domingo, 5 de agosto de 2012

Saída da casca...


Bom, afinal nas minhas férias também tenho visitado os amigos virtuais. Havia prometido que viria aqui apenas quando o coração pedisse, mas estes post´s estão a tornar-se um diário partilhado das minhas voltas por Lisboa . 
Ontem jantei à beira mar, numa varanda sobre o Tejo e com a praia aos meus pés, na deliciosa companhia da Isabel Galriça, a quem devo a descoberta e que começo a considerar uma especialista dos "petits coins" da capital e arredores. Óptima noite de conversa.
Estive este dois últimos anos demasiado virada para o trabalho e, de repente, dou-me conta de que foram surgindo locais muito aprazíveis para quem decida fazer férias cá dentro, como é o meu caso. Não são caros e tornam a capital uma cidade mais viva.
Hoje foi a vez de outra grande amiga, a Maria Nobre Franco. Podemos estar meses sem nos vermos, porque quando nos reencontramos isso não tem a mínima importância. Cada uma faz um compacto do tempo que perdeu e a conversa rola como se nos tivéssemos despedido na véspera. Foi e será sempre assim.
Bafejadas por uma noite esplêndida acabámos a passear no Terreiro do Paço, como se ainda estivéssemos nos velhos tempos da Faculdade. Falámos de tudo e de nada, rimos e sobretudo desfrutámos da companhia uma da outra.
Pode parecer-vos uma tolice, mas estas férias sem destino, partilhadas com aqueles de quem gosto, têm sido um espécie de bálsamo para a alma. E, pasme-se, fizeram-me sair da casca.
Na próxima semana será, finalmente, a vez da família. Sobretudo, do filho. Mas também do irmão e dos sobrinhos. Para eles vão ficar os próximos dez dias e o adeus a Lisboa.
Pode-se ser feliz com muito pouco, desde que se dê e se receba muito carinho. Felizmente descobri isso há já muito tempo!

HSC

16 comentários:

sandrine disse...

Adoro gente feliz... Desfrute da companhia nestes próximos 10 dias, alias, desfrute sempre da boa companhia e sair da casca de quando em vez sabe muito bem!

" a experiência pessoal é o cumulo mais vicioso e limitado" e " a experiência ensina que quando uma pessoa tem idade suficiente para saber tudo, já não se sabe nada" Oscar Wilde

Beijo grande

Anónimo disse...

no meio da minha permanente solidão, passei e cá a encontrei,que maravilhosa forma de dar vida...
obrigada grande Senhora! que o pequenino transforma em enorme!
todo o carinho,
lb

Anónimo disse...

Que bom que as suas férias lhe estão a fazer bem!

Unknown disse...

Adoreieste post e revejo-me aqui perfeitamente!

Fatyly disse...

Pode-se ser feliz com muito pouco, desde que se dê e se receba muito carinho. Felizmente descobri isso há já muito tempo!
................

Tal e qual e continuação de boas férias!

Um beijo

Anónimo disse...

Querida Helena, desejo-lhe umas boas férias, umas boas saídas e que venha renovada. Aproveite os filhos e os netos. Aproveite o sol. Aproveite o silêncio depois do barulho. Aproveite o descanso. Divirta-se. Ria e sorria e já agora, mande notícias ;)

Um beijinho e um abraço :)

J

Lara disse...

Devo confessar que hoje acordei com os pés de fora.
E em dias como o de hoje costumo obrigar-me a mim mesmma vir aqui para levantar a moral e consegui como sempre. Obrigada por isso Helena.
É tão bom sairmos da casca de vez em quando para sairmos da rotina.
Boas Férias

Tété disse...

Que vá sempre encontrando a paz e felicidade que lhe enchem a alma. Continuação de boas férias e boa viagem para junto da família.
Vai até à Ilha do Armando Moreira do blogue "O Profeta"?, que dela acabou de dizer:

"Corri em passos até ao fim da ilha
Subi um monte para aprisionar com o olhar o horizonte
Senti o imenso aroma das felizes conteiras
E rasguei à alma todas as minhas fronteiras".
Grande beijinho e bom descanso.

Maria Eduardo disse...

As amizades do coração são assim, estão sempre presentes, mesmo que ausentes!
"Pode-se ser feliz com muito pouco", pois a família e os amigos preenchem tudo o que falta para que a felicidade seja plena. Dar e receber a dobrar é mesmo um "bálsamo para a alma"!
Continuação de umas boas férias rodeada do carinho de todos.
maria eduardo

Anónimo disse...

Passei por aqui e, mais uma vez, gostei muito daquilo que li...

A capacidade de dar e receber desenvolve a gratidão que é a mais bela das qualidades vividas e que só se torna, verdadeiramente, possível quando se consegue abraçar a vida com Paixão...

Boas Férias!!

Um grande Abraço para uma grande Senhora
Teresa Peralta

mina jesus disse...

Todos os dias a visito, o seu blog, claro!
Adoro o que escreve e lava-me a alma.
Obrigada por ser quem é!
Boas férias com a família.
Mina

Silenciosamente ouvindo... disse...

E eu gosto muito de ler as suas
narrativas sobres estes seus últimos
dias. Sabe eu também tenho uma
amiga há 43/44 anos...estamos
imenso tempo sem conversar ou
nos vermos, e quando isso acontece
é como se tivessemos conversado
na véspera.
Tudo de bom para si.
Um beijinho
Irene Alves

Isabel Mouzinho disse...

Boas férias! Beijinho

Soledade Silva disse...

Como me faz sentir bem visitar este Blog!Bem haja Dra Helena!Boas férias!

Leituras & Aventuras disse...

"Sair da casca" é sempre bom. Moderada ou exageradamente, em função das circunstâncias. Viver e sentir a liberdade de ser e de fazer é a essência de quem é responsável e assume as suas escolhas. Sempre a considerei "saída na casca", razão pela qual a sua força me inspira!
Bem-haja e aproveite bem os dias em família.
Até depois.
Paula Costa

Hélia Cruz disse...

Fico feliz quando sinto que as pessoas são felizes e sabem aproveitar um bom almoço, lanche ou jantar em amena cavaqueira, pondo a conversa em dia.

A idade, embora sejamos sempre jovens, faz-nos naturalmente passar o tempo com quem realmente gostamos e com quem verdadeiramente gosta de nós.

É um luxo estarmos rodeados por amigos e família que exige a nossa presença.Eu tenho tido essa felicidade. Quanto à HSC não tenho qualquer dúvida que apenas lhe falte tempo para as muitas pessoas que gostam de si.
Desejo-lhe umas boas férias.