sábado, 17 de março de 2012

A traição do mestre

"Começo a ter, em relação a Clint Eastwood, aquilo a que talvez se possa chamar sentimentos contraditórios. Mixed feelings. Admirador rendido desde que pela primeira vez vi Bird - ainda assim, não o seu primeiro grande filme -, gostaria de ter podido imitá-lo em tudo: no talento, na espessura intelectual, nos conhecimentos de jazz, no jeito para o golfe, no ar durão, na beleza, no metro e noventa e cinco (será um metro e noventa e cinco?)
Oxalá pudesse dizer que falhei apenas naquilo que a natureza me negou à partida: a beleza e a altura. Infelizmente, e mesmo que me esforçasse muito, Clint continuaria muito melhor do que eu em tudo, até porque continua muito melhor em tudo do que quase todos, incluindo a maior parte dos seus pares.
Entretanto, porém, passaram os tempos de Imperdoável, de Mystic River, de Million Dollar Baby-Sonhos Traídos. Chegou o tempo de J. Edgar, um biópico batido, aborrecido e trapalhão. Chegou o tempo, antes disso, de Depois da Vida, uma inesperada chachada new age, que parece denunciar um homem pouco confortável perante a proximidade da morte. E chegou agora - acabo de lê-lo - o momento de um reality show para a NBC. Sim: um reality show sobre Clint Eastwood. Em que Clint Eastwood participa ele próprio. Com a sua própria família. Na sua própria casa.
Pois, tenha o projeto o fito que tiver, considero-o uma traição. Considero-o uma traição e quero deixá-lo aqui bem expresso. E agora, mestre Clint, como é que eu critico aqui os esforços da SIC para encontrar um reality show concorrente para Casa dos Segredos, se até os meus monstros sagrados decidiram pactuar com o género que destruiu a televisão tradicional?"

Este texto é de Joel Neto. Tenho muita pena que não seja meu. Porque diz tudo o que eu gostaria de ter dito. A velhice é algo que não podemos impedir. Mas, os que estão connosco e nos amam, deveriam conseguir convencer-nos a não a mostrar no seu pior ângulo.
Para os fãs incondicionais, como eu, de Clint Eastwood, esta notícia é um luto antecipado!

HSC

6 comentários:

Ältere Leute disse...

Inacreditável !
Sempre os pés de barro !

Dulce disse...

Esta também eu não esperava... uma pena que Clint Eastwood se tenha rendido a este tipo de programas...

Porém, quanto aos últimos filmes, não partilho da mesma opinião... Gostei de «Depois da Vida», embora o tema seja fora daquilo a que estamos habituados, a verdade é que pareceu-me bem abordado... Gostei ainda mais de «Gran Torino» e embora tenha achado «J.Edgar» um bocado enfadonho, não deixa de ser um bom filme, com excelentes representações de Di Caprio e Armie Hammer...

Oxalá isto dos reality shows lhe passe e regresse ao bom cinema!

Helena Sacadura Cabral disse...

Cara Dulce
Grã Torino é um grande filme.
Os outros dois é que ficam distantes do que estamos habituados.
E um show familiar? Proibam-no, por favor. Para o lembrarmos sempre no seu melhor, como merece!

Isabel Seixas disse...

Só me conformo se Ele precisar de dinheiro ou de alimentar uma causa justa será?!!!

Blondewithaphd disse...

Até engoli em seco...!

patricio branco disse...

gostei de j edgar, um filme bem feito e curioso na alternancia entre passado recordado e contado e presente. curioso o hoover espiando os outros e evitando ser espiado na sua sexualidade reprimida ou indefinida. Tambem nas suas mentiras megalónomas.
Tambem gostei do afterlife, acho que era assim que se chamava. Não creio que tentasse provar que os espiritos dos mortos por aqui andam e podem ser contactados, vi nele antes um filme doce e poético, longe da violencia doutros filmes dele.
não sou fan incondicional do ce mas penso que ainda vai fazendo filmes com ambição e variados nos seus temas, coisa que não acontece com almodovar ou allen, que já me cansam