análise antes de dizerem disparates.
Cumprimentos de simpatia da sua fã
Ana Neto

Rita disse...

Drª Helena,

Eu pelo contrário penso que o trágico da velhice não é não termos consciência dela... mas a inconsciência do ponto a que estamos gágás; e o triste da velhice é termos "amigos" que nos dão palmadinhas nas costas e assinam por baixo do que dizemos sem nos alertarem para o facto.